sexta-feira, 27 de março de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ANO



EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ANO

ESCOLA MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROF.ª CIDINHA GOMES


Prezados alunos,

Espero que todos vocês estejam bem e acima de tudo se cuidando e prevenindo-se contra o  novo coronavírus da melhor forma: FICANDO EM CASA!

Peço que não deixem de fazer a pesquisa que eu havia passado em sala de aula.
E agora, vocês vão aprender sobre as práticas corporais de aventura na natureza (os alunos que me conhecem um pouquinho a mais, sabem o quanto gosto deste tema, hehe). 
Façam em folha separada, ok? E depois quando a gente se encontrar eu pego com vocês, mas já façam e coloquem a data, pois pode ser que eu peça  antes (virtualmente), combinado?


ATIVIDADE 1 – O QUE EU SEI SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA.

1a Parte:
Para começar, que tal conversarmos um pouco sobre as práticas corporais de aventura na
natureza? Vamos lá!
– Você conhece alguma prática corporal de aventura na natureza? Qual?
– Já teve a oportunidade de praticar alguma modalidade? Onde?
– Existem competições dessa modalidade? Como funcionam? O Brasil é representado nessas
competições?
– Já assistiu algum vídeo na internet sobre essa prática?

2a Parte:
Depois da nossa conversa inicial, vamos conhecer melhor algumas práticas corporais de aventura na natureza?
Realize uma pesquisa sobre uma prática corporal de aventura na natureza. Para auxiliá-los, sugerimos um roteiro para a busca de algumas informações importantes sobre o tema, porém fiquem à vontade para buscar mais dados além das indicações, caso seja necessário:
– Onde e quando surgiu essa prática?
– Quando e como essa prática chegou ao Brasil?
– Quais são as principais características e objetivos dessa modalidade?
– Cite quais são os equipamentos e instrumentos específicos utilizados em sua prática.
– Quais são as regras e como funciona uma competição dessa modalidade?

Para potencializarmos nossos conhecimentos sobre as práticas corporais de aventura na
natureza, conheceremos melhor a Corrida de Orientação. Vamos assistir a alguns vídeos?

– O que é corrida de orientação? 6’29”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=E1F0hYFHhCQ>.

– Mexa-se – Corrida de Orientação. 4’57”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=05sf9ydlRmQ>.




ATIVIDADE 2 – LOCALIZANDO-ME NO MUNDO EM QUE VIVO.

1a Parte:

Ao assistir aos vídeos, foi possível perceber que saber se orientar por meio de mapas, da
bússola e das coordenadas geográficas é fundamental para a prática e o desenvolvimento da
corrida de orientação. E já que estamos falando nisso, você se considera uma pessoa bem orientada e localizada nas ações do seu cotidiano? Sair de casa todos os dias da semana para estudarmos pode até parecer algo simples e corriqueiro, mas você já parou para pensar no caminho que você percorre para chegar até a escola?
Reflita e responda às questões abaixo:
– Como você vai para escola? Andando a pé, de bicicleta, de skate, de carro, de ônibus ou utilizando outro meio de transporte?
– Você vai sozinho ou acompanhado?
– Quanto tempo, em média, demora o seu percurso até a escola?
– Você conhece bem o caminho? Se for preciso tomar um atalho, você sabe por onde ir?
– Existem obstáculos no seu caminho? Quais?
– Seria capaz de localizar e indicar alguns pontos de referência que você passa pelo caminho? Cite alguns.
– Quais são os bairros em que a sua casa e a sua escola estão localizadas?
– Quais são os pontos de referência mais próximos à sua escola? Cite alguns.
– Desenhe um esboço de um mapa (ou croqui), explicando para outra pessoa o percurso que você faz da sua casa até a escola.

2a Parte:

Saber se localizar e se orientar no espaço geográfico são habilidades indispensáveis para
o nosso cotidiano e nos auxiliam na compreensão do espaço em que vivemos e nas relações que fazemos com outros lugares, seja indo ao mercado, até a padaria, conhecendo uma nova cidade ou em um passeio no shopping.

Existem recursos muito importantes e que nos auxiliam na localização e orientação, tais
como os que são apresentados nos vídeos a seguir:

– Como funciona o GPS – Fácil compreensão. 10’42”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=m KuTjkThI>

– As direções cardeais e os instrumentos de localização. 2’57”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AyNXk8OG-7g>

– Cartografia: Como entender os mapas? Mundo Geográfico. 3’08”. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=_P8wM7HwT4w>

Por enquanto é só! Depois darei continuidades na matéria.


Peço que mandem para meu email institucional:
gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

ou

no grupo do WhatsApp da sala do 9º ano A.

Abraços (virtual, rs)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário