terça-feira, 23 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA -PROFESSORA REGINA ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA DO DIA 22 DE JUNHO DE 2020.

Professor: REGINA MARIA DE FARIA    Componente Curricular: Língua Portuguesa
Turma: 6A / 6B     Data :  23/06/3020     
Nome: __________________ Nº
                                           Plano de aula  :

° Enviar  as atividades até 26/06 para o e mail  (reginamariafaria@professor.educacao.sp.gov.br)

                                    Situação de Aprendizagem C.A (páginas 21,22,23,24,25, e26).

° EF69LP07B Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
° ( EF69LP56) Fazer o uso consciente e reflexivo da norma padrão em situação de fala e escrita em textos de diferentes gêneros , levando em consideração o contexto , situação de produção e as características do gênero .

                                              Desenvolvimento :  Os alunos deverão responder as questões após observarem  as imagens e responder no caderno .

Atividade 1 -    – O que é, o que é? Nem tudo que voa é pássaro?                                                       

Atividade 2 – É um pássaro? É o Super-Homem? Não! É o 14 BIS!

 Depois de ler o texto, responda às questões propostas.

 ATIVIDADE 3 – E POR FALAR EM AVIÃO...
 Faça o seu! Siga as instruções .
E então? Seu avião levantou voo...?
2. Analise as etapas de construção do avião de papel e o modo como as instruções são dadas ao leitor.
a) Em que modo verbal os verbos são utilizados: indicativo, subjuntivo ou imperativo?
 b) Transcreva alguns trechos em que esses verbos ocorrem, para justificar sua resposta.
 c) Em textos instrucionais e prescritivos, é comum a ocorrência de verbos no modo imperativo. Qual é o efeito de sentido produzido no texto, em relação ao “comportamento” do interlocutor?
 Assinale a alternativa correta.
 ( ) Espera-se que o interlocutor relate os procedimentos para conseguir desenvolver algo.
 ( ) Espera-se que o interlocutor siga os procedimentos adequados para desenvolver algo.
 ( ) Espera-se que o interlocutor escolha os procedimentos adequados para desenvolver algo.
4. Observe que as instruções escritas são acompanhadas por imagens. No gênero em estudo, há relações de sentido entre os recursos verbais e os recursos não verbais? Comente.
 5. Observe as instruções 4 e 11 a seguir.
“4. Os dois cantos devem ser dobrados de modo a se encontrarem.”
 “11. As asas devem ter o mesmo tamanho, para evitar que o avião se desestruture no voo.”
 a) Explique o efeito de sentido produzido pelo uso das locuções verbais em destaque.
b) O verbo “devem” apresenta-se também no modo imperativo, como nos demais itens das instruções?) Por que isso ocorre?
Como se analisou anteriormente, os verbos no modo imperativo fazem um apelo direto ao interlocutor, chamando-o a executar uma ação ou um processo, por exemplo: “Pegue (você) uma folha de papel retangular”. Já em “Os dois cantos devem ser dobrados” e “As asas devem ter o mesmo tamanho”, os verbos introduzem uma informação declarativa sobre algo.
c) Em que tempo verbal as informações são dadas em “Os dois cantos devem ser dobrados” e “As asas devem ter o mesmo tamanho”?
 d) As expressões “Os dois cantos” e “As asas” podem ser substituídas por pronomes? Reescreva as sentenças com as possibilidades de substituição.
 e) Os pronomes que você utilizou na resolução da questão anterior referem-se à 1ª, 2ª ou 3ª pessoa verbal? Que efeito de sentido o emprego dessa pessoa verbal produz no texto?
 As pessoas verbais situam os interlocutores na produção do discurso: • primeira pessoa (eu, nós) – “a pessoa que fala” (o enunciador, o locutor); • segunda pessoa (tu, vós, você, vocês) – “a pessoa com quem se fala” (o enunciatário, o interlocutor); • terceira pessoa (ele, ela, eles, elas) – “a pessoa de que/quem se fala” (o referente, o assunto).

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