ATIVIDADES
DOMICILIARES – DISTANCIAMENTO SOCIAL COVID19 – 12/05/2020
CIÊNCIAS – 9º ANO
A ENSINO FUNDAMENTAL
PROFA TÂNIA
Olá queridos alunos, estamos de volta com novas atividades, mas não se
desesperem, vamos fazê-las com tranquilidade e muita atenção.
Espero de coração que vocês estejam bem, saudáveis, felizes e com muita
disposição para aprender, mesmo que seja com aulas à distância.
Vamos ler a letra e ouvir uma linda música?
Acessem: Jota Quest - Dias Melhores
Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos para trás
Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
vivemos esperando
Dias Melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre
Pra sempre
Vivemos esperando dias melhores
Dias de Paz
Dias a Mais
Dias que não deixaremos para trás
Compositor: ROGERIO FLAUSINO
Dias melhores
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos para trás
Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
vivemos esperando
Dias Melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre
Pra sempre
Vivemos esperando dias melhores
Dias de Paz
Dias a Mais
Dias que não deixaremos para trás
Compositor: ROGERIO FLAUSINO
Gostaram?
Não fique esperando nada, lute, busque, corra atrás dos seus sonhos, não
deixe a vida passar sem que você reaja, viva!!!
Para iniciarmos nossas atividades, você deve assistir ao vídeo aula do
CMSP postado na data de 11/05/2020.
Se você já assistiu, ótimo, se não, assista, copie e responda as
atividades no seu caderno de classe.
Conteúdo abordado em 11/05/2020: ÁTOMOS E MOLÉCULAS.
Vocês podem pesquisar mais sobre o tema acessando alguns sites, por
exemplo:
UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e energia
HABILIDADE:
(EF09CI03) Identificar e descrever modelos referentes a estrutura da
matéria, de modo a conhecer a
constituição do átomo e composição de moléculas simples e comparar estes
modelos a outros propostos ao longo da história das descobertas científicas.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Estrutura da matéria
OBJETIVOS DA AULA:
Conhecer a estrutura do átomo.
Identificar moléculas e tipos de átomos.
Queridos alunos, após assistir a aula faça as atividades do CA.
Para ajuda-lo a responder as atividades solicitadas no CA você deverá pesquisar
em livros didáticos ou na internet.
As questões poderão ser respondidas no próprio CA se houver espaço, ou
no caderno de classe.
PÁG 14 e 15 DO CA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – ESTRUTURA DA MATÉRIA
ATIVIDADE 1: CONHECENDO O ÁTOMO
Você sabia que a primeira ideia sobre o átomo foi elaborada por
Demócrito, um filósofo grego? Ele enunciou que a matéria era composta de
“partículas indivisíveis”.
Com o advento da tecnologia e o avanço da ciência, foi descoberto que
existem partículas ainda menores no interior dos átomos, e a ideia de Demócrito
ficou ultrapassada.
Nesta Situação de Aprendizagem, iremos conhecer alguns modelos
científicos que descrevem a estrutura do átomo e suas partículas.
Para iniciar esta atividade, reflita sobre as seguintes questões e compartilhe
com a turma suas conclusões.
Você já viu a representação de um átomo? Como ela era?
O que será que o cientista que elaborou um modelo para o átomo imaginou
quando fez uma representação?
Você já tentou explicar como é o átomo?
Já pensou por que os modelos científicos são limitados?
ATIVIDADE 2: REPRESENTANDO OS MODELOS ATÔMICOS 2
FAÇA NO CADERNO DE CLASSE:
Nesta atividade você será como um cientista moderno e terá que
interpretar os modelos atômicos clássicos e avaliar quais são os pontos fortes
e quais são as limitações de cada modelo. Além disso, irá fazer uma
representação que ilustre as ideias do autor de um dos modelos atômicos.
Os modelos atômicos que vamos estudar são os de Dalton, Thomson,
Rutherford e Rutherford-Bohr.
1 . Faça uma pesquisa sobre o modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr, destacando
os seguintes aspectos:
Qual cientista propôs este modelo?
Em qual época?
Como este modelo explica o átomo?
No que este modelo se difere dos modelos anteriores?
3. A partir da pesquisa, responda, às seguintes questões:
• Qual é o modelo atômico que estamos avaliando?
• O que já conhecíamos sobre o objeto de estudo?
• Quais são as hipóteses do autor sobre o modelo atômico?
• Qual (ais) é (são) o(s) ponto(s) forte(s) do modelo? E quais são as
suas limitações?
• Segundo o modelo, os resultados observacionais estão de acordo ou
contra as hipóteses levantadas? Um novo teste precisaria ser feito?
4. Faça uma representação em seu caderno (um desenho, um modelo
tridimensional, um modelo computacional etc.) dos modelos atômicos estudados.
O que são elétrons, prótons e nêutrons?
Qual é a ordem cronológica dos modelos atômicos apresentados?
Quais são as diferenças entre os modelos atômicos mais conhecidos?
QUESTÕES PARA VOCÊ RESPONDER NO SEU CADERNO DE CLASSE SOBRE A AULA:
Que tipos de átomos foram citados no vídeo?
Faça a representação esquemática
(desenho) desses átomos .
Descreva o que você aprendeu nessa aula.
Bom trabalho.
Bjssss pra todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário