segunda-feira, 18 de maio de 2020

CIÊNCIAS - 6A/B - Profa. Tânia



ATIVIDADES DOMICILIARES – DISTANCIAMENTO SOCIAL COVID19 -– 18/05/2020

CIÊNCIAS  – 6º  ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFA TÂNIA

Olá queridos alunos.
Na data de hoje, 18/05/2020, tivemos mais uma aula online no CMSP.
O tema da aula foi uma revisão sobre:
·         Transformações físicas e químicas
·         Fotossíntese
·         Construção  de mapas mentais
HABILIDADE
EF06CI02
Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em  situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicabornato de sódio,  como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
Após assistir a aula, você deverá responder as atividades abaixo.
Lembre-se de copiar as perguntas no seu caderno de classe, se você tiver como imprimir as imagens, ótimo, se não, você poderá desenhar no seu caderno, ou mesmo, pesquisar imagens semelhantes em revistas, jornais ou outro material impresso que você tenha acesso e estará disponível para que possa ser recortado, assim que obtiver as imagens você deverá colá-las no seu caderno de classe de ciências.
1)    Você se lembra de como ocorre uma transformação química? Justifique sua resposta.
2)    Dê exemplo de duas transformações: física e transformação química:
           ____________________               _________________
3)    Responda o que é uma reação química?  Dê exemplo.
4)    Agora você terá um desafio, montar um mapa mental, este abaixo é um exemplo:
Diferença entre Transformação Física e Transformação Química ...
Construa os mapas mentais abaixo com as seguintes palavras:
a)    Mapa mental 1:
ÁTOMO, MOLÉCULAS, MATÉRIA, SÓLIDO, LÍQUIDO, GASOSO

b) Mapa mental 2:
MATERIAIS, SUBSTÂNCIAS, MISTURAS, SIMPLES, COMPOSTAS, HOMOGÊNEAS HETEROGÊNEAS;  TRANSFORMAÇÃO FÍSICA E TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA;
 
Agora vamos relembrar um processo muito importante para todos os seres vivos de nosso planeta, a FOTOSSÍNTESE. 
No processo de FOTOSSÍNTESE, que é uma reação química, a planta utiliza LUZ SOLAR, ÁGUA, SAIS MINERAIS E GÁS CARBÔNICO para produzir GLICOSE E OXIGÊNIO.
Nesse processo de FOTOSSÍNTESE, os REAGENTES (são substâncias que vão reagir para se transformar em outra substância) são ÁGUA, LUZ SOLAR, SAIS MINERAIS E GÁS CARBÔNICO, e os  PRODUTOS, como o próprio nome diz, são os resultados da transformação dos reagentes, que são a GLICOSE, alimento da planta, e o OXIGÊNIO, que é liberado para a atmosfera, contribuindo para nossa sobrevivência.
A GLICOSE é uma MOLÉCULA  de carboidrato, ou seja, é um açúcar e tem uma FÓRMULA QUÍMICA: C6H12O6 
O gás OXIGÊNIO, que também é uma MOLÉCULA  é representado pela seguinte FÓRMULA: O2.

             ATIVIDADE
1)    Pesquise em livros ou na internet a fórmula da Glicose e do Oxigênio e explique o que significa cada letra que forma essas fórmulas.
2)    Vamos fazer um experimento?
Coloque em um copo com água uma colher de sopa de sal.
Descreva o que aconteceu:
a)    Houve uma transformação química? Justifique sua resposta.
b)    O que se formou?
3)    Segundo experimento:
Coloque em um copo com água uma colher de bicarbonato de sódio.
Descreva o que aconteceu:
a)    Houve uma transformação química? Justifique sua resposta.
b)    O que se formou?

BOM TRABALHO MEUS AMORES!




Nenhum comentário:

Postar um comentário