SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 -
Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
PROFESSOR (A): TANIA APARECIDA VILAS BOAS
COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA
PÚBLICO ALVO: 1ª A/B SÉRIE DO EM
DATA (PERÍODO): _ 06/07/2020 A
10/07/2020 DURAÇÃO: __02 aulas__________
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA
UNIDADE TEMÁTICA:
·
A
interdependência da vida – A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais
·
Fatores
de problemas ambientais:
·
Interferência
nos ciclos naturais – efeito estufa, mudanças climáticas e uso de
fertilizantes.
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
A interdependência
da vida.
-
HABILIDADE:
·
Identificar e caracterizar as maneiras pelas
quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma
mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações
concretas;
-
TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Aplicativo
Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
- Vídeo
aula gravada no youtube
Dicas
de material de apoio:
·
CA – Caderno do aluno
·
Livros didáticos de Biologia
TEMA
DA AULA:
·
Desequilíbrio ambiental
CONTEÚDOS:
·
A intervenção humana e os desequilíbrios
ambientais
·
Fatores de problemas ambientais
·
Interferências nos ciclos naturais ( efeito
estufa, mudanças climáticas, efeito de fertilizantes).
CONCEITOS
A SEREM DOMINADOS:
Desequilíbrio ambiental / Ciclos
Naturais / Mudanças climáticas / Intervenção humana / Efeito estufa / “Fatores Bióticos”
e “Fatores Abióticos”.
METODOLOGIA:
·
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler,
fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
·
Para a realização das atividades você
deverá responder todas as questões no
Caderno de Classe ou no Caderno do Aluno se houver espaço e postar no Classroom
ou whatsapp.
·
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e
estudos.
TÍTULO: PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS - CA PÁG 50
Estudando
aspectos que envolvem a poluição da água, do ar e do solo.
ATIVIDADE
1 - CA PÁG 50
Reflita e responda em seu caderno de classe:
ATIVIDADE
2
1) Faça
uma reflexão e responda sobre como se dá o destino do lixo que sai da sua casa.
2) Qual
é o cuidado que temos com a nossa cidade, com o espaço da escola, a nossa casa,
com o nosso corpo e com a saúde coletiva?
Observação: A
promoção da saúde (individual e coletiva) está extremamente relacionada à
qualidade do ambiente. Ou seja, nossos hábitos de consumo e comportamentos de
vida, incluindo atitudes individuais e coletivas, as origens do que consumimos,
os cuidados com a produção, entre outras coisas, são questões que têm total
relação com a nossa saúde e da sociedade.
Para dar sequência às reflexões, desenvolva a atividade da página 51 do Caderno do Aluno,
conforme segue:
Atenção: Tire uma
foto da sua produção artística proveniente da reciclagem e poste no Classroom
ou no whatsapp.
-
GERENCIAMENTO DAS PARTICIPAÇÕES:
As participações serão observadas através das postagens
no blog da escola ou classrom do CMSP, de acordo com os registros no caderno de
classe, CA - caderno do aluno ou outra forma de postagem desde que seja
condizente com as atividades propostas.
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom até o dia 10/07/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção
e devolutivas.
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as
atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar,
colocando nome, número e série, título da atividade e data.
DATA
DA ATIVIDADE
|
NOME
DA ATIVIDADE:
|
NOME
ALUNO: Nº
|
SÉRIE:
|
Link desta aula: https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:3a92d61d-8d5d-45d0-9aa0-6bf36d6317ee
Bom trabalho galerinha do bem!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário