EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ANO
ESCOLA
MARIA CINTRA NUNES ROCHA
PROF.ª
CIDINHA GOMES
Prezados alunos,
Espero que todos vocês estejam bem e acima de tudo se cuidando e
prevenindo-se contra o novo coronavírus da melhor forma: FICANDO EM
CASA!
Peço
que não deixem de fazer a pesquisa que eu havia passado em sala de aula.
E
agora, vocês vão aprender sobre as práticas corporais de aventura na natureza
(os alunos que me conhecem um pouquinho a mais, sabem o quanto gosto deste
tema, hehe).
Façam em folha separada, ok? E depois quando a gente se
encontrar eu pego com vocês, mas já façam e coloquem a data, pois pode ser que
eu peça antes (virtualmente), combinado?
ATIVIDADE 1 – O QUE EU SEI SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS DE
AVENTURA NA NATUREZA.
1a Parte:
Para começar, que tal conversarmos um pouco sobre as
práticas corporais de aventura na
natureza? Vamos lá!
– Você conhece alguma prática corporal de aventura na
natureza? Qual?
– Já teve a oportunidade de praticar alguma modalidade?
Onde?
– Existem competições dessa modalidade? Como funcionam? O
Brasil é representado nessas
competições?
– Já assistiu algum vídeo na internet sobre essa prática?
2a Parte:
Depois da nossa conversa inicial, vamos conhecer melhor
algumas práticas corporais de aventura na natureza?
Realize uma pesquisa sobre uma prática corporal de aventura
na natureza. Para auxiliá-los, sugerimos um roteiro para a busca de algumas
informações importantes sobre o tema, porém fiquem à vontade para buscar mais
dados além das indicações, caso seja necessário:
– Onde e quando surgiu essa prática?
– Quando e como essa prática chegou ao Brasil?
– Quais são as principais características e objetivos dessa
modalidade?
– Cite quais são os equipamentos e instrumentos específicos
utilizados em sua prática.
– Quais são as regras e como funciona uma competição dessa
modalidade?
Para potencializarmos nossos conhecimentos sobre as práticas
corporais de aventura na
natureza, conheceremos melhor a Corrida de Orientação. Vamos
assistir a alguns vídeos?
– O que é corrida de orientação? 6’29”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=E1F0hYFHhCQ>.
– Mexa-se – Corrida de Orientação. 4’57”. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=05sf9ydlRmQ>.
ATIVIDADE 2 –
LOCALIZANDO-ME NO MUNDO EM QUE VIVO.
1a Parte:
Ao assistir aos vídeos, foi possível perceber que saber se
orientar por meio de mapas, da
bússola e das coordenadas geográficas é fundamental para a
prática e o desenvolvimento da
corrida de orientação. E já que estamos falando nisso, você
se considera uma pessoa bem orientada e localizada nas ações do seu cotidiano? Sair
de casa todos os dias da semana para estudarmos pode até parecer algo simples e
corriqueiro, mas você já parou para pensar no caminho que você percorre para
chegar até a escola?
Reflita e responda às questões abaixo:
– Como você vai para escola? Andando a pé, de bicicleta, de
skate, de carro, de ônibus ou utilizando outro meio de transporte?
– Você vai sozinho ou acompanhado?
– Quanto tempo, em média, demora o seu percurso até a
escola?
– Você conhece bem o caminho? Se for preciso tomar um
atalho, você sabe por onde ir?
– Existem obstáculos no seu caminho? Quais?
– Seria capaz de localizar e indicar alguns pontos de
referência que você passa pelo caminho? Cite alguns.
– Quais são os bairros em que a sua casa e a sua escola
estão localizadas?
– Quais são os pontos de referência mais próximos à sua
escola? Cite alguns.
– Desenhe um esboço de um mapa (ou croqui), explicando para
outra pessoa o percurso que você faz da sua casa até a escola.
2a Parte:
Saber se localizar e se orientar no espaço geográfico são
habilidades indispensáveis para
o nosso cotidiano e nos auxiliam na compreensão do espaço em
que vivemos e nas relações que fazemos com outros lugares, seja indo ao
mercado, até a padaria, conhecendo uma nova cidade ou em um passeio no
shopping.
Existem recursos muito importantes e que nos auxiliam na
localização e orientação, tais
como os que são apresentados nos vídeos a seguir:
– Como funciona o GPS – Fácil compreensão. 10’42”.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=m KuTjkThI>
– As direções cardeais e os instrumentos de localização.
2’57”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AyNXk8OG-7g>
– Cartografia: Como entender os mapas? Mundo Geográfico.
3’08”. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=_P8wM7HwT4w>
Por enquanto é só! Depois darei continuidades na matéria.
Peço que mandem para meu email institucional:
gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br
ou
no grupo do WhatsApp da sala do 9º ano A.
Abraços
(virtual, rs)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário