E. E. PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA
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Turma: → 8 ano A e B
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Data: →
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___/___/___
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Valor:
0 → 10
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Disciplina:
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Matemática
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Professor:
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Ana Karina
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Nota:
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Atividades remotas - Distanciamento Social COVID-19
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Critério
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Cumprimento de tarefas individuais
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Habilidade
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Competência
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Resolução de problemas
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Nome:
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Errando todas 🡪 0
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“RESPOSTAS FINAIS A CANETA” / “DEMONSTRAR RESOLUÇÔES!
ORGANIZADAMENTE! ”
Realize
as atividades pedidas aqui, todas em seu caderno! Sempre respeitando a
sequência em que elas foram propostas! (1, 2, 3, 4, 5, ...). Para auxiliar o
seu estudo você deve utilizar o livro didático de Matemática! Assim como
qualquer outro recurso que você tenha disponível!
Atenção:
Leia atentamente as orientações e atividades deste documento.
Habilidades
e competências:
EF07MA05
– Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando
diferentes
algoritmos. Fração e seus significados: como parte de inteiros,
resultado da
divisão, razão (porcentagem, razão entre as partes de um todo e
probabilidade) e
operador.
EF07MA02
– Resolver e elaborar situações-problema que envolvam
porcentagem,
como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples,
utilizando
estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de
educação
financeira, entre outros. Cálculo de porcentagem e acréscimos e
decréscimos
simples.
EF08MA04
– Resolver e elaborar situações-problema, envolvendo cálculo de
porcentagens,
incluindo o uso de tecnologias digitais. Porcentagens.
Observe
os exemplos de situações-problemas a seguir e responda os
exercícios
em seu caderno. Não se esqueça de registrar a data no topo da
folha
em que você apresentará as soluções.
1º
exemplo: O que é Probabilidade?
Está associado a
chance de determinado evento acontecer. Encontramos a
probabilidade
realizando a divisão entre o número de eventos favoráveis pelo
total de
resultados possíveis.
Ex: Em uma
gaveta há camisas das cores azul, amarela, verde, vermelha e lilás.
Sem olhar, qual
a probabilidade de você pegar a camisa verde?
Observe que
temos apenas (1) caso favorável, que é pegar a camisa verde,
dentre (5) casos
possíveis, que são todas as cores das camisas, ficando assim:
Para transformar
a razão 1/5 em porcentagem, basta multiplicar o numerador (1) por 100 e dividir
o resultado pelo denominador (5), desta forma:
Exercício
1. Em uma sala há 12 meninos e 18 meninas. Escolhendo uma pessoa
ao acaso, qual a
probabilidade de:
a) ser um
menino?
b) ser uma
menina?
2º
Exemplo: Escala, um tipo de razão.
A Escala é um
tipo de razão encontrada, principalmente, em mapas e
maquetes. Veja o exemplo:
No exemplo, a escala dada é de 1 : 50 000 000, ou seja, uma (1) unidade de
medida no mapa
equivale a 50 000 000 dessa mesma unidade na superfície
real, que no caso
é a superfície do nosso país. Sendo assim, um centímetro
do mapa equivale
a 50 000 000 de centímetros, ou 500 quilômetros no nosso
país.
Se medirmos com
uma régua, o ponto de Curitiba ao ponto de Natal, e
encontrarmos 5,3
cm, podemos determinar a distância real entre essas duas
capitais, fazendo:
Exercício
2: Utilizando as informações do exemplo anterior, determine:
a) a distância
real entre duas cidades que estão a 3 cm uma da outra no
mapa.
b) a medida no
mapa entre Brasília e São Paulo, sabendo que a distância
real é de
aproximadamente 1000 km.
3º
exemplo: Porcentagem, fração de alguma quantidade.
A porcentagem é
uma fração de algum valor numérico, por exemplo:
Se quisermos obter quanto é 20% de R$ 600,00, basta fazer;
Como você deve
ter percebido no esquema, se quisermos obter 20% de 600,
basta efetuar os
cálculos; divida 600 por 100 e multiplica o resultado obtido por
200, obtendo
120. Assim, 20% de R$ 600,00 é R$ 120,00.
Exercício
3: Uma bicicleta custa R$ 400,00 na compra à vista. Se na compra a
prazo, o preço
final sofre um acréscimo de 15%, quanto vou pagar pela bicicleta em uma compra
a prazo?
4º exemplo: Radiciação e alguns cálculos extras.
Sabemos que
quando queremos, por exemplo, calcular a raiz quadrada* de 25,
que se
representa por √25 2 = √25 , basta
encontrar um número que
multiplicado por
ele mesmo dê 25, que no caso é 5, pois 5x5 = 25. Logo √25 2 =
√25 = 5, note que, para as raízes de índice 2
não é necessário escrevê-lo na
notação, ou
seja, se a raiz estiver “sem índice” subentende-se que o índice é 2.
De maneira
semelhante, podemos encontrar a raiz cúbica** de um número, por
exemplo, √64 3 = 4, pois 4 x 4
x 4 = 64. Perceba que na raiz cúbica,
encontramos o
resultado quando obtemos o número que multiplicado por ele
mesmo, por três
vezes, resulta no radicando e assim sucessivamente.
Exercício
4: Determine os valores das raízes a seguir.
a) √121 =
b) √27 3 =
c) √16 4 =
d) √9% =
Faça o
que você conseguir! Se ficar duvidas as anote no seu caderno e em uma próxima
aula nos as retiramos!
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