SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 -
Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
Professor (A): Tania Aparecida Vilas Boas
Componente Curricular: Biologia
Público Alvo: 3ª Série A/B
Data (Período): _09/06/2020 A
16/06/2020 Duração: __02 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Como
vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.
Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não
se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até
que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com
muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de
quarentena.
Vamos começar!!!!
DIVERSIDADE
DA VIDA E ESPECIFICIDADES DOS SERES VIVOS
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
Biologia
das plantas:
•
Aspectos comparativos da evolução das plantas;
•
Adaptação das angiospermas quanto à organização, ao crescimento, ao
desenvolvimento e à nutrição.
-
HABILIDADE:
• Reconhecer as principais características do
desenvolvimento das angiospermas;
• Comparar os
diferentes grupos vegetais com base nas respectivas aquisições evolutivas;
• Associar as
características morfofuncionais dos grandes grupos vegetais aos diferentes
habitats por eles ocupados;
• Relacionar o movimento das plantas às condições de
luminosidade;
• Identificar os grandes grupos de seres vivos a partir
de características distintivas;
-
TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas
de material de apoio:
·
Para realizar as atividades propostas você
deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também, se você
tiver, livros didáticos e a internet.
·
Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos
endereços eletrônicos abaixo:
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
ü
Vídeos aulas do CMSP : 09/06/2020 – 19:15h à 20:00h e
Dicas
de material de apoio:
- CA
– Caderno do aluno
- Livros
didáticos de Biologia
- Vídeos aulas do CMSP
:
ü 09/06/2020
– 19:15h à 20:00h e
ü 16/06/2020
– 19:15h à 20:00h
Vídeos
sugeridos no CA:
- “What
a Wonderful World” (“Que Mundo Maravilhoso”)
(acesso
em 16.mar.2020)
Outros sites sugeridos:
- https://www.youtube.com/watch?v=E9_1aDsj8Xk
- https://www.infoescola.com/biologia/evolucao-das-plantas/
- https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/vegetais-evolucao-e-adaptacao-das-plantas-a-vida-na-terra.htm?cmpid=copiaecola
- METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer
questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades 1,2 e 3 você deverá copiar e responder todas as
questões no Caderno de Classe.
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
1º MOMENTO – INTRODUÇÃO À
TEMÁTICA
Pessoal para se iniciar ao
assunto vocês deverão assistir ao vídeo Que mundo maravilhoso” acessível no
link: https://youtu.be/_KCE3z3NiQM (acesso em 16.mar.2020), primeira atividade
proposta, na página 46 do Caderno do Aluno.
Copie e responda as atividades
no caderno de classe.
ATIVIDADE
1:
Refletindo
sobre o Reino Vegetal
ATIVIDADE
2:
1) O que lhe chama a atenção nas imagens?
2)

EVOLUÇÃO
DAS PLANTAS
Para você ter mais esclarecimentos sobre a evolução das
plantas sugiro que você acesse e leia o texto: Evolução das plantas, https://www.infoescola.com/biologia/evolucao-das-plantas/ ou/e https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/vegetais-evolucao-e-adaptacao-das-plantas-a-vida-na-terra.htm?cmpid=copiaecola
IMPORTANTE: Você deve saber da importância
ecológica e econômica das algas, elas são as principais produtoras de gás
oxigênio do planeta. Além disso, constituem a base das cadeias alimentares
marítimas, e são fontes importantes de alimento para os seres humanos e outros
produtos explorados economicamente.
Dicas
de material de apoio:
Sobre o
Reino Vegetal – informações básicas e exemplos.
.
Acesso em: 16 mar. 2020.
REINO PLANTAE
BIOLOGIA
As plantas pertencem ao
Reino Plantae e são muito importantes para a manutenção da vida na Terra, pois
todos os seres vivos dependem delas para sobreviver.
Os organismos do Reino
Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São
autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese,
sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose
em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.
Os vegetais foram os
primeiros colonizadores do planeta Terra. Graças à sua autossuficiência
alimentar, eles conseguiram conquistar o ambiente. É através das plantas que a
vida no planeta se mantém.
Os vegetais são
classificados quanto à presença ou ausência de flores. As plantas que não
possuem flores e cuja estrutura reprodutora é pouco visível são chamadas
de criptógamas; e as plantas que possuem flores e cuja estrutura
reprodutora é bem visível, denominamos fanerógamas.
As plantas, quanto à
presença ou ausência de vasos condutores, são classificadas em plantas avasculares e vasculares.
Mapa Mental: Reino Plantae

As plantas avasculares são
destituídas de vasos condutores da seiva. Os filos que apresentam vegetais
avasculares são:
• Filo Bryophyta (musgos);
• Filo Hepatophyta (hepáticas);
• Filo Anthocerophyta (antóceros).
• Filo Hepatophyta (hepáticas);
• Filo Anthocerophyta (antóceros).
As plantas vasculares, também chamadas de
traqueófitas, possuem vasos condutores de seiva. Dentre os vegetais vasculares
há os que possuem sementes e os que não possuem sementes.
Os filos que possuem vegetais vasculares, que
não possuem sementes, são:
• Filo Pterophyta (samambaias e avencas);
• Filo Lycophyta (licopódios e selaginelas);
• Filo Sphenophyta (cavalinha);
• Filo Psilotophyta (psilotáceas).
• Filo Lycophyta (licopódios e selaginelas);
• Filo Sphenophyta (cavalinha);
• Filo Psilotophyta (psilotáceas).
Os filos vegetais que apresentam plantas vasculares com
sementes são as Gimnospermas e as Angiospermas.
1. Gimnospermas: vegetais que não apresentam
flores, criptógamas e nem frutos.
• Filo Coniferophyta (pinheiros e ciprestes);
• Filo Cycadophyta (cicas);
• Filo Gnetophyta (gnetáceas);
• Filo Ginkgophyta (gincobilobas).
• Filo Cycadophyta (cicas);
• Filo Gnetophyta (gnetáceas);
• Filo Ginkgophyta (gincobilobas).
2. Angiospermas: vegetais
que apresentam flores e frutos.
• Filo Magnoliophyta ou Anthophyta (árvores, capins,
etc.).
(Acesso
em 06, junho de 2020)
ATIVIDADE 3
1)
Nesta
atividade você deverá pesquisar a e completar o inforgráfico abaixo sobre a
evolução das plantas.
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom até o dia 16/06/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção
e devolutivas.
Bom trabalho!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário