terça-feira, 9 de junho de 2020

Arte 9ºA


E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020     9 º A/B Arte

PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes

 Conteúdo - Dança

HABILIDADES Habilidade: Habilidade: (EF09AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.



Situação de aprendizagem I Caderno do aluno vol.2 pág. 6 e 7 – data 11/06/2020 corresponde ao dia de sua aula
Atividade 1 -Sondagem Copie em seu caderno de arte se possível assista os vídeos citados a baixo
 Nesse bimestre estudaremos os elementos constitutivos do movimento cotidiano e dançado; a história da dança tradicional e contemporânea; as formas de expressão, representação e encenação de dança contemporânea; as tecnologias digitais na dança; as composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.  É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Para a ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam  grupos profissionais de dança folclórica.
Dança contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.

Elementos constitutivos do movimento cotidiano:  
1. Movimento corporal – quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço; 
2. Percepção do tempo - velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo; 
3. Exploração do espaço - direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto) e extensões (perto, médio e longe). 
RENGEL, L. P. et al. Elementos do movimento na Dança. Salvador: UFBA, 2017. Disponível em:  <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174968/2/eBook_Elementos_do_mo vimento_na_Danca-Licenciatura_em_Danca_UFBA.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2020.
Elementos constitutivos do movimento dançado: Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias. 
1. Espaço - forma direta ou flexível; 2. Tempo – rápido, lento ou moderado; 3. Peso - leve ou forte; 4. Fluência (fluxo) – livre ou controlado.
RAMON, M. Rudolf von Laban. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/tollens/rudolf-vonlaban>. Acesso em: 11 mar. 2020.
  Tecnologias digitais na dança:  A intervenção da tecnologia na produção artística é um conceito ainda muito recente em termos históricos, estando ainda em construção. Existem, no entanto, diversas maneiras de detectar a relação da tecnologia com a dança, como são os casos da videodança, dança telemática, dança-computador, etc.

Correio Braziliense. Uso dos computadores leva a dança a uma transformação quase inimaginável. Disponível em:  <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2011/01/05/interna_tecnol
ogia,230942/uso-dos-computadores-leva-a-danca-a-uma-transformacao-quaseinimaginavel.shtml>. Acesso em: 11 mar. 2020.
DANÇA E TECNOLOGIA: UM ENCONTRO DE CORPOS REAIS E VIRTUAIS.  Estadão, 2019.
Disponível em: <https://patrocinados.estadao.com.br/mozarteum/2019/08/08/danca-etecnologia-um-encontro-de-corpos-reais-e-virtuais/>. Acesso em: 11 mar. 2020.

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM NÃO PRECISA DE COPIAR AS PERGUNTAS SOMENTE RESPONDER NO CADERNO
1. Quais são os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentamos sempre da mesma maneira em qualquer situação cotidiana?
2. Os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, é o mesmo que fazemos no pátio da escola? O espaço interfere em nossos movimentos?
3. Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?
4. Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por quê?
5. A expressão e a representação do dançarino ao apresentar-se para o público são iguais às suas expressões e representações no dia-a-dia?
6. Vocês já viram ou participaram de uma apresentação de dança tradicional? Comentem. 
7. Deem exemplos de danças tradicionais que conhecem.
8. Como vocês caracterizariam uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem livremente?
9. O que vocês pensam sobre dança contemporânea?
10. Será que a dança contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional quanto aos passos e movimentos?
11. Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?
12. Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva? Quais?
13. Vocês já assistiram ou conhecem composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros?


Nenhum comentário:

Postar um comentário