segunda-feira, 15 de junho de 2020

   HISTÓRIA
1º ano           Prof: Adilson                                             total de 2 aulas
Nome do aluno                                                             série......
Conteúdo: Pré - História no Brasil                                                                    Data
Objetivo da aula
Apresentar os povos pré-históricos do Brasil e suas características, modos de vida e cultura (Umbu, Lagoa Santa, Sambaquis e Marajoara)
Apontar as ciências e áreas do conhecimento que contribuíram para a construção da narrativa histórica sobre os primeiros habitantes do Brasil
Habilidade do currículo do Estado de SP:
Analisar os processos históricos- sociais aplicando conhecimento de várias áreas do saber
Esta Atividade se compõe de texto, vídeo aula do Centro de Mídias  e  exercícios 
Na vídeo aula a seguir vocês encontrarão as teorias sobre os primeiros povos pré-históricos que chegaram ao  Brasil, também encontrarão as respostas das questões desta atividade.
https://www.youtube.com/watch?v=4h5zwxDl8ow

Analise o texto:    Povos  Pré- colombianos Dentro dos estudos arqueológicos desenvolvidos na América, o Brasil concede uma significativa contribuição proveniente de seus diversos sítios arqueológicos. Entre os estados que apresentam antigos vestígios da presença humana podemos destacar primeiramente os estados do Piauí, Minas Gerais e as regiões litorâneas do Centro-sul do país. Em São Raimundo Nonato (PI), um grupo de arqueólogos liderados por Niède Guidon notificou a presença de facas, machados e fogueiras com cerca de 48 mil anos de existência. Entre as principais conclusões desses estudos, destaca-se a presença de comunidades coletivas que caçavam e utilizavam o fogo para protegerem-se e alimentarem-se.
Na região de Lagoa Santa (MG) é o local onde está registrado uma das mais notórias descobertas da arqueologia nacional. Foi ali que se achou o mais antigo fóssil das Américas. Trata-se do crânio feminino que existiu há cerca de 11.500 anos. Pesquisas
desenvolvidas a partir desse fóssil (apelidado de Luzia) abriram portas para novas teorias sobre o processo de ocupação do continente. Os traços negróides de Luzia levantam a suspeita de uma onda migratória da Oceania, responsável pela ocupação do nosso continente.
Próxima das regiões de rio e no litoral do Brasil existe outro conjunto de vestígios pré-históricos. Nestes lugares, montes de conchas e esqueletos de peixe conferem a existência de comunidades inteiras que sobreviviam da pesca. Também conhecidos como povos sambaquis, essas populações foram usualmente detectadas no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. No ano de 2001, o mais antigo sambaqui brasileiro foi encontrado em Vale do Ribeira (SP).

Nas regiões do interior do Brasil também são encontrados riquíssimos sítios arqueológicos. Os chamados “cemitérios dos índios” são, na verdade, vestígios de antigas civilizações do território brasileiro. Ali encontramos grandes aldeias que realizavam sofisticados rituais funerários. Datados com cerca de mil anos, esses povos possuíam uma cultura bastante diferente da dos sambaquis.
Ainda na região amazônica, temos relato sobre um outro conjunto de povos pré-históricos. Designados como integrantes da civilização marajoara, esses povos deixaram interessantes vestígios materiais. Dotados de uma arte ceramista ricamente detalhada, os marajoaras faz parte dos mais complexos grupos humanos que viveram em terras brasileiras.
Com o passar dos anos, as civilizações ameríndias foram desenvolvendo-se em território nacional. Espalhados em diferentes tribos, os índios brasileiros integraram uma parte mais recente da História das populações nativas do Brasil. A partir do século XV, a chegada dos europeus transformou radicalmente a
situação dos índios. A intolerância religiosa e cultural, a violência e as epidemias foram responsáveis pela dizimação dos povos indígenas no país.
Por Rainer Sousa Graduado em História
Pré-História brasileira - Brasil Escola
Sambaquis, vestígios dos povos pré-históricos do litoral brasileiro SOUSA, Rainer Gonçalves. "Pré-História brasileira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/prehistoriabrasileira.htm. Acesso em 12 de junho de 2020.

 populações que viveram a partir de 6600 anos. Eram extrativistas (caçadores, pescadores e coletores de frutos), produziam instrumentos em pedras (facas, raspadores, machados, quebracoquinho,pontas de lanças). É caracterizada por instrumentos morfologicamente maciços sobre uma massa central (blocos ou seixos), sendo normalmente desprovida de pontas de projétil de pedra. As pessoas tinham em média 1,60 de altura e uma expectativa de vida inferior a trinta anos. Puderam-se definir três fases desse povo. Na primeira, a alimentação era baseada principalmente em moluscos e crustáceos e, os instrumentos eram quase exclusivamente feitos em pedras. A fase seguinte caracteriza-se pela alimentação baseada em peixes e na produção de instrumentos feitos de ossos edentes de peixe, destacando-se as pontas de ossos longos, esporões de raia e bico de peixe agulha. Por último, a caça foi introduzida na alimentação, permanecendo estável a produção de instrumentos empedras e ossos, acrescentando apenas a utilização
de dentes de mamíferos terrestres, possivelmente para adorno. Dentro da tradição Humaitá percebeu-se a presença de varias culturas dentre as quais estão à cultura Altoparanaense e o complexo Itaqui.              UMBU;   Tradição Umbu é o nome pelo qual se conhece a cultura material do primeiro grupo de povos indígenas possuidores de indústria lítica que habitaram a Região Sul do Brasil e áreas adjacentes em São Paulo, na Argentina e no Uruguai, ocupando-as há cerca de 12 ou 13 mil anos. 
                                                             


                                                                  ATIVIDADES

Para responder as questões é necessário assistir a vídeo aula do centro de Mídias

https://www.youtube.com/watch?v=4h5zwxDl8ow




15 votos  O
 Assinale corretamente  a alternativa que não pertence ao período  Paleolítico (2 milhões de anos a 10 mil a.C.



hhhhh
 (a) Instrumento de pedra lasca

1º Os primeiros habitantes do Brasil antes de 9.500 a.c caçavam animais de porte gigante. Cite o nomes desses animais.

2º Assinale a alternativas que não condiz com verdade, sobre os povos que viveram no Brasil
(a) Umbu e Humaitá (Sul e sudeste)
(b) Lagoa Santa (MG)
(c) Sambaqui (Litoral brasileiro)
(d) Amazônico e marajoara (Norte)
(e) Astecas no (Sul)

3ª Cite as Principais características dos seguintes povos:
*Povo Lagoa Santa (MG)
 *Povo Sambaqui (Litoral Brasileiro)
 *Povos amazônicos 
*Umbu  (Sul e sudeste)

Atividade Complementar 

4º Esta atividade encontra se na vídeo aula do Centro de Mídias para responde lá  é necessário assisti-la.
https://www.youtube.com/watch?v=UZTcZUXufF4
Assista ao vídeo “Os dinossauros da Chapada do Araripe – Expedições” da tv Brasil e, depois, responda as questões norteadoras do slide a seguir 
Atividade complementar 
Questões norteadoras para o vídeo “Os dinossauros da chapada do Araripe – Expedições”, da Tv Brasil 
1- Quais as profissões dos apresentadores do programa? 2- Que tipo de fosseis podem ser encontradas no sítio arqueológico do Araripe e qual a datação aproximada? 3- Fóssil vivo: explique sobre este conceito arqueológico que aparece no vídeo 


Enviar a atividade pelo Whatsapp 992005878 ou pelo  Email; adilsonmoreira@prof.educacao.sp.gov.br




Bons Estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário