sexta-feira, 26 de junho de 2020

Roteiro de Estudo_Atividade 2_ Língua Portuguesa_3ª série A_Professora Ana Luísa

ROTEIRO DE ESTUDO – Atividade 2


Escola Estadual Professora Maria Cintra Nunes Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves                                Disciplina: Língua Portuguesa      
Ano/Série: 3º ano A

Tema da aula: Escola literária moderna e o Modernismo no Brasil

Objetivos: compreender a relação entre literatura brasileira e o modernismo no Brasil.

Habilidades:

EM13LP49 Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Metodologia- passo a passo para desenvolver o tema e realizar as atividades:
 
Para começo de conversa...











Podcast – O que é Literatura? – ouça, clicando no link abaixo:


Leia e analise o Mapa Mental sobre o Modernismo e depois copie em seu caderno.
Fonte: site de imagens gratuitas - Pinterest, último acesso: 25/06/2020.
2º Utilizaremos para as atividades propostas o Caderno do Aluno de Língua Portuguesa, 2º Bimestre a partir da página 103.

Assista ao vídeo explicativo, para realizar as atividades propostas, com o link abaixo:


4º Para realizar a pesquisa do Caderno do Aluno, página 105, assista a vídeo aulo do Centro de Mídias de São Paulo – “Vanguardas artísticas europeias”, link abaixo.


Realize uma pesquisa a partir das questões abaixo e apresente-a à turma.
a) No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início
do século XX, na Europa?
b) Nesse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11
e 18 de fevereiro de 1922? O que ela representou considerando a busca por uma identidade
nacional da época?
c) Consulte informações sobre o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia.
Descreva as constatações em seu caderno.

   Atenção!!!!! Orientações para a pesquisa:
Certifique-se que os sites que estão acessando as informações procedem e são confiáveis. Marque no caderno, ao final da pesquisa o nome do site e a última data de acesso.

Recursos:

- Podcast;
- Mapa mental;
- Caderno do aluno de Língua Portuguesa – 2º bimestre;
- Vídeo aula no Centro de Mídias de São Paulo;
- Vídeo explicativo.

Forma de comunicação:

- Blog Escola Estadual Professora Maria Cintra;
- Grupo de Whatsapp da Sala;
- Google “Classroom” – Plataforma Centro de Mídias de São Paulo.

Avaliação:

Acompanhamento da realização das atividades em plantão de dúvidas e atendimento individual.

Resultados e encaminhamentos:

Apresentação das atividades pelos alunos, utilizando a Plataforma “Google Classroom”; Whastsapp, E-mail Institucional.

Data de Devolução: 03/07/20200

Nenhum comentário:

Postar um comentário