segunda-feira, 20 de julho de 2020

BIOLOGIA - 1º A/B - 2ºBIMESTRE - Profa Tania



 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br
PROFESSOR (A):  TANIA APARECIDA VILAS BOAS

COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA                     

PÚBLICO ALVO: 1ª SÉRIE DO EM

DATA (PERÍODO): _ 20/07/2020 A 27/07/2020               DURAÇÃO: __02 aulas__________

ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA

UNIDADE TEMÁTICA:
·         A interdependência da vida – A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais
·         Fatores de problemas ambientais:
·         Interferência nos ciclos naturais – efeito estufa, mudanças climáticas e uso de fertilizantes.

- OBJETO DO CONHECIMENTO:
A interdependência da vida.

- HABILIDADE:
·         Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas;
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:



Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
- Vídeo aula gravada no youtube:  07/07 - 1ª série EM - Biologia - Problemas ambientais contemporâneos:  https://www.youtube.com/watch?v=jX-5IJ6ermg:
OUTROS SITES SUGERIDOS:
ESCOLA, Equipe Brasil. "Tratamento de Água e Esgoto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm.. Acesso em 08 de julho de 2020.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Eutrofização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/eutrofizacao.htm.. Acesso em 08 de julho de 2020.
Dicas de material de apoio:
·                    CA – Caderno do aluno
·                    Livros didáticos de Biologia
TEMA DA AULA:
·         Desequilíbrio ambiental
CONTEÚDOS:        
·         A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais
·         Fatores de problemas ambientais
·         Interferências nos ciclos naturais ( efeito estufa, mudanças climáticas, efeito de fertilizantes).
CONCEITOS A SEREM DOMINADOS:
Desequilíbrio ambiental /  Poluição / Eutrofização / Recursos hídricos.
METODOLOGIA:
·         A aula de hoje é para correção das atividades postadas na última semana. Leiam, façam suas correções e qualquer dúvida entrem em contato pelo whatsapp.
TÍTULO: CORREÇÃO DAS ATIVIDADES  PROPOSTAS  EM PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS  -  AGUA – POLUIÇÃO E TRATAMENTO - CA PÁG 51
Estudando aspectos que envolvem a poluição da água, do ar e do solo.
CORREÇÃO DA ATIVIDADE 1 - CA PÁG 51
Correção desta atividade:



1)    Os mananciais que abastecem este município estão situados na bacia hidrográfica do Sapucaí/Grande. A ocupação da bacia é 60% agrícola, 30% pecuária, 10% mata. Os mananciais estão em boas condições e não contêm fontes significativas de poluição.
2)    Como funciona a coleta de esgotos : Sistema de coleta de esgotos Dentro do imóvel, a água, após ser utilizada, passa pelos encanamentos internos e cai em caixas de concreto e/ou inspeção. Depois, seguem até as ruas onde encontram as redes coletoras. Esse esgoto chega, então, em tubulações de grande porte, conhecidas como coletores-tronco e interceptores, que o transportam até uma estação para que passem por todo o processo de tratamento de esgotos para a retirada de poluentes, antes que essa água seja devolvida aos cursos d' água.
3)    Em cidades desprovidas de coleta e tratamento, o esgoto doméstico é depositado em fossas sépticas ou em valas, córregos e até rios. O esgoto industrial, por sua vez, provém dos processos industriais, águas de refrigeração e águas pluviais poluídas.
4)    1. Captação A água é captada em rios e mananciais, ainda com resquícios de sujeira e bactérias.
2. Adução:  Por meio de bombas, leva a água captada até a ETA.
3. Coagulação : Consiste na adição de sulfato de alumínio à água captada. Esse produto favorece a união das partículas e impurezas da água, facilitando a remoção na decantação
4. Floculação: Etapa na qual a água é submetida à agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados.
5. Decantação: Nos tanques de decantação, os flocos de impureza afundam e são separados do restante do líquido.
6. Filtragem: Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão promovem a completa remoção dos últimos flocos de resíduos.
7. Desinfecção: Água recebe adição de cloro, flúor e controle do PH.
8. Reservação: A água filtrada e tratada na ETA é armazenada em reservatórios para ser distribuída para a cidade.
Manter sua casa ligada à rede de abastecimento da sua cidade é uma boa forma de garantir a qualidade da água que será consumida pela sua família.



CORREÇÃO DA ATIVIDADE 2 - Observe a imagem e responda às questões – CA PÁG 53
Para dar sequência às reflexões, desenvolva a atividade da página 53 do Caderno do Aluno, conforme segue:


Faça a correção das suas atividades:
a)    Escoamento de esgoto a céu aberto, sem tratamento.
b)    Composição química e biológica do esgoto. Em média a composição do esgoto sanitário é de 99,9% de água e apenas 0,1% de sólidos, sendo que cerca de 75% desses sólidos, são constituídos de matéria orgânica em processo de decomposição.
c)    Ao chegar nos rios, o esgoto altera toda a composição química da água, impactando diretamente a vida aquática. Isso acontece porque o acúmulo de matéria orgânica propicia o surgimento de micro-organismos que diminuem a quantidade de oxigênio na água, comprometendo diretamente a vida aquática e a qualidade dessa água.
- GERENCIAMENTO DAS PARTICIPAÇÕES:
As participações serão observadas através das postagens no blog da escola ou classrom do CMSP, de acordo com os registros no caderno de classe, CA - caderno do aluno ou outra forma de postagem desde que seja condizente com as atividades propostas.
- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom  até o dia 27/07/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar, colocando nome, número e série, título da atividade e data.
NOME DO ALUNO:
SÉRIE:
NOME DA ATIVIDADE:
DATA DA ATIVIDADE:
DATA PARA ENTREGA:
Link desta aula: 
Bom trabalho galerinha do bem!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário