terça-feira, 19 de maio de 2020

BIOLOGIA - 2 A - Profa Tânia


ATIVIDADES DOMICILIARES – DISTANCIAMENTO SOCIAL COVID19 – 19/05/2020

BIOLOGIA – 2 SÉRIE – ENSINO FUNDAMENTAL

PROFA TÂNIA

Olá queridos alunos, na aula do CMS de hoje, 19/05/202, foi uma aula a introdução á Citologia, foi abordada as características das células e sua membrana plasmática.
Para compreender mais sobre a membrana plasmática e assim complementar os estudos, você poderá pesquisar o tema para ajudá-lo nas resoluções das alternativas.
Exemplo de links:




As ATIVIDADES abaixo deverão ser copiadas e respondidas no caderno de classe, se desejar, poderá imprimi-las e colá-las no caderno de classe.

1) Marque a alternativa que completa melhor a frase a seguir:
“A membrana plasmática é constituída por uma bicamada de _________ com moléculas de __________ inseridas”

  1. Proteínas e glicocálix
  2. Fosfolipídios e proteínas
  3. Fosfolipídios e lipídios
  4. Lipídios e fosfolipídios
  5. Proteínas e fosfolipídios

2)           Em 1972, foi proposto, por Singer e Nicolson, um modelo para explicar a estrutura da membrana plasmática. Esse modelo ficou conhecido por:
a.    Modelo da bicamada lipídica.
b.    Modelo do mosaico fluido.
c.    Modelo do mosaico lipídico.
d.    Modelo de Singer & Nicolson.
e.    Modelo da membrana de Singer.

3- De acordo com seu conhecimento a respeito do modelo do mosaico ...

a.    1- Fosfolipídios e 2- Glicocálix.
b.    1- Proteínas e 2- Fosfolipídios.
c.    1- Fosfolipídios e 2- Proteínas.
d.    1- Proteínas e 2- Glicocálix.

4) (PUC - RJ-2007) Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que:
a) todas as células dos seres vivos têm parede celular.
b) somente as células vegetais têm membrana celular.
c) somente as células animais têm parede celular.
d) todas as células dos seres vivos têm membrana celular.
e) os fungos e bactérias não têm parede celular.

5) O processo de difusão de moléculas de água através da membrana semipermeável, onde a água difunde-se em maior quantidade da solução hipotônica para hipertônica, é chamado de:
A) Difusão.
B) Difusão facilitada.
C) Transporte passivo.
D) Transporte ativo.
E) Osmose


6) A capacidade dos impulsos nervosos se espalharem rapidamente pelo tecido cardíaco é crucial para seu adequado funcionamento. Isto só é assegurado graças a presença de um tipo de junção celular. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse tipo de junção celular:
A) Zônulas de Adesão
B) Desmossomos
C) Hemidesmossomos
D) Junções comunicantes
E) Zônulas de oclusão

7) “A membrana plasmática ou celular separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável pelo controle da penetração e saída de substâncias da célula. Por sua diminuta espessura, a membrana plasmática não é visível no microscópio óptico (microscópio de luz), só podendo ser vista no microscópio eletrônico. Todavia, sua existência já era conhecida antes do microscópio eletrônico graças ao emprego de técnicas indiretas. A observação de que o volume das células se altera de acordo com a concentração das soluções em que são colocadas foi um dos primeiros indícios da existência da membrana celular.” (JUNQUEIRA, L. C., CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p.83 e 84, 2012.)

Com relação à membrana plasmática, assinale a alternativa correta:

·         A)  As moléculas da camada dupla de lipídios estão organizadas com suas cadeias apolares (hidrofóbicas) voltadas para o interior da membrana, enquanto as cabeças polares (hidrofílicas) ficam voltadas para o meio extracelular ou para o citoplasma, que são meios aquosos.
·         B)  As membranas das células vegetais contêm colesterol, o que não acontece nas células dos animais, que contêm outros esteróis.
·         C)  As proteínas da membrana apresentam resíduos hidrofílicos e hidrofóbicos e ficam mergulhadas na dupla camada glicídica, de modo que os resíduos hidrofóbicos das proteínas estão no mesmo nível das cadeias hidrofóbicas dos lipídios.
·         D)  Moléculas de hidratos de carbono associam-se aos lipídios da membrana, para formar glicoproteínas, e a proteínas, formando glicolipídios que, na membrana plasmática, aparecem na face interna da membrana como componentes do glicocálice.
·         E)  Por serem desprovidos de organelas, os eritrócitos são um material adequado para o isolamento da membrana plasmática. Colocados em meio hipertônico, os eritrócitos se rompem, havendo perda da hemoglobina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário