ROTEIRO DE ESTUDO – Atividade
1
Escola Estadual Professora Maria Cintra Nunes
Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves Disciplina: Língua
Portuguesa
Ano/Série: 3º ano A
Tema da aula: A língua
portuguesa na contemporaneidade
Objetivos: conhecer a literatura
e a construção da modernidade e do moderno, na perspectiva do texto, contexto e
intertexto.
Habilidades:
EM13LP50 – Analisar relações intertextuais e interdiscursivas
entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento
histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a
literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
Metodologia- passo a passo para
desenvolver o tema e realizar as atividades:
1º Recapitulando: para retomar nossos estudos, ouça
o Podcast, com o título: Recapitulando 3ª série, acessando o link abaixo:
2º Utilizaremos o Caderno do aluno, 1º
Bimestre, a partir da página 92 – Atividade 2, com adaptações.
3º Para realizar as atividades propostas, assista
ao vídeo explicativo, com o link abaixo.
4º Atividade D – A caracterização do gênero Poema
Poema e Poesia são a mesma coisa?
Resposta: Não. Quando se trata de poesia
estamos nos referindo na manifestação artística, ou seja, na forma da arte:
pintura, fotografia, escultura, música, poema, entre outros. Já quando se trata
de poema estamos definindo um gênero textual com estrutura, característica e
função social.
Para refletirmos sobre a pergunta acima realize
esta atividade de Intertextualidade:
Analise os textos 1 e 2 para responder as
perguntas, no caderno. Não há necessidade de copiar os textos.
Texto 1
Música: Anjos – Rappa
Link:
Anjos (Pra quem tem fé)
O Rappa
Oh Lord, oh Lord, oh Lord, oh Lord
Lord, Lord, Lord, Lord
Oh Lord, oh Lord, oh Lord, oh Lord
Lord, Lord, Lord, Lord
Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim
Não tem fim, é
Se você não aceita o conselho, te respeito
Resolveu seguir, ir atrás, cara e coragem
Só que você sai em desvantagem se você não tem
fé
Se você não tem fé
Te mostro um trecho, uma passagem de um livro
antigo
Pra te provar e mostrar que a vida é linda
Dura, sofrida, carente em qualquer continente
Mas boa de se viver em qualquer lugar, é
Volte a brilhar, volte a brilhar
Um vinho, um pão e uma reza
Uma lua e um sol, sua vida, portas abertas
Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida…
Fonte: LyricFind
Texto 2
Mar Português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fernando Pessoa Pessoa, F. Mensagem. Poema X
Mar Português. Edições Ática: Lisboa. 1959.
Atividade 1: Copiar a pergunta e responder no caderno:
A)
Qual
o gênero textual, tema, característica e função social do Texto 1 e do Texto 2?
B)
Intertextualidade
é relacionar textos e identificar o que há de comum entre eles. Lembrando que
quando se fala de texto estamos tratando sobre qualquer tipo de comunicação que
faça sentido. Escreva em seu caderno quais os pontos comuns entre o texto 1 e o
texto 2.
C)
Nesse
tempo de pandemia, como estou me sentindo e em que acredito?
D)
Como
estão minhas atitudes? Se arriscar vale a pena? Em quem e em que confio? Do que
tenho medo? As decisões que eu tomei na vida, valeram a pena?
5º Realizar a pesquisa do Caderno do Aluno – 1º
Bimestre página 99, seguindo as seguintes orientações:
Para realizar a pesquisa, responda as duas
perguntas utilizando o Google.
Lembre-se: verifique se o site que está
navegando é confiável e as informações corretas.
Não se esqueça de, ao final da pesquisa,
colocar a fonte de pesquisa e a última data de acesso.
Recursos:
- Podcast;
- Vídeo, com acesso ao Youtube;
- Caderno do aluno de Língua Portuguesa – 1º
bimestre;
- Vídeo explicativo.
Forma de comunicação:
- Blog Escola Estadual Professora Maria Cintra;
- Grupo de Whatsapp da Sala;
- Google “Classroom” – Plataforma Centro de
Mídias de São Paulo.
Avaliação:
Acompanhamento da realização das atividades em
plantão de dúvidas e atendimento individual.
Resultados e encaminhamentos:
Apresentação das atividades pelos alunos,
utilizando a Plataforma “Google Classroom”; Whastsapp, E-mail Institucional.
Data de Devolução: 23/06/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário