E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020 9 º A/B Arte
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes
Conteúdo - Dança
HABILIDADES Habilidade: Habilidade: (EF09AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.
Situação
de aprendizagem I Caderno do aluno vol.2 pág. 6 e 7 – data 11/06/2020 corresponde
ao dia de sua aula
|
Atividade
1 -Sondagem Copie em seu caderno de arte se possível assista os vídeos citados
a baixo
Nesse bimestre estudaremos os elementos
constitutivos do movimento cotidiano e dançado; a história da dança
tradicional e contemporânea; as formas de expressão, representação e encenação
de dança contemporânea; as tecnologias digitais na dança; as composições de
dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros
de diferentes épocas. É importante que
você realize registros durante o desenvolvimento das atividades para
colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Para a ampliação de seu
repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o
desenvolvimento das atividades.
Dança tradicional: Também conhecida como
dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A
dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou
idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora
existam grupos profissionais de dança
folclórica.
Dança contemporânea: A partir das
décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço
a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos
experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando
de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de
recursos tecnológicos.
Elementos constitutivos do movimento
cotidiano:
1. Movimento corporal – quando um corpo ou
parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;
2. Percepção do tempo - velocidade do
movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento),
contratempo;
3. Exploração do
espaço
- direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno,
médio e grande), níveis (baixo, médio e alto) e extensões (perto, médio e
longe).
RENGEL, L. P. et al. Elementos do
movimento na Dança. Salvador: UFBA, 2017. Disponível em:
<https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174968/2/eBook_Elementos_do_mo
vimento_na_Danca-Licenciatura_em_Danca_UFBA.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2020.
Elementos constitutivos do movimento
dançado: Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou
ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus
estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.
1. Espaço - forma direta ou
flexível; 2. Tempo – rápido, lento ou moderado; 3. Peso - leve ou forte; 4.
Fluência (fluxo) – livre ou controlado.
RAMON, M. Rudolf von Laban. Disponível
em: <https://pt.slideshare.net/tollens/rudolf-vonlaban>. Acesso em: 11
mar. 2020.
Tecnologias digitais na dança:
A intervenção da tecnologia na produção artística é um conceito ainda
muito recente em termos históricos, estando ainda em construção. Existem, no
entanto, diversas maneiras de detectar a relação da tecnologia com a dança,
como são os casos da videodança, dança telemática, dança-computador, etc.
Correio Braziliense. Uso dos
computadores leva a dança a uma transformação quase inimaginável. Disponível
em:
<https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2011/01/05/interna_tecnol
ogia,230942/uso-dos-computadores-leva-a-danca-a-uma-transformacao-quaseinimaginavel.shtml>.
Acesso em: 11 mar. 2020.
DANÇA E TECNOLOGIA: UM ENCONTRO DE
CORPOS REAIS E VIRTUAIS. Estadão,
2019.
Disponível em:
<https://patrocinados.estadao.com.br/mozarteum/2019/08/08/danca-etecnologia-um-encontro-de-corpos-reais-e-virtuais/>.
Acesso em: 11 mar. 2020.
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM NÃO PRECISA DE COPIAR AS PERGUNTAS SOMENTE RESPONDER NO
CADERNO
1. Quais são os elementos que compõem
os nossos movimentos? Será que nos movimentamos sempre da mesma maneira em
qualquer situação cotidiana?
2. Os movimentos que fazemos dentro da
sala de aula, entre as carteiras, é o mesmo que fazemos no pátio da escola? O
espaço interfere em nossos movimentos?
3. Quando passeamos pelas ruas ou
quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou
imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?
4. Os movimentos do dia-a-dia são
iguais aos movimentos representados nas danças? Por quê?
5. A expressão e a representação do
dançarino ao apresentar-se para o público são iguais às suas expressões e
representações no dia-a-dia?
6. Vocês já viram ou participaram de
uma apresentação de dança tradicional? Comentem.
7. Deem exemplos de danças
tradicionais que conhecem.
8. Como vocês caracterizariam uma
dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem
livremente?
9. O que vocês pensam sobre dança
contemporânea?
10. Será que a dança contemporânea
possui as mesmas regras da dança tradicional quanto aos passos e movimentos?
11. Quais as possíveis diferenças
entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à música, ao
figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?
12. Tecnologias digitais podem ser
utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva? Quais?
13. Vocês já assistiram ou conhecem
composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros
e/ou estrangeiros?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário