terça-feira, 19 de maio de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE A - PROF.ª CIDINHA GOMES

EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE A - ENSINO MÉDIO

Escola Maria Cintra Nunes Rocha

Profª Cidinha Gomes

AULA 3

 

ATIVIDADE 3 – MÍDIAS E GINÁSTICAS.

Objeto de conhecimento: mídias e ginástica.

Será importante que você aprenda a reconhecer e associar a influência das mídias nas ginásticas ditando os padrões de beleza na sociedade, formando opinião crítica sobre os produtos e mensagens divulgados por esses veículos.

 

MÍDIAS

A busca pelo corpo magro, hipertrofiado, ideal ou perfeito por parte de algumas meninas e meninos movimenta um grande mercado que promete tornar o corpo de seus consumidores igual ao dos modelos que anunciam seus produtos. Desse mercado participam a indústria de alimentos dietéticos, a de equipamentos esportivos, a de cosméticos, as academias, as clínicas de cirurgia plástica etc. Esse é o chamado “mercado do corpo”, que não teria um apelo tão grande sem a ajuda da mídia. Você já deve ter notado que em revistas, na internet e na televisão sempre aparecem homens e mulheres “perfeitos” e que, de maneira implícita ou declarada, há uma censura àqueles que estão fora do padrão de beleza.

 

 Com base nas informações anteriores e nos seus conhecimentos, responda em seu caderno:

1. O que os diferentes meios de comunicação propõem ou prometem em relação à ginástica? 2. A ginástica pode ter outros objetivos além dos veiculados pela mídia? Quais?

3. Você acredita nas promessas feitas pelo “mercado do corpo” e pela mídia? Por quê?

4. Há, hoje em dia, um confronto das mídias televisivas x versus mídias de redes sociais. As mídias relacionadas às práticas físicas e seus produtos também perceberam essa mudança. Pensando sobre essa mudança responda.

a) Onde se encontram as maiores propagandas relacionadas a exercícios físicos de academia? b) Nessas redes sociais, quais se destacam mais na propaganda de exercícios de academia?

c) Por que, hoje em dia, a mídia televisiva aberta já não é tão mais atrativa aos olhos dos patrocinadores em expor seus produtos?

 

A GINÁSTICA NA MÍDIA

A ditadura do corpo: padecendo sob a influência da sociedade. Provavelmente você conhece ou já assistiu a diversos programas televisivos que focalizam as questões corporais. Também já deve ter percebido a grande quantidade de publicações que abordam os cuidados com o corpo.

 

VOCÊ ACREDITA EM TUDO QUE VÊ!

As imagens têm influência na formação de opinião do leitor ou do espectador? A mídia é um fator fundamental na vida em sociedade. Desta forma, as imagens que são exibidas podem ser verdadeiras ou não. É possível observar que na era digital existem recursos que podem ser utilizados na edição de fotos, vídeos e áudios que manipulam os fatos com intencionalidade. Será que toda imagem que encontramos nas mídias retratam a realidade? Agora, vamos verificar como isso funciona na prática analisando o antes e o depois de uma foto. Selecione uma foto sua e utilizando qualquer recurso, faça o tratamento da mesma transformando-a da forma que você quiser e verifique: O que você mudou na foto? Por que mudou?

 

Faça sua análise dos pontos positivos e negativos da utilização dos recursos utilizados para alteração das fotos (escreva em seu caderno).


Me mandem para:

email: gomeschaves@ptofessor.educacao.sp.gov.br 

ou

para o grupo da sala no WhatsApp.

Abraços!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário