terça-feira, 23 de junho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ANO A - AULA 3 - 2º BIMESTRE - PROFª CIDINHA GOMES

EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ANO A - 2º BIMESTRE 2020

EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFª CIDINHA GOMES

 

AULA 3

 

Fonte: Disponível em: < https://www.colorirgratis.com/desenhos-de-esportes-de-combate-desportos-de-combate-para-colorir.html>. Acesso em: 23 jun. 2020.

TEMA: Lutas e Esportes

OBJETIVOS: Conhecer os conceitos dos temas.

 

Habilidades:

(EF09EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando suas culturas de origem.

(EF09EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

 

As lutas focalizam as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário (Judô, Aikido, Jiu-Jítsu, Muay Thai, Boxe, Boxe Chinês, Esgrima, Kendo etc.).

Os esportes de combate reúnem modalidades caracterizadas como disputas nas quais o oponente deve ser subjugado com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa (Judô, Boxe, Esgrima, Taekwondo etc.).

(BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.)

 

O que eu sei sobre as lutas?

 

Atividade 1

 

Para começar, que tal conversamos um pouco sobre as lutas?

  1. Ao longo de sua escolaridade você já teve contato com diferentes modalidades de lutas. Quais são elas?

2.    Atualmente você pratica alguma luta? Se sim, qual? Nos conte um pouco sobre ela.

3.    Homens e mulheres podem praticar qualquer modalidade?

4.    Quais equipamentos são necessários para a prática das lutas? Para que eles servem?

5.    As lutas podem ser praticadas em qualquer lugar? Por quê?

6.    Você sabe como funcionam as competições? Existem regulamentos e regras específicas?

7.    O Brasil é representado nessas competições? Como?

8.    Você considera violenta a prática das lutas? Por quê?

 

 

Atividade 2  


 

Realize uma pesquisa sobre o Caratê, o Boxe ou o Muay Thai.

Para auxiliá-lo, sugiro um roteiro para a busca de algumas informações importantes sobre o tema, porém, fiquem à vontade para buscar mais dados além das indicações, caso seja necessário:

 

1.    Onde e quando surgiu essa prática?

2.    Quando e como essa prática chegou ao Brasil?

3.    Quais são as principais características e objetivos dessa modalidade?

4.    Cite quais são os equipamentos e instrumentos específicos utilizados em sua prática.

5.    Quais são as regras e como funciona uma competição dessa modalidade?

 

 

Boa aula!!!

Aguardo sua atividade:

 No Google Classroom

Ou

Para o grupo da sala no WhatsApp

OU

para meu e-mail institucional:

gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

 

Grande abraço a todos!😉

Profª Cidinha Gomes

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário