EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE
A - ENSINO MÉDIO
Escola Maria Cintra Nunes
Rocha
Profª
Cidinha Gomes
AULA 3
ATIVIDADE 3 – MÍDIAS E GINÁSTICAS.
Objeto de conhecimento: mídias e
ginástica.
Será importante que você aprenda
a reconhecer e associar a influência das mídias nas ginásticas ditando os
padrões de beleza na sociedade, formando opinião crítica sobre os produtos e mensagens
divulgados por esses veículos.
MÍDIAS
A busca pelo corpo magro, hipertrofiado, ideal
ou perfeito por parte de algumas meninas e meninos movimenta um grande mercado
que promete tornar o corpo de seus consumidores igual ao dos modelos que
anunciam seus produtos. Desse mercado participam a indústria de alimentos
dietéticos, a de equipamentos esportivos, a de cosméticos, as academias, as
clínicas de cirurgia plástica etc. Esse é o chamado “mercado do corpo”, que não
teria um apelo tão grande sem a ajuda da mídia. Você já deve ter notado que em
revistas, na internet e na televisão sempre aparecem homens e mulheres
“perfeitos” e que, de maneira implícita ou declarada, há uma censura àqueles
que estão fora do padrão de beleza.
1. O que os diferentes meios de
comunicação propõem ou prometem em relação à ginástica? 2. A ginástica pode ter
outros objetivos além dos veiculados pela mídia? Quais?
3. Você acredita nas promessas
feitas pelo “mercado do corpo” e pela mídia? Por quê?
4. Há, hoje em dia, um confronto
das mídias televisivas x versus mídias de redes sociais. As mídias
relacionadas às práticas físicas e seus produtos também perceberam essa
mudança. Pensando sobre essa mudança responda.
a) Onde se encontram as maiores
propagandas relacionadas a exercícios físicos de academia? b) Nessas redes
sociais, quais se destacam mais na propaganda de exercícios de academia?
c) Por que, hoje em dia, a mídia
televisiva aberta já não é tão mais atrativa aos olhos dos patrocinadores em
expor seus produtos?
A GINÁSTICA NA MÍDIA
A ditadura do corpo: padecendo sob a influência da sociedade.
Provavelmente você conhece ou já assistiu a diversos programas televisivos que
focalizam as questões corporais. Também já deve ter percebido a grande
quantidade de publicações que abordam os cuidados com o corpo.
VOCÊ ACREDITA EM TUDO QUE VÊ!
As imagens têm influência na formação de opinião do leitor ou do
espectador? A mídia é um fator fundamental na vida em sociedade. Desta forma,
as imagens que são exibidas podem ser verdadeiras ou não. É possível observar
que na era digital existem recursos que podem ser utilizados na edição de
fotos, vídeos e áudios que manipulam os fatos com intencionalidade. Será que
toda imagem que encontramos nas mídias retratam a realidade? Agora, vamos
verificar como isso funciona na prática analisando o antes e o depois de uma
foto. Selecione uma foto sua e utilizando qualquer recurso, faça o tratamento
da mesma transformando-a da forma que você quiser e verifique: O que você mudou
na foto? Por que mudou?
Faça sua análise dos pontos
positivos e negativos da utilização dos recursos utilizados para alteração das
fotos (escreva em seu caderno).
Me mandem para:
email: gomeschaves@ptofessor.educacao.sp.gov.br
ou
para o grupo da sala no WhatsApp.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário