ATIVIDADES
DOMICILIARES – DISTANCIAMENTO SOCIAL COVID19 – 11/05/2020
CIÊNCIAS – 6º ANO A E B ENSINO FUNDAMENTAL
PROFA TÂNIA
Olá queridos alunos, estamos de volta com novas
atividades, mas não se desesperem, vamos fazê-las com tranquilidade e muita atenção.
Espero de coração que vocês estejam bem, saudáveis,
felizes e com muita disposição para aprender, mesmo que seja com aulas à
distância.
Vamos ler a letra e ouvir uma linda música?
Acessem: Jota Quest - Dias Melhores
Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos para trás
Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
vivemos esperando
Dias Melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre
Pra sempre
Vivemos esperando dias melhores
Dias de Paz
Dias a Mais
Dias que não deixaremos para trás
Compositor: ROGERIO FLAUSINO
Dias melhores
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos para trás
Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
vivemos esperando
Dias Melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre
Pra sempre
Vivemos esperando dias melhores
Dias de Paz
Dias a Mais
Dias que não deixaremos para trás
Compositor: ROGERIO FLAUSINO
Gostaram?
Não
fique esperando nada, lute, busque, corra atrás dos seus sonhos, não deixe a
vida passar sem que você reaja, viva!!!
Para iniciarmos nossas atividades, você deve assistir ao
vídeo aula do CMSP postado na data de 11/05/2020.
Se você já assistiu, ótimo, se não, assista, copie e
responda as atividades no seu caderno de classe.
Nesta aula de hoje o conteúdo abordado foi SEPARAÇÃO DE
MISTURAS.
Habilidade:
Selecionar métodos adequados para separação de diferentes
sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de
separação de materiais de uso do cotidiano, bem como pesquisar sobre
procedimentos específicos, tais como, a produção de sal de cozinha e a
destilação de petróleo.
Vamos responder algumas questões?
Vamos recordar o que é uma mistura.
Misturas
são sistemas formados por duas ou mais substâncias compostas ou simples que
sejam diferentes. Dessa forma, apresentam as propriedades físicas não definidas
e variáveis.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. No caso do álcool
hidratado, temos uma mistura homogênea. Mas o que é uma mistura homogênea? É uma
mistura em que não conseguimos ver a separação dos seus componentes. Toda a sua
extensão é uniforme e apresenta uma única fase.
Essas misturas homogêneas são também chamadas de soluções.
O sangue é uma mistura. A olho nu,
parece que ele é uma mistura homogênea, mas não é, pois, no microscópico, vemos
seus componentes. Além disso, ao colocá-lo em uma centrífuga, esses
constituintes são separados.
Sangue centrifugado e sua imagem no microscópio
As
misturas homogêneas ou soluções podem apresentar-se nos três estados físicos. O
álcool hidratado mencionado é um exemplo de mistura líquida.
O
ar é uma mistura gasosa composta de vários gases, sendo que os
principais são o nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2). As
ligas metálicas são misturas sólidas, como o aço que é composto por
aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si
(silício), S (enxofre) e P (fósforo).
As misturas heterogêneas, por outro
lado, são aquelas que possuem mais de uma fase, como a mistura de
água e óleo, água e areia, granito (mistura de quartzo, mica e feldspato) e
assim por diante.
Exemplo de mistura heterogênea trifásica
PorJennifer Fogaça - Graduada em Química
Agora nós temos algumas atividades para serem realizadas, preste muita atenção e bom trabalho!
Queridos alunos procurem copiar e responder as
atividades abaixo, no seu caderno de classe, com maior clareza de detalhes, e, se você não souber a
resposta pesquise em sites confiáveis como por exemplo:
1) No
início da aula a professora faz uma
demonstração de mistura entre água e óleo. Comente aqui o que você observou. No
experimento realizado, era uma mistura homogênea ou heterogênea? Procure
explicar sua resposta com mais detalhes, como por exemplo, o que a professora
utilizou na elaboração do experimento, como foi realizado o experimento e o
resultado do experimento.
2) Responda
a questão que foi solicitada no vídeo: Você sabe como separar os componentes de
uma mistura heterogênea? Quais são os processos de separação? Dê exemplo.
3) O
que essa separação de misturas pode fazer de bom para o meio ambiente?
4) Você
separa o lixo em casa? Você sabe qual o nome do processo utilizado para fazer a
separação do lixo?
5) Você
sabe o nome do processo utilizado para fazer o café? Qual tipo de mistura você
consegue identificar nesse processo?
6) Durante
o vídeo a professora ensina a fazer um filtro com garrafa pet, se for fácil para
você e com a ajuda de seu responsável, faça um filtro em sua casa e poste a
foto para que possamos ver.
7) Assista
ao vídeo: De onde vem o Sal? Acesse ao link abaixo:
Agora responda:
Você sabe qual é o processo que tira o
sal da água do mar?
Que tipo de mistura caracteriza a água
do mar?
8) Qual
método de separação você mais utiliza em sua casa?
9) Pesquisa:
Como acontece a separação de misturas homogêneas? Dê exemplos.
10) Última
pergunta: O que é separação de misturas?
Queridos alunos, lembrando, copie e
responda essas atividades no caderno de classe, e os vistos e correções serão
realizadas em momento oportuno.
Grande abraço para vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário