terça-feira, 16 de junho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA – 8º ANO A E B - AULA 2 - 2º BIMESTRE - PROFª CIDINHA GOMES

EDUCAÇÃO FÍSICA – 8º ANO A E B - 2º BIMESTRE 2020

EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFª CIDINHA GOMES

AULA 2

 

Esporte de Campo e Taco: categoria que reúne as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos. (CURRÍCULO PAULISTA, 2019)

1.    Você já teve a oportunidade de praticar esportes de Campo e Taco?

2.    Quais esportes?

3.    Pode identificar materiais específicos das modalidades?

4.    Você conhece regras específicas das modalidades? Quais?

5.    Você já participou de um jogo de Taco ou Bets? Quais são as regras dos jogos?

6.    Quais são os implementos necessários para a prática?

7.    Quais são os possíveis lugares para a prática?

8.    É possível realizarmos a prática destes jogos na quadra, em outro espaço da escola ou até na rua de sua casa?

 

A CRIAÇÃO DO BEISEBOL

Chegou a hora de conhecermos mais sobre o Beisebol. Vamos explorar a sua história, seu processo de criação e desenvolvimento, suas características e regras e sua chegada ao Brasil. Logo de cara, já é possível perceber que a grafia utilizada aqui no Brasil é Beisebol, diferentemente de outros países, que, em sua grande maioria, utilizam a grafia de origem inglesa, Baseball. A palavra Baseball, por si só, em tradução livre, seria algo relacionado à bola e às bases, indicando os possíveis caminhos para um dos seus maiores objetivos: rebater a bola e correr pelas bases localizadas no campo. A sua origem é nebulosa. Não é possível afirmar com exatidão o período nem o local exato de sua criação, porém existem alguns documentos franceses do século XIV que apresentam um jogo parecido com o beisebol já acontecendo na França naquele período.

Também existem referências no Reino Unido, datadas de 1744, que relatam um jogo similar ao beisebol que ocorria na Inglaterra e na Irlanda e que poderia ter sido levado para os Estados Unidos por imigrantes ingleses. Outros documentos da América do Norte, datados da segunda metade do século XVIII, apontam o americano Abner Doubleday como criador do esporte, na cidade de Cooperstown, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1839.

 

O BEISEBOL NO MUNDO

O beisebol é um esporte muito conhecido e praticado na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, onde existe uma liga profissional, conhecida como Major League Baseball (MLB). Também é amplamente praticado em alguns outros países da América Central, da região do Caribe, como Cuba e Porto Rico, em países da América do Sul, como Venezuela e Brasil, como também na Ásia Oriental, no Japão. Apesar de ser um esporte popular em vários países do mundo, somente no ano de 2016 o beisebol foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como modalidade olímpica e fará parte do rol de modalidades dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados no Japão.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS (ATAQUE E DEFESA) E OS ASPECTOS TÁTICOS E TÉCNICOS DO BEISEBOL

Agora vamos conhecer um pouco mais da dinâmica do beisebol. O maior objetivo do jogador atacante é rebater a bola o mais longe possível dentro do território válido do campo, dificultando a captura da bola pelos jogadores defensores, para, assim, conseguir avançar por todas as bases.

Após a rebatida, o atacante deverá seguir no sentido anti-horário, partindo da base principal, seguindo para a direita no sentido da primeira base, depois para a segunda base e em seguida para a terceira base, para finalmente retornar à base principal e marcar o ponto.

Para a equipe defensora, o seu maior objetivo é evitar que a equipe atacante marque pontos, das seguintes formas:

• Eliminar o jogador atacante (rebatedor). Para isso, o arremessador precisa lançar a bola de maneira que dificulte a rebatida. Assim, o arremessador e o receptor podem combinar os tipos de arremessos, sendo: as bolas rápidas (arremessos com maior velocidade), bolas lentas (arremessos que buscam enganar o rebatedor com a perda de velocidade da bola ao final da trajetória) e bolas de efeito ou com efeito (arremessos em que os jogadores imprimem efeitos no momento do lançamento da bola, podendo gerar curvas ou diferentes mudanças de direção durante a trajetória da bola);

• Após três tentativas frustradas de rebatida, o jogador atacante é eliminado (strike-out) e um novo rebatedor tomará o seu lugar;

• O arremessador, o receptor e os demais defensores precisam trabalhar juntos para eliminar três rebatedores da equipe atacante, o que encerra a rodada e promove a troca das funções das equipes: a equipe que defendia passa a atacar e a equipe que atacava passa a defender;

• Caso um rebatedor tenha conseguido rebater a bola e avance para uma das bases (transforma-se em um corredor), os jogadores da defesa também precisam estar atentos para não deixar este atacante avançar mais bases e completar as quatro bases, para marcar o ponto. Para isso, são realizadas jogadas para a sua eliminação.

Além deste texto, faça também uma pesquisa na internet e responda:

1.    Quais são as principais semelhanças entre o Beisebol e o jogo de bets (ou bolibete)?

2.    Como funciona a pontuação do Beisebol?

3.    Como acontece a cooperação nesses diferentes esportes?

4.    Quais são os campeões mundiais de Beisebol em 2019?

5.    Quais são as equipes com mais títulos pelo Major League Baseball (MLB)?

6.    Qual país ganhou medalha de ouro no beisebol nos Jogos Pan-americanos de Lima em 2019?

7.    Pesquise outros três ou mais de campeonatos no Brasil e/ou no mundo de Beisebol.

 

Aguardo sua atividade pelo meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

Ou pelo grupo da sala no WhatsApp

Grande abraço!

Profª Cidinha Gomes

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário