E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020 Arte 6ª A/B
PROFESSOR(A):
Ivalda Aparecida Sampaio Gomes
Conteúdo: Dança
COMPETENCIAS/HABILIDADES:
(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças
folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento
dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea
Situação de aprendizagem I Caderno do
aluno vol.2 pág.7-8 |
Atividade 1 -Sondagem Copie em seu caderno de arte
DANÇAS
FOLCLÓRICAS – Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e
africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma
região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos
etc., e que são transmitidas também de geração para geração. No Brasil, o
Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são
danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de
São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
Esses
são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os
costumes do povo de uma determinada região.
RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino,
coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do
movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do
movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece.
Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele
encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do
corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme
e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de
forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em
relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e
segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são
“leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os
movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir
a duração, o ritmo, a pulsação etc.
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM NÃO PRECISA DE COPIAR SOMENTE
RESPONDER NO CADERNO DO ALUNO.
Você terá oportunidade de mostrar o
que já conhece sobre dança popular, folclórica paulista e brasileira, assim
como, os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço). Em seguida,
responda às questões:
1. O que você entende por cultura popular?
2. O que você entende por dança popular, folclórica paulista e brasileira? 3.
Você conhece os fatores de movimento? 4. Você gosta de dançar? Quais estilos
mais gosta? 5. Você estuda ou já estudou dança, dentro ou fora da sua escola?
Conte um pouco sobre essa experiência. 6. O que você entende por movimentos
corporais?
7. O que você entende por espaço e
tempo na dança? 8. Que tipo de dança você já dançou nas festas juninas da
escola? 9. Você conhece estas danças: frevo, catira, Xaxado, chimarrita? Se
não conhece, imagina como elas são? Saberia dizer quais são as origens delas?
10. Você considera a capoeira uma luta ou uma dança?
Observações: Deixe registrado no seu caderno de
desenho, todas as atividades que realizar.
Coloque
data, se você for do 6ºA dia 12/ 06/ 2020 se for do
6º
B a data é 09/06/2020
As
datas correspondem ao dia de sua aula
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário