terça-feira, 9 de junho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ANO A - 2º BIMESTRE 2020 - PROFª CIDINHA GOMES

EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ANO A - 2º BIMESTRE 2020

EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFª CIDINHA GOMES

AULA 1

 


 

Olá alunos e alunas do 9 ano A!

Como não conseguimos terminar o Caderno do 1º bimestre, vamos dar continuidade, ok?.

Então, vou dar o nome nessa atividade de "AULA 1" do 2º bimestre, e, se possível, façam e me entreguem na semana que vem, pois semana que vem vou postar a aula 2, hehe.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA: DANÇAS

CONHECENDO E EXPERIMENTANDO ALGUMAS DANÇAS DE SALÃO

As Danças exploram o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. As danças podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas as formas mais comuns. Diferentes de outras práticas corporais rítmico-expressivas, elas se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, que permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas. (BRASIL, 2017)

1ª Parte:

Para começar, que tal conversarmos um pouco sobre as danças de salão? Vamos lá!

  1. Você sabe o que significa a expressão “dança de salão”?
  2.  Conhece alguma dança de salão? Qual?
  3. Já teve a oportunidade de praticá-la? Onde?
  4. Já assistiu a algum filme com alguma dança de salão? Qual?
  5. Já participou ou assistiu (na televisão ou na internet) a alguma competição de danças de salão?

2ª Parte:

Realize uma pesquisa sobre o forró e sobre o bolero. Para auxiliá-lo, sugiro um roteiro para a busca de algumas informações importantes sobre o tema, porém, fique à vontade para buscar mais dados além das indicações, caso seja necessário:

  1.  Onde e quando surgiu essa dança de salão?
  2. Quando e como essa dança chegou ao Brasil?
  3. Quais são as suas principais características?
  4. Cite alguns passos específicos utilizados no desenvolvimento dessa dança.
  5. Como funciona uma competição dessa dança de salão?
  6. Quando comparamos a prática da época do seu surgimento e aquela dos dias atuais, é possível encontrar diferenças e/ou semelhanças? O que mudou?
  7. Qual é a sua importância para a cultura das danças de salão no Brasil e na América do Sul?

 

3ª parte:

Depois de conhecer um pouco sobre as duas danças de salão, o forró e o bolero, vamos analisar os possíveis pontos em comum, realizando o estudo indicando SIM ou NÃO no seu caderno.

DANÇAS DE SALÃO

FORRÓ

BOLERO

É considerada uma dança de salão de origem brasileira.

 

 

É dançada aos pares.

 

 

 

Os parceiros de dança precisam ter sincronia e ritmo.

 

 

Possui movimentações básicas: para a esquerda e para a direita / para a frente e para trás / giros.

 

 

Possui movimentação e passos específicos, mas as coreografias podem ser improvisadas durante a dança.

 

 

Pode ser dançada em momentos de lazer, mas também em competições nacionais e internacionais.

 

 

 

 

Aguardo sua atividade pelo meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

Ou

pelo WhatsApp.

Grande abraço!

Profª Cidinha Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário