Queridos alunos!
Leiam o texto a seguir com bastante atenção .
Depois copiem as questões e respondam no caderno,coloquem o nome e série,é
muito importante a identificação.Após o término enviem no email :
reginamariafaria@professor.educacao.sp.gov.br
Introdução
O teatro é um lugar aonde as pessoas vão para
assistir a espetáculos, geralmente apresentados em um palco. A palavra “teatro”
também se refere à arte de representar, ou encenar, ao vivo. A forma mais comum
de representação no palco é a peça teatral, uma história que
é encenada para uma plateia. Há também produções teatrais que utilizam outros
elementos além da história: música, marionetes, números de circo, de ópera ou de balé e outras
variedades de dança.
Dentro
do teatro
A parte mais importante de um teatro, como casa de espetáculos,
é o palco. A encenação acontece na parte da frente do palco, conhecida como
proscênio. O palco costuma ser retangular, com um lado aberto, de frente para o
público. A plateia assiste à produção que se desenvolve no palco como se
estivesse enxergando através da parede de uma sala. Alguns teatros têm um palco
que avança parcialmente sobre a plateia. O público ocupa três lados da seção
projetada desse palco. Já no chamado teatro de arena, também conhecido como
anfiteatro, o público se dispõe em torno do palco, pois ele fica no centro.
Outras partes importantes do teatro são os bastidores e os
camarins. Há também uma cabine na qual técnicos controlam a iluminação e
o som.
Os
profissionais do teatro
Montar uma peça de teatro é um trabalho de equipe. Muitas
pessoas trabalham juntas, e cada uma tem sua função. Em uma peça, os papéis
mais visíveis são os dos atores. As pessoas principais que trabalham nos
bastidores são o produtor e o diretor. O produtor é o principal responsável
pelo financiamento da peça. É ele quem busca patrocínios e administra o
dinheiro para a montagem. O diretor é quem decide como a peça será encenada, e
isso envolve dirigir o trabalho dos atores e da equipe técnica que trabalha nos
bastidores. O diretor também comanda os ensaios. Um dramaturgo escreve o
roteiro ou o texto da peça, que contém a história e as falas dos atores.
O diretor de cena cuida de toda a atividade dos bastidores
durante a produção. O cenógrafo cria os cenários e a mobília. O aderecista
cuida dos objetos pequenos, ou adereços, usados no palco. Os técnicos de luz
iluminam o palco, enfatizando determinadas ações e diálogos ou criando um clima
específico. O maquiador e o figurinista ajudam os atores a ter a aparência
adequada para seus papéis. O divulgador faz a propaganda do espetáculo,
para atrair o público.
Outros tipos de produções teatrais podem envolver outras pessoas
com funções ou talentos especiais. Em um teatro de marionetes, por exemplo,
várias pessoas desenham, fabricam e operam os marionetes ou fantoches. Em produções que
envolvem dança, o profissional chamado coreógrafo cria os passos e movimentos
de dança. Músicos e compositores podem fazer parte da equipe criando músicas especiais para
o espetáculo.
História
Os
primórdios do teatro
Na Grécia antiga, peças de teatro
eram encenadas como parte de festivais especiais. O público ocupava assentos
entalhados na encosta de uma colina que dava para o palco.
Alguns teatros da
Grécia antiga tinham capacidade para até 20 mil pessoas.Na Europa, na Idade Média (cerca de
500-1500 d.C.), as peças frequentemente eram ligadas ao cristianismo. Inicialmente, elas
eram encenadas em igrejas. Mais tarde, passaram a ser apresentadas ao ar livre
— nos degraus de igrejas, sobre plataformas
decoradas ou, às vezes, sobre carroças.
No Japão, no século XIV,
surgiu um tipo de teatro chamado nô. As peças do teatro nô utilizam palavras, música
e dança para narrar lendas. Homens ou meninos representam todos os papéis,
incluindo os dos personagens femininos. Os atores não representam as cenas — em
vez disso, usam seus movimentos e sua aparência como símbolos para sugerir a
história. As peças do teatro nô são encenadas sobre um palco projetado. Ele tem
quatro pilares e é coberto por um telhado curvo, semelhante ao de um templo.
O Renascimento (séculos XIV a
XVI) foi um período de intensa produção artística na Europa. Os grandes teatros
erguidos nessa época criaram o modelo seguido pelos teatros de hoje. Os
espetáculos grandiosos encenados neles eram geralmente voltados às classes
altas. O povo comum ia assistir a grupos de atores ambulantes que apresentavam
espetáculos de entretenimento cômico ao ar livre.
No final do século XV, muitos teatros foram abertos em Londres, na Inglaterra. O mais famoso
deles foi o Teatro Globe, onde William Shakespeare encenou muitas
de suas peças. No Globe, o palco se projetava até a metade de um pátio aberto.
O povo comum assistia às peças em pé no pátio. Os membros mais ricos do público
ocupavam assentos. Na época de Shakespeare, mulheres não atuavam no teatro. Os
personagens femininos eram representados por homens ou meninos que se vestiam
de mulher, como no teatro nô japonês.
O teatro
brasileiro
O teatro brasileiro teve um momento marcante na década de 1940
com a fundação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo, e com o dramaturgo
Nelson Rodrigues, do Rio de Janeiro, cujo drama Vestido de noiva (1943)
se tornou um dos mais importante do Brasil. Rodrigues abordava questões sociais
e temas polêmicos. Ele escreveu peças ousadas que foram elogiadas por sua
orginalidade.
Em 1944, Abdias do Nascimento fundou o Teatro Experimental do
Negro no Rio de Janeiro, com o objetivo de valorizar a história e a cultura
negras. Em meados da década de 1950, apareceram formas alternativas de teatro,
como o Arena de São Paulo, com o qual estavam associados os dramaturgos Vianna
Filho, Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal. Eles eram ativistas políticos
que usavam o teatro para criticar os problemas sociais do Brasil. Na década de
1970, Boal criou a técnica teatral conhecida como Teatro do Oprimido, baseada
nos ensinamentos do educador Paulo Freire e sua Pedagogia do Oprimido. Dentre
os objetivos do Teatro do Oprimido estava democratizar a produção teatral, ou
seja, torná-la acessível para todas as pessoas, independentemente de sua classe
social.
Outro teatro fundado na década de 1950 e comprometido com as
questões políticas e sociais é o Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa.
O Oficina surgiu em 1958, em São Paulo, no tradicional bairro do Bixiga, onde
funciona até hoje.
O Teatro Popular do Nordeste existiu entre
1960 e 1975. O grupo foi fundado em Recife por vários
profissionais das artes cênicas, dentre eles Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna. Seu objetivo era
valorizar o saber dos artistas populares e buscar uma maneira nordestina de
fazer teatro. Com o propósito de levar espetáculos de alta qualidade artística
às camadas menos socialmente favorecidas, o TPN fazia apresentações em praças
da periferia e centros operários.
Dentre as várias companhias brasileiras em atividade no início
do século XXI, podem-se destacar o Grupo Galpão, o Grupo TAPA, o Teatro do
Ornitorrinco, os Parlapatões, o Armazém e o Tá na Rua.
Questionário
Responda as perguntas a
seguir em seu caderno.
1- Com qual área ou
função apresentada em “os profissionais do teatro” você mais se identifica e
por que?
2- Qual ou quais dos
seguintes elementos teatrais apresentados você acha mais interessante: música,
marionetes, números de circo, de ópera ou de balé ou outras variedades de
dança. O que te leva a essa escolha?
3- No trecho de
“Primórdios do teatro” são citados alguns movimentos dessa arte, entre eles o
renascimento, e nele é citado um dramaturgo da época, William Shakespeare,
famoso por escrever diversas peças de imenso sucesso. Pesquise sobre alguma
obra desse autor e fale um pouco a respeito.
4- Com base no
conteúdo visto até agora, quais são as contribuições do teatro para as pessoas
até hoje na sua opinião?
5- Pesquise IMAGENS DE TEATRO e seus elementos . Depois faça uma ilustração com esses elementos e suas respectivas descrições.
6- Agora assista essa peça teatral , DEPOIS FAÇA um post nos comentários aqui no BLOG dizendo o que você achou do vídeo .
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