SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim
Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
Professor (A): Tania Aparecida Vilas Boas
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Público Alvo: 6º
Ano A/B
Data (Período): _20/07/2020 a 27/07/2020 Duração: __04 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Como
vocês estão?
Espero
que estudando com muita vontade!!!!
.Vamos começar nova aula!!!
·
-
METODOLOGIA
CORREÇÃO DAS
ATIVIDADES DA AULA DE 13 A 17/07/2020
TÍTULO: DAS
CÉLULAS AO SISTEMA PARTE II
SEGUNDO MOMENTO -
SISTEMA NERVOSO E COORDENAÇÃO DAS AÇÕES
MOTORAS
– CA PÁG 17
CORREÇÃO
DA ATIVIDADE 1 : VAMOS BRINCAR DE MORTO OU VIVO?
Atividade adaptada do CA -
Agora, propomos uma forma
alternativa para aprender mais sobre o funcionamento do nosso corpo. Você irá
participar de um jogo, adaptado a partir de uma brincadeira denominada “morto-vivo”
1, conforme descrito no quadro abaixo. Mas para que a proposta dê certo, é
preciso que você siga as orientações do(a) professor(a).
Como brincar?
Você deverá convidar para essa
brincadeira as pessoas que estão na sua casa com você, seus irmãos, pais, avós,
primos, enfim, aqueles de seu convívio.
Você ficará à frente do grupo
para dar as instruções que devem ser obedecidas pelo(a)s jogadores(a)s
voluntário(a)s.
Quando disser: “morto!”, todo(a)s
ficarão agachados(as).
Quando disser: “vivo!”,
todo(a)s ficarão em pé.
Os (As) que não conseguirem
atender aos comandos rapidamente, serão eliminados(as), um(a) a um(a), até
sobrar o(a) último(a) que será o(a) líder na próxima rodada, se houver.
O grau de dificuldade vai
variar conforme a velocidade dos comandos e a sequência das ordens,
podendo confundir os(as)
jogadores(as), exigindo mais atenção.
Após a realização do jogo,
dialogue com a turma e registre as principais ideias que podem responder às
seguintes questões:
1. O que acontece com o nosso corpo ao
brincarmos de “morto-vivo”? Como podemos explicar?
2. Considerando seus conhecimentos prévios
e o que pôde observar por meio da brincadeira, quais partes, estruturas e
órgãos do nosso corpo estão envolvidos para respondermos aos comandos?
CORREÇÃO:
1)
Espera-se
como resposta: Quando brincamos de morto-vivo, nosso corpo realiza movimentos
baseados no reflexo, estimulando a atenção e concentração do cérebro. Isso
acontece, pois associamos um som a um movimento, já que quando o corpo realiza
um movimento quando escuta "morto" o corpo tende a se agachar.
2)
Cérebro: O
cérebro é o "computador central" de nosso corpo, localizado dentro da
caixa craniana, faz parte do sistema nervoso, para onde convergem todas as
informações que recebemos, ele recebe e processa a informação e prepara uma
resposta.
Juntas e
Articulações : Juntas são locais onde dois ossos se tocam. Algumas são fixas
(ex.: crânio), onde os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas
(ex.: articulações), os ossos são móveis, permitindo ao esqueleto realizar
movimentos; Ligamentos: Os ossos de uma articulação mantêm-se no lugar por meio
dos ligamentos, cordões resistentes constituídos por tecido conjuntivo fibroso.
Os ligamentos estão firmemente unidos às membranas que revestem os ossos.
Há vários
tipos de articulações: Tipo "bola-e-soquete" - Nos ombros,
possibilitando movimentos giratórios dos braços. Tipo "dobradiça" -
Nos joelhos e cotovelos, permitindo dobrar.
Articulação:
Os ossos de uma articulação têm de deslizar um sobre o outro suavemente e sem
atrito, ou se gastariam. Os ossos de uma articulação são mantidos em seus
devidos lugares por meio de cordões resistentes, constituídos por tecido
conjuntivo fibroso: os ligamentos, que estão firmemente aderidos às membranas
que revestem os ossos.
Fonte: Adaptado
de: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico2.php
(consultado em 15/11/10, às 17h55min).
CORREÇÃO
DA ATIVIDADE 2 - VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS - CA PÁG 17/18
A proposta agora é
aprofundar seus conhecimentos e, para tanto, você deve pesquisar em livros didáticos e/ou atlas
de anatomia humana, ou até mesmo sites indicados pelo(a) professor(a) sobre
como funciona a interação entre os sistemas nervoso, muscular e esquelético.
Registre as informações encontradas no seu caderno de acordo com os itens a
seguir:
1. Diante do que você observou na atividade do “morto-vivo”, descreva
qual a participação do sistema nervoso em relação às ações motoras
desenvolvidas pelo nosso corpo.
2. Descreva o que são as articulações e onde elas estão localizadas no
nosso corpo.
CORREÇÃO:
1)
O sistema nervoso recebe as informações, no
caso do morto vivo é um comando, são mensagens do meio esterno, o cérebro processa
e envia uma resposta para o comando recebido.
2)
O sistema articular é formado pelas
articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais
ossos. Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam
articulação com pelo menos outro osso.
Funções
das articulações: As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas
funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do
esqueleto.
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou
classroom até o dia 27/07/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos
enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as
atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar,
colocando nome, número e série, título da atividade e data.
NOME:
Nº
|
SÉRIE:
|
DATA
DA ATIVIDADE
|
NOME
DA ATIVIDADE:
|
LINK DESTA AULA: https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:0caaaea5-8901-4c37-9587-04e927ac4d61
Nenhum comentário:
Postar um comentário