terça-feira, 9 de junho de 2020

6ºB Arte


E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020 Arte 6ª A/B

PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes

 Conteúdo: Dança



COMPETENCIAS/HABILIDADES: (EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea





Situação de aprendizagem I Caderno do aluno vol.2  pág.7-8
Atividade 1 -Sondagem Copie em seu caderno de arte
DANÇAS FOLCLÓRICAS – Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração. No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.

Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.
 RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
 ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
 FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
 PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
 TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

 ATIVIDADE 1 – SONDAGEM NÃO PRECISA DE COPIAR SOMENTE RESPONDER NO CADERNO DO ALUNO.
Você terá oportunidade de mostrar o que já conhece sobre dança popular, folclórica paulista e brasileira, assim como, os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço). Em seguida, responda às questões:
1. O que você entende por cultura popular? 2. O que você entende por dança popular, folclórica paulista e brasileira? 3. Você conhece os fatores de movimento? 4. Você gosta de dançar? Quais estilos mais gosta? 5. Você estuda ou já estudou dança, dentro ou fora da sua escola? Conte um pouco sobre essa experiência. 6. O que você entende por movimentos corporais?
7. O que você entende por espaço e tempo na dança? 8. Que tipo de dança você já dançou nas festas juninas da escola? 9. Você conhece estas danças: frevo, catira, Xaxado, chimarrita? Se não conhece, imagina como elas são? Saberia dizer quais são as origens delas? 10. Você considera a capoeira uma luta ou uma dança?

Observações:           Deixe registrado no seu caderno de desenho, todas as atividades que realizar.
Coloque data, se você for do 6ºA dia 12/ 06/ 2020 se for do 
6º B a data é 09/06/2020
As datas correspondem ao dia de sua aula                             



Nenhum comentário:

Postar um comentário