sábado, 21 de março de 2020

ATIVIDADE: ARTES 8º ANO A e B; e 9º ANO A Prof Juliana


ARTES 8º ANO A e B; e  9º ANO A

Pauta: Som, música e propriedades do som (ou parâmetros sonoros).
Instruções: Leia o texto e assista aos vídeos sugeridos para desenvolver a atividade proposta, que deverá ser feita no caderno, contendo a CÓPIA DO TEXTO, CÓPIA DO ENUNCIADO DA ATIVIDADE PROPOSTA E SEU DESENVOLVIMENTO.



O SOM 

O som é um fenômeno acústico. Sons são ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por um meio (gasoso, sólido ou líquido), por meio de propagação de frequências regulares ou não, que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros.
Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é semelhante às ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena pedra.
Representações de ondas sonoras.

Cada instrumento possui uma característica diferente, por isso são tocados de formas diferentes. Os instrumentos podem ser dedilhados, percutidos, sacudidos, soprados.ou produzidos por interferência eletrônica.


A MÚSICA

A música é um dos principais e mais antigos elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como consequência da observação dos sons da natureza. Em 2009, arqueólogos descobriram em uma caverna na Alemanha, um artefato pré-histórico que eles consideraram como o mais antigo instrumento musical artesanal já feito: uma flauta de osso de pássaro.
Flauta pré-histórica

 Os pesquisadores acreditam que o objeto, datado de 35 mil anos atrás, fortalece a hipótese de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa. 
A palavra música é de origem grega - vem de musiké téchne, a arte das musas - e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo. Assim, é uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som, tais como duração, altura, intensidade e timbre, que podem ocorrer em diferentes ritmos, melodias ou harmonias.

 
Detalhe de uma ânfora (vaso da Grécia Antiga)

.           A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais, entre eles, a música sacra ou religiosa, a erudita ou clássica, a popular e a tradicional ou folclórica. Cada um dos gêneros musicais possuem uma série de subgêneros e estilos.
Detalhe de um violino, instrumento de corda.

Detalhe de um equipamento de Dj, instrumento eletrônico.




PROPRIEDADES DO SOM (OU PARÂMETROS SONOROS)
As quatro propriedades do som, também conhecidas por parâmetros sonoros, são:
  • Altura
  • Duração
  • Intensidade
  • Timbre
Altura
A altura diz respeito a graves e agudos. O baixo é grave (“grosso”), o alto é agudo (“fino”). As alturas são representadas pelas notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si

Duração
A duração retrata quanto tempo a emissão dos sons demora a ser realizada. Assim, um som pode ser curto ou longo.

Intensidade
A intensidade se refere à amplitude da vibração da onda e pode ser entendido como o volume deste som. Se a onda for mais ampla, o som será mais alto.

Timbre
timbre é a característica dos sons que nos permite diferenciar uma nota musical emitida por um piano de um violino, por exemplo. O timbre é o formato da onda sonora, cada instrumento musical apresenta um modo de vibração próprio, que resulta na produção de um som característico.
O timbre também garante que a voz humana seja diferente em cada indivíduo, permitindo ativar dispositivos por meio de comandos de voz, por exemplo.
Para ampliar conceitos

Assista:

 "A História da música", disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=1D1-REmjgZ4I. 

“Evolution of Music - Pentatonix”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lExW80sXsHs.

Escute:


Leia:

“Mapa Mental: o que é? Como fazer? Aprenda agora!”, disponível em:




ATIVIDADE

Após ler o texto e assistir aos vídeos sugeridos, crie um mapa mental sobre as propriedades do som. Observe alguns exemplos de mapas mentais para ajudar na atividade:


Exemplo 1




Exemplo 2






Exemplo 3




Exemplo 4




Exemplo 5




Agora é a sua vez, use a criatividade e bom trabalho!



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