segunda-feira, 20 de julho de 2020

CIÊNCIAS - 6º A/B - 2º BIMESTRE - PROFª TANIA




SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular: CIÊNCIAS                     

Público Alvo: 6º Ano A/B

Data (Período): _20/07/2020 a 27/07/2020                Duração: __04 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!

 

Como vocês estão?
Espero que estudando com muita vontade!!!!
.Vamos começar nova aula!!!

·          
- METODOLOGIA
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DE 13 A 17/07/2020

TÍTULO:  DAS CÉLULAS AO SISTEMA PARTE II

SEGUNDO  MOMENTO -  SISTEMA NERVOSO E COORDENAÇÃO DAS AÇÕES
MOTORAS – CA PÁG 17

CORREÇÃO DA ATIVIDADE 1 : VAMOS BRINCAR DE MORTO OU VIVO?

Atividade adaptada do CA -
Agora, propomos uma forma alternativa para aprender mais sobre o funcionamento do nosso corpo. Você irá participar de um jogo, adaptado a partir de uma brincadeira denominada “morto-vivo” 1, conforme descrito no quadro abaixo. Mas para que a proposta dê certo, é preciso que você siga as orientações do(a) professor(a).
Como brincar?
Você deverá convidar para essa brincadeira as pessoas que estão na sua casa com você, seus irmãos, pais, avós, primos, enfim, aqueles de seu convívio.
Você ficará à frente do grupo para dar as instruções que devem ser obedecidas pelo(a)s jogadores(a)s voluntário(a)s.
Quando disser: “morto!”, todo(a)s ficarão agachados(as).
Quando disser: “vivo!”, todo(a)s ficarão em pé.
Os (As) que não conseguirem atender aos comandos rapidamente, serão eliminados(as), um(a) a um(a), até sobrar o(a) último(a) que será o(a) líder na próxima rodada, se houver.
O grau de dificuldade vai variar conforme a velocidade dos comandos e a sequência das ordens,
podendo confundir os(as) jogadores(as), exigindo mais atenção.

Após a realização do jogo, dialogue com a turma e registre as principais ideias que podem responder às seguintes questões:
1. O que acontece com o nosso corpo ao brincarmos de “morto-vivo”? Como podemos explicar?
2. Considerando seus conhecimentos prévios e o que pôde observar por meio da brincadeira, quais partes, estruturas e órgãos do nosso corpo estão envolvidos para respondermos aos comandos?

CORREÇÃO:

1)    Espera-se como resposta: Quando brincamos de morto-vivo, nosso corpo realiza movimentos baseados no reflexo, estimulando a atenção e concentração do cérebro. Isso acontece, pois associamos um som a um movimento, já que quando o corpo realiza um movimento quando escuta "morto" o corpo tende a se agachar.
2)    Cérebro: O cérebro é o "computador central" de nosso corpo, localizado dentro da caixa craniana, faz parte do sistema nervoso, para onde convergem todas as informações que recebemos, ele recebe e processa a informação e prepara uma resposta.
Juntas e Articulações : Juntas são locais onde dois ossos se tocam. Algumas são fixas (ex.: crânio), onde os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas (ex.: articulações), os ossos são móveis, permitindo ao esqueleto realizar movimentos; Ligamentos: Os ossos de uma articulação mantêm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordões resistentes constituídos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos estão firmemente unidos às membranas que revestem os ossos.  
Há vários tipos de articulações: Tipo "bola-e-soquete" - Nos ombros, possibilitando movimentos giratórios dos braços. Tipo "dobradiça" - Nos joelhos e cotovelos, permitindo dobrar.  
Articulação: Os ossos de uma articulação têm de deslizar um sobre o outro suavemente e sem atrito, ou se gastariam. Os ossos de uma articulação são mantidos em seus devidos lugares por meio de cordões resistentes, constituídos por tecido conjuntivo fibroso: os ligamentos, que estão firmemente aderidos às membranas que revestem os ossos.
Fonte: Adaptado de:  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico2.php (consultado em 15/11/10, às 17h55min).   

CORREÇÃO DA ATIVIDADE 2 - VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS -  CA PÁG 17/18
A proposta agora é aprofundar seus conhecimentos e, para tanto, você deve pesquisar em livros didáticos e/ou atlas de anatomia humana, ou até mesmo sites indicados pelo(a) professor(a) sobre como funciona a interação entre os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Registre as informações encontradas no seu caderno de acordo com os itens a seguir:
1. Diante do que você observou na atividade do “morto-vivo”, descreva qual a participação do sistema nervoso em relação às ações motoras desenvolvidas pelo nosso corpo.
2. Descreva o que são as articulações e onde elas estão localizadas no nosso corpo.
CORREÇÃO:
1)    O sistema nervoso recebe as informações, no caso do morto vivo é um comando, são mensagens do meio esterno, o cérebro processa e envia uma resposta para o comando recebido.
2)    O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos. Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam articulação com pelo menos outro osso.
Funções das articulações: As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto.
- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom  até o dia 27/07/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar, colocando nome, número e série, título da atividade e data.

NOME:                                                                                                       Nº
SÉRIE:
DATA DA ATIVIDADE
NOME DA ATIVIDADE:

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário