História Série 7ª ano B
Prof: Adilson Data 08-05-2020
Nome
do aluno:
Conteúdo:
Renascimento e Humanismo
Habilidade; Identificar as principais
características do Humanismo e do Renascimento
Atividade; assistir novamente a vídeo
aula de História no Centro de Mídias do dia 06-05. Ler, analisar os textos
abaixo e responder as questões.
Renascimento
Vale lembrar que o Renascimento foi um movimento artístico e filosófico
que teve início no século XV na Itália e que aos poucos, foi se espalhando pelo
continente europeu.
Com a queda do sistema feudal, que fora impulsionado com a formação de
uma nova classe social (a burguesia) bem como a intensificação do comércio, o
renascimento surge para suprir diversas lacunas.
Nesse sentido, a expansão do cientificismo (Copérnico, Galileu, Kepler,
Newton, etc.) veio confrontar diversos dogmas da Igreja Católica, que aos
poucos, foi perdendo seus fiéis, sobretudo com a reforma protestante.
Junto a isso, o antropocentrismo renascentista vem substituir o
teocentrismo medieval. É um período importante de transformações sociais,
culturais, políticas e econômicas, as quais influenciaram a mentalidade da
época.
Saiba tudo sobre o Renascimento com a leitura dos artigos:
Exercícios
Observe
essa imagem
A)
Apenas olhando para essa obra de arte, é possível adivinhar em que local e
período histórico ela foi criada? Quem são os indivíduos representados na
imagem?
b)
Existe um cenário na representação? Se sim, qual é? É representado com
profundidade (efeito de tridimensionalidade) ou não?
c)
Há objetos ao redor dos personagens, compondo a cena? Se sim, é possível dizer
quais são? Os tamanhos de todos as personagens são proporcionais entre si e em
relação aos demais objetos de cena?
d)
As figuras humanas foram representadas com realismo? Os objetos e tecidos são
igualmente realistas ou não?
e)
O artista utilizou-se de técnicas de perspectiva (uso de um ponto de fuga, por
exemplo) ou jogos de luzes e sombras para dar tridimensionalidade e realismo a
cena?
F)
Qual a principal mensagem que o artista quis passar com essa obra?
G)
Qual instituição e qual grupo social, de comum acordo, provavelmente seriam as
maiores interessadas nessa produção artística?
H)
A partir desse exemplo, pontue uma característica da arte medieval com relação
aos temas e às técnicas.
Observe
essa imagem
1.
Quem são os
indivíduos representados na imagem?
2.
Existe um cenário na
representação? Se sim, qual é? É representado com profundidade (efeito de
tridimensionalidade) ou não?
3.
Há objetos ao redor
dos personagens, compondo a cena? Se sim, é possível dizer quais são? Os
tamanhos de todos as personagens são proporcionais entre si e em relação aos
demais objetos da cena?
4.
As figuras humanas
foram representadas com realismo? Os objetos e tecidos são igualmente realistas
ou não?
5.
O artista utilizou-se
de técnicas de perspectiva (uso de um ponto de fuga, por exemplo) ou jogos de
luzes e sombras para dar tridimensionalidade e realismo a cena?
6-
Cite pelo menos 3 autores do Renascimento
com suas respectivas obras;
7-Explique
os conceitos:
a)
Teocentrismo:
b)
Antropocentrismo:
8-
Cite as principais características da arte renascentista e da arte medieval.
9-Descreva
conforme seus conhecimentos sobre o conceito Modernidade.
10-
Faça uma resenha sobre Renascimento e o Humanismo.
Obs:
Resenha é um resumo onde o aluno colabora com sua opinião própria sobre os temas
estudados(15 linhas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário