quarta-feira, 6 de maio de 2020

Atividades de Matemática para o 8 ano A e B



E. E. PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Turma:  → 8 ano A e B
  
Data:  
___/___/___
Valor:
0 → 10
Disciplina:
Matemática
Professor:
Ana Karina
Nota:
Atividades remotas - Distanciamento Social COVID-19
Critério
Cumprimento de tarefas individuais


Habilidade



Competência
Resolução de problemas


Nome:

Errando todas  🡪  0
“RESPOSTAS FINAIS A CANETA” / “DEMONSTRAR RESOLUÇÔES! ORGANIZADAMENTE! ”

Realize as atividades pedidas aqui, todas em seu caderno! Sempre respeitando a sequência em que elas foram propostas! (1, 2, 3, 4, 5, ...). Para auxiliar o seu estudo você deve utilizar o livro didático de Matemática! Assim como qualquer outro recurso que você tenha disponível!

Atenção: Leia atentamente as orientações e atividades deste documento.
Habilidades e competências:

EF07MA05 – Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando
diferentes algoritmos. Fração e seus significados: como parte de inteiros,
resultado da divisão, razão (porcentagem, razão entre as partes de um todo e
probabilidade) e operador.
EF07MA02 – Resolver e elaborar situações-problema que envolvam
porcentagem, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples,
utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de
educação financeira, entre outros. Cálculo de porcentagem e acréscimos e
decréscimos simples.
EF08MA04 – Resolver e elaborar situações-problema, envolvendo cálculo de
porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais. Porcentagens.

Observe os exemplos de situações-problemas a seguir e responda os
exercícios em seu caderno. Não se esqueça de registrar a data no topo da
folha em que você apresentará as soluções.

1º exemplo: O que é Probabilidade?

Está associado a chance de determinado evento acontecer. Encontramos a
probabilidade realizando a divisão entre o número de eventos favoráveis pelo
total de resultados possíveis.
Ex: Em uma gaveta há camisas das cores azul, amarela, verde, vermelha e lilás.
Sem olhar, qual a probabilidade de você pegar a camisa verde?

Observe que temos apenas (1) caso favorável, que é pegar a camisa verde,
dentre (5) casos possíveis, que são todas as cores das camisas, ficando assim:
Para transformar a razão 1/5 em porcentagem, basta multiplicar o numerador (1) por 100 e dividir o resultado pelo denominador (5), desta forma:









Exercício 1. Em uma sala há 12 meninos e 18 meninas. Escolhendo uma pessoa
ao acaso, qual a probabilidade de:
a) ser um menino?
b) ser uma menina?

2º Exemplo: Escala, um tipo de razão.
A Escala é um tipo de razão encontrada, principalmente, em mapas e

maquetes. Veja o exemplo:




No exemplo, a escala dada é de 1 : 50 000 000, ou seja, uma (1) unidade de
medida no mapa equivale a 50 000 000 dessa mesma unidade na superfície
real, que no caso é a superfície do nosso país. Sendo assim, um centímetro
do mapa equivale a 50 000 000 de centímetros, ou 500 quilômetros no nosso
país.

Se medirmos com uma régua, o ponto de Curitiba ao ponto de Natal, e
encontrarmos 5,3 cm, podemos determinar a distância real entre essas duas

capitais, fazendo:



Exercício 2: Utilizando as informações do exemplo anterior, determine:
a) a distância real entre duas cidades que estão a 3 cm uma da outra no
mapa.
b) a medida no mapa entre Brasília e São Paulo, sabendo que a distância
real é de aproximadamente 1000 km.

3º exemplo: Porcentagem, fração de alguma quantidade.
A porcentagem é uma fração de algum valor numérico, por exemplo:

Se quisermos obter quanto é 20% de R$ 600,00, basta fazer;


Como você deve ter percebido no esquema, se quisermos obter 20% de 600,
basta efetuar os cálculos; divida 600 por 100 e multiplica o resultado obtido por
200, obtendo 120. Assim, 20% de R$ 600,00 é R$ 120,00.

Exercício 3: Uma bicicleta custa R$ 400,00 na compra à vista. Se na compra a
prazo, o preço final sofre um acréscimo de 15%, quanto vou pagar pela bicicleta em uma compra a prazo?

4º exemplo: Radiciação e alguns cálculos extras.

Sabemos que quando queremos, por exemplo, calcular a raiz quadrada* de 25,
que se representa por √25 2 = √25 , basta encontrar um número que
multiplicado por ele mesmo dê 25, que no caso é 5, pois 5x5 = 25. Logo √25 2 =
√25 = 5, note que, para as raízes de índice 2 não é necessário escrevê-lo na
notação, ou seja, se a raiz estiver “sem índice” subentende-se que o índice é 2.
De maneira semelhante, podemos encontrar a raiz cúbica** de um número, por
exemplo, √64 3 = 4, pois 4 x 4 x 4 = 64. Perceba que na raiz cúbica,
encontramos o resultado quando obtemos o número que multiplicado por ele
mesmo, por três vezes, resulta no radicando e assim sucessivamente.


Se quisermos calcular √81%, temos que rescrever 81% como 81/100, ficando:


Exercício 4: Determine os valores das raízes a seguir.
a) √121 =
b) √27 3 =
c) √16 4 =
d) √9% =


Faça o que você conseguir! Se ficar duvidas as anote no seu caderno e em uma próxima aula nos as retiramos!

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