segunda-feira, 17 de agosto de 2020

 

E.E. MARIA CINTRA NUNES ROCHA - DONA BRANCA

 PROFESSOR(A): Dayane Terra Vieira Gomes                 DISCIPLINA: QUÍMICA

 PERÍODO DE APLICAÇÃO DE :  17  / 08  / 2020   A  21 / 08 / 2020     SÉRIE/TURMA:   3ª/A

DESCRIÇÃO DE HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NESTE ROTEIRO: Reconhecer os processos de transformação do petróleo, carvão e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo.

COMO O ALUNO DEVE REALIZAR A ATIVIDADE: 

1-         O aluno deverá assistir a aula do CMSP que será transmitida HOJE às 17:45h.

2- Após, leia e responda atentamente todas as questões do formulário

https://forms.gle/3v4doasKAjD1bHD97

                                            Combustíveis Fósseis – Parte II

termo “fóssil” significa é dado aos restos ou vestígios de plantas ou animais que se encontram nas camadas terrestres anteriores ao atual período geológico. 

Os combustíveis fósseis originaram-se exatamente por meio da decomposição lenta dos seres vivos animais e vegetais ao longo de milhares ou milhões de anos. Esses restos de matéria orgânica foram sendo soterrados nas camadas mais profundas da crosta terrestre, preservando o oxigênio, e ocorreu a sua decomposição por serem submetidos à ação de bactérias, pressão e calor.

Temos três tipos de combustíveis fósseis, que são:

1-      O petróleo, conforme foi estudado na semana passada, é um líquido escuro composto por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, além de pequenas quantidades de compostos orgânicos que contêm enxofre, nitrogênio e oxigênio.

Ele é o combustível fóssil mais utilizado atualmente pois, nas refinarias, ele passa por um processo em que são obtidos os seus derivados, tais como a gasolina — que detém entre todos a maior importância econômica —, o óleo diesel, o querosene e o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

 

2-       Gás Natural: é uma mistura de gases aprisionadas em bolsões nos subsolos de algumas regiões, geralmente, sendo encontrado associado ao petróleo, evidenciando a origem comum de ambos, a partir de restos antigos de organismos marinhos. Embora a sua composição seja bastante variável, de acordo com a sua localização, o constituinte majoritário é sempre o metano (CH4). Ele é usado como combustível, matéria-prima na síntese de compostos orgânicos e na fabricação de plásticos. O governo também tem incentivado o uso do gás natural em indústrias para a geração de calor, tendo em vista que ele é menos poluente que os derivados do petróleo.

A principal limitação do uso do gás natural combustível é em relação ao seu transporte e estocagem, que exigem atualmente gasodutos imensos que podem causar grande impacto ambiental.

3-      Carvão mineral ou naturalO carvão é resultado da decomposição apenas de matéria orgânica de origem vegetal, e não animal, constituído de uma mistura de substâncias complexas ricas em carbono.

Existem quatro tipos de carvões minerais, mas o que apresenta maior importância comercial é a hulha (com 80% de carbono, isto é, com grande nível de pureza e consequentemente de energia).

Quando a hulha sofre destilação seca, processo feito na ausência de ar a 1100°C, origina três frações que contêm compostos usados para os mais diversos fins.

Essas frações são: os gases usados como combustíveis e na iluminação de ruas. a fase líquida constituída pelo o alcatrão de hulha, que é a maior fonte natural de compostos aromáticos usados para produção de plásticos, tintas, produtos de limpeza e medicamentos e pela as águas amoniacais que são usadas em fertilizantes.

E pela fase sólida sendo usada nas indústrias siderúrgicas na produção de aço.

O carvão mineral produz grandes quantidades de energia por unidade de peso, além de poder ser encontrado em quase todas as regiões do planeta.  Porém, este apresenta diversas desvantagens, sendo considerado o combustível fóssil mais poluente do mundo, contribuindo para a poluição atmosférica, além de não ser uma fonte de energia não renovável, isto é, suas reservas podem se esgotar ao longo do tempo;

Os combustíveis fósseis se mostraram muito úteis na geração de energia para o desenvolvimento de nossa sociedade. Porém, as suas utilizações em larga escala possuem alguns pontos negativos. Veja alguns:

·         Poluição - Visto que todos os combustíveis fósseis são originados da decomposição de matéria orgânica, todos eles possuem em sua constituição quantidades variáveis de substâncias que contêm enxofre, o que gera grande poluição para o meio ambiente, como a chuva ácida. A queima desses combustíveis e de seus derivados, principalmente do diesel e da gasolina, libera ainda outros gases poluentes, tais como o dióxido de carbono (CO2), que é considerado por muitos como o principal causador do aquecimento global, o monóxido de carbono (CO), que é tóxico e venenoso e material particulado, como a fuligem (C).

·         Impactos ao meio ambiente - O gás natural é o que emite menos poluentes, porém, o seu transporte e estocagem exigem gasodutos imensos, que podem causar impactos ao meio ambiente.

·         Fontes não- renováveis - Outro ponto ruim desses combustíveis é que eles não são renováveis, portanto, suas reservas se esgotarão em algum momento, mudando drasticamente a sociedade que conhecemos. É por isso que é tão urgente a busca de novas fontes de energia, que sejam renováveis e que não agridam o meio ambiente.

    Qualquer dúvida estarei à disposição de vocês!! Boa aula 😘😘😘





Nenhum comentário:

Postar um comentário