terça-feira, 12 de maio de 2020

História        Série  7ª ano B

Prof:  Adilson                       Data 08-05-2020

Nome do aluno:                                                     

Conteúdo: Renascimento e Humanismo



Habilidade;  Identificar as principais características do Humanismo e do Renascimento

Atividade; assistir novamente a vídeo aula de História no Centro de Mídias do dia 06-05. Ler, analisar os textos abaixo e responder as questões.


Renascimento
Vale lembrar que o Renascimento foi um movimento artístico e filosófico que teve início no século XV na Itália e que aos poucos, foi se espalhando pelo continente europeu.
Com a queda do sistema feudal, que fora impulsionado com a formação de uma nova classe social (a burguesia) bem como a intensificação do comércio, o renascimento surge para suprir diversas lacunas.
Nesse sentido, a expansão do cientificismo (Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, etc.) veio confrontar diversos dogmas da Igreja Católica, que aos poucos, foi perdendo seus fiéis, sobretudo com a reforma protestante.
Junto a isso, o antropocentrismo renascentista vem substituir o teocentrismo medieval. É um período importante de transformações sociais, culturais, políticas e econômicas, as quais influenciaram a mentalidade da época.
Saiba tudo sobre o Renascimento com a leitura dos artigos:


Exercícios  
Observe essa imagem 
  


A) Apenas olhando para essa obra de arte, é possível adivinhar em que local e período histórico ela foi criada? Quem são os indivíduos representados na imagem? 
  b) Existe um cenário na representação? Se sim, qual é? É representado com profundidade (efeito de tridimensionalidade) ou não? 
c) Há objetos ao redor dos personagens, compondo a cena? Se sim, é possível dizer quais são? Os tamanhos de todos as personagens são proporcionais entre si e em relação aos demais objetos de cena? 
d) As figuras humanas foram representadas com realismo? Os objetos e tecidos são igualmente realistas ou não?  
e) O artista utilizou-se de técnicas de perspectiva (uso de um ponto de fuga, por exemplo) ou jogos de luzes e sombras para dar tridimensionalidade e realismo a cena? 
  
F) Qual a principal mensagem que o artista quis passar com essa obra?  
G) Qual instituição e qual grupo social, de comum acordo, provavelmente seriam as maiores interessadas nessa produção artística?  
H) A partir desse exemplo, pontue uma característica da arte medieval com relação aos temas e às técnicas. 
  
Observe essa imagem 



  

  
1.    Quem são os indivíduos representados na imagem? 
2.    Existe um cenário na representação? Se sim, qual é? É representado com profundidade (efeito de tridimensionalidade) ou não?  
3.    Há objetos ao redor dos personagens, compondo a cena? Se sim, é possível dizer quais são? Os tamanhos de todos as personagens são proporcionais entre si e em relação aos demais objetos da cena? 
4.    As figuras humanas foram representadas com realismo? Os objetos e tecidos são igualmente realistas ou não?  
5.    O artista utilizou-se de técnicas de perspectiva (uso de um ponto de fuga, por exemplo) ou jogos de luzes e sombras para dar tridimensionalidade e realismo a cena? 

6- Cite pelo menos 3  autores do Renascimento com suas respectivas obras;


7-Explique os conceitos:
a)    Teocentrismo:


b)   Antropocentrismo:

8- Cite as principais características da arte renascentista e da arte medieval.


9-Descreva conforme seus conhecimentos sobre o conceito Modernidade.



10- Faça uma resenha sobre Renascimento e o Humanismo.

Obs: Resenha é um resumo onde o aluno colabora com sua opinião própria sobre os temas estudados(15 linhas)



Entregar dia 22-05-2020 via whatsapp- 992005878  ou pelo Email-adilsonmoreira@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário