ATIVIDADES
DOMICILIARES – DISTANCIAMENTO SOCIAL COVID19 -– 18/05/2020
CIÊNCIAS – 6º
ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFA TÂNIA
Olá queridos alunos.
Na data de hoje, 18/05/2020, tivemos mais uma aula online
no CMSP.
O tema da aula foi uma revisão sobre:
·
Transformações físicas e químicas
·
Fotossíntese
·
Construção
de mapas mentais
HABILIDADE
EF06CI02
Observar, identificar e registrar evidências de
transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas
tanto na realização de experimentos quanto em
situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um
bolo, mistura de vinagre com bicabornato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de
publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de
produção.
Após assistir a aula, você deverá responder as atividades
abaixo.
Lembre-se de copiar as perguntas no seu caderno de
classe, se você tiver como imprimir as imagens, ótimo, se não, você poderá
desenhar no seu caderno, ou mesmo, pesquisar imagens semelhantes em revistas,
jornais ou outro material impresso que você tenha acesso e estará disponível
para que possa ser recortado, assim que obtiver as imagens você deverá colá-las
no seu caderno de classe de ciências.
1) Você
se lembra de como ocorre uma transformação química? Justifique sua resposta.
2) Dê exemplo de duas transformações: física e transformação química:
____________________ _________________
3) Responda
o que é uma reação química? Dê exemplo.
4) Agora
você terá um desafio, montar um mapa mental, este abaixo é um exemplo:
Construa os mapas mentais abaixo com as
seguintes palavras:
a) Mapa
mental 1:
ÁTOMO, MOLÉCULAS, MATÉRIA, SÓLIDO,
LÍQUIDO, GASOSO
b) Mapa mental 2:
MATERIAIS, SUBSTÂNCIAS, MISTURAS, SIMPLES,
COMPOSTAS, HOMOGÊNEAS HETEROGÊNEAS;
TRANSFORMAÇÃO FÍSICA E TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA;
Agora
vamos relembrar um processo muito importante para todos os seres vivos de nosso
planeta, a FOTOSSÍNTESE.
No
processo de FOTOSSÍNTESE, que é uma
reação química, a planta utiliza LUZ SOLAR,
ÁGUA, SAIS MINERAIS E GÁS CARBÔNICO para produzir GLICOSE E OXIGÊNIO.
Nesse
processo de FOTOSSÍNTESE, os REAGENTES (são substâncias que vão
reagir para se transformar em outra substância) são ÁGUA, LUZ SOLAR, SAIS MINERAIS E GÁS CARBÔNICO, e os PRODUTOS, como o próprio nome diz, são
os resultados da transformação dos reagentes, que são a GLICOSE, alimento da planta, e o OXIGÊNIO, que é liberado para a atmosfera, contribuindo para nossa
sobrevivência.
A GLICOSE é uma MOLÉCULA de carboidrato, ou
seja, é um açúcar e tem uma FÓRMULA
QUÍMICA: C6H12O6
O gás OXIGÊNIO, que também é uma MOLÉCULA
é representado pela seguinte FÓRMULA:
O2.
ATIVIDADE
1)
Pesquise em livros ou na internet a fórmula
da Glicose e do Oxigênio e explique o que significa cada letra que forma essas
fórmulas.
2)
Vamos fazer um experimento?
Coloque
em um copo com água uma colher de sopa de sal.
Descreva o que aconteceu:
a) Houve
uma transformação química? Justifique sua resposta.
b) O
que se formou?
3)
Segundo experimento:
Coloque
em um copo com água uma colher de bicarbonato de sódio.
Descreva
o que aconteceu:
a) Houve
uma transformação química? Justifique sua resposta.
b) O
que se formou?
BOM
TRABALHO MEUS AMORES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário