ARTES 8º ANO A e B; e 9º ANO A
Pauta:
Som, música e propriedades do som (ou
parâmetros sonoros).
Instruções: Leia
o texto e assista aos vídeos sugeridos para desenvolver a atividade proposta,
que deverá ser feita no caderno, contendo a CÓPIA DO TEXTO, CÓPIA DO ENUNCIADO
DA ATIVIDADE PROPOSTA E SEU DESENVOLVIMENTO.
O SOM
O som é um fenômeno acústico. Sons
são ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por um
meio (gasoso, sólido ou líquido), por meio de propagação de frequências
regulares ou não, que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos
nossos cérebros.
Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos
ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se
deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa
propagação é semelhante às ondulações que se formam na água de um lago quando
jogamos uma pequena pedra.
Representações de ondas sonoras.
Cada instrumento possui uma característica diferente, por isso são
tocados de formas diferentes. Os instrumentos podem ser dedilhados, percutidos,
sacudidos, soprados.ou produzidos por interferência eletrônica.
A MÚSICA
A música é um
dos principais e mais antigos elementos da nossa cultura. Há indícios de que
desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como consequência da
observação dos sons da natureza. Em 2009, arqueólogos
descobriram em uma caverna na Alemanha, um artefato pré-histórico que eles
consideraram como o mais antigo instrumento musical artesanal já feito: uma
flauta de osso de pássaro.
Flauta pré-histórica
Os pesquisadores acreditam que o objeto, datado de
35 mil anos atrás, fortalece a hipótese de que as primeiras populações humanas
da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.
A palavra música é de origem grega - vem de musiké téchne, a arte das musas - e se
constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos
períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo. Assim, é uma
combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição. Isso inclui
variações nas características do som, tais como duração, altura, intensidade e
timbre, que podem ocorrer em diferentes ritmos, melodias ou harmonias.
Detalhe de uma ânfora (vaso da Grécia Antiga)
. A música evoluiu através dos séculos,
resultando numa grande variedade de gêneros musicais, entre eles, a música
sacra ou religiosa, a erudita ou clássica, a popular e a tradicional ou
folclórica. Cada um dos gêneros musicais possuem uma série de subgêneros e
estilos.
Detalhe de um violino, instrumento de corda.
Detalhe de um equipamento de Dj, instrumento eletrônico.
PROPRIEDADES DO SOM (OU PARÂMETROS SONOROS)
As quatro propriedades do som, também
conhecidas por parâmetros sonoros, são:
- Altura
- Duração
- Intensidade
- Timbre
Altura
A
altura diz respeito a graves e agudos. O baixo é grave (“grosso”), o alto é
agudo (“fino”). As alturas são representadas pelas notas: dó, ré, mi, fá, sol,
lá e si.
Duração
A duração retrata quanto tempo a emissão dos sons demora a
ser realizada. Assim, um som pode ser curto ou longo.
Intensidade
A intensidade se refere à amplitude
da vibração da onda e pode ser entendido como o volume deste som. Se a onda for
mais ampla, o som será mais alto.
Timbre
O timbre é
a característica dos sons que nos permite diferenciar uma nota musical emitida
por um piano de um violino, por exemplo. O timbre é o formato da onda
sonora, cada instrumento musical apresenta um modo de vibração próprio, que
resulta na produção de um som característico.
O timbre também garante que a voz humana seja
diferente em cada indivíduo, permitindo ativar dispositivos por meio de
comandos de voz, por exemplo.
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Para
ampliar conceitos
Assista:
"A História
da música", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1D1-REmjgZ4I.
Escute:
Música feita na flauta pré-histórica: https://hypescience.com/wp-content/uploads/2009/06/flauta-prehistorica.mp3
Leia:
“Mapa Mental: o que é? Como fazer? Aprenda agora!”, disponível em:
ATIVIDADE
Após ler o texto e assistir aos vídeos sugeridos, crie um
mapa mental sobre as propriedades do som. Observe alguns exemplos de mapas
mentais para ajudar na atividade:
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo 4
Exemplo 5
Agora é a sua vez, use a criatividade e bom trabalho!
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