ROTEIRO DE ESTUDO – Atividade
2
Escola Estadual Professora Maria Cintra Nunes
Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves Disciplina: Língua
Portuguesa
Ano/Série: 3º ano A
Tema da aula: Escola
literária moderna e o Modernismo no Brasil
Objetivos: compreender a relação
entre literatura brasileira e o modernismo no Brasil.
Habilidades:
EM13LP49 Perceber as peculiaridades estruturais
e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano
nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos
poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão
política e social de textos da literatura marginal e da periferia para experimentar
os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
Metodologia- passo a passo para
desenvolver o tema e realizar as atividades:
Para começo de
conversa...
Podcast – O que é Literatura? – ouça,
clicando no link abaixo:
1º Leia e analise o
Mapa Mental sobre o Modernismo e depois copie em seu caderno.
Fonte: site de imagens gratuitas - Pinterest, último acesso: 25/06/2020.
2º Utilizaremos para as atividades propostas o
Caderno do Aluno de Língua Portuguesa, 2º Bimestre a partir da página 103.
3º Assista ao vídeo explicativo,
para realizar as atividades propostas, com o link abaixo:
4º Para realizar a pesquisa do Caderno do
Aluno, página 105, assista a vídeo aulo do Centro de Mídias de
São Paulo – “Vanguardas artísticas europeias”, link abaixo.
Realize uma pesquisa a
partir das questões abaixo e apresente-a à turma.
a) No que consistiu o
período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início
do século XX, na
Europa?
b) Nesse contexto de
inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11
e 18 de fevereiro de
1922? O que ela representou considerando a busca por uma identidade
nacional da época?
c) Consulte informações
sobre o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia.
Descreva as
constatações em seu caderno.
Atenção!!!!! Orientações para a pesquisa:
Certifique-se que os sites que estão acessando
as informações procedem e são confiáveis. Marque no caderno, ao final da
pesquisa o nome do site e a última data de acesso.
Recursos:
- Podcast;
- Mapa mental;
- Caderno do aluno de Língua Portuguesa – 2º
bimestre;
- Vídeo aula no Centro de Mídias de São Paulo;
- Vídeo explicativo.
Forma de comunicação:
- Blog Escola Estadual Professora Maria Cintra;
- Grupo de Whatsapp da Sala;
- Google “Classroom” – Plataforma Centro de
Mídias de São Paulo.
Avaliação:
Acompanhamento da realização das atividades em
plantão de dúvidas e atendimento individual.
Resultados e encaminhamentos:
Apresentação das atividades pelos alunos,
utilizando a Plataforma “Google Classroom”; Whastsapp, E-mail Institucional.
Data de Devolução: 03/07/20200
Nenhum comentário:
Postar um comentário