segunda-feira, 6 de julho de 2020

CIÊNCIAS - 6 A/B - 2º BIMESTRE - Profa. Tania


 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular: CIÊNCIAS                     

Público Alvo: 6º Ano A/B

Data (Período): _06/07/2020 a 10/07/2020                Duração: __04 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!

Como vocês estão?
Espero que estudando com muita vontade!!!!
.
Vamos começar nova aula!!!


- UNIDADE TEMÁTICA:
VIDA E EVOLUÇÃO


- OBJETO DO CONHECIMENTO:

INTERAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS LOCOMOTOR E NERVOSO.

- HABILIDADE:
 (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na compreensão e análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:



Dicas de material de apoio:
·         Para realizar as atividades propostas você deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros didáticos e a internet.
·         Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços eletrônicos abaixo:
 

Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
Sites de vídeos sugeridos:
Como Funciona O Corpo Humano? - https://www.youtube.com/watch?v=1XW_pKhm3gA – Acesso em 29/06/2020
Como Funciona O Corpo Humano?- https://www.youtube.com/watch?v=1XW_pKhm3gA&t=103s – Acesso em 29/06/2020
Sistemas do Corpo Humano para crianças - O sistema ósseo, muscular, nervoso, respiratório, .https://www.youtube.com/watch?v=-3adho_PG3I – Acesso em 29/06/2020
Estrutura do corpo humano: células - tecidos - órgãos - sistemas - o corpo -  https://www.youtube.com/watch?v=Qite1chTX2s – Acesso em 29/06/2020
- METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá responder todas as questões no Caderno de Classe ou no próprio CA – Caderno do Aluno se houver espaço.
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
 


TÍTULO: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3:
SISTEMA NERVOSO E INTERAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS
LOCOMOTOR (OU ESQUELÉTICO) E NERVOSO. CA PÁG 17

PRIMEIRO MOMENTO -  Reflita e responda:
1)    O que você sabe sobre o sistema nervoso?

SEGUNDO  MOMENTO


ATIVIDADE 1 – SISTEMA NERVOSO: COMPOSIÇÃO E FUNCIONAMENTO GERAL  CA PÁG 16

Querido aluno faça uma pesquisa em livros didáticos, atlas ou outra fonte, para responder às seguintes questões:
1. Quais elementos compõem o Sistema Nervoso?
2. Quais as funções desempenhadas pelo Sistema Nervoso Central?
3. Quais as funções desempenhadas pelo Sistema Nervoso Periférico?



Faça uma pesquisa e indique as principais reações relacionadas a cada um dos neurotransmissores citados e registre-as em seu caderno. Organize-as em uma tabela, conforme exemplo demonstrado a seguir:
    Neurotransmissor
                                  Função
     Adrenalina
Relacionado à excitação, sendo liberado como um mecanismo de defesa do corpo em diversas situações que envolvem medo, estresse, perigo ou fortes emoções





Para saber mais... Nosso cérebro possui bilhões de neurônios e, graças a esse sistema de comunicação, podemos nos movimentar, pensar, aprender, sentir os sabores e cheiros, correr, assustar-se etc.
- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom  até o dia 13/07/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar, colocando nome, número e série, título da atividade e data.

NOME:                                                                                                       
SÉRIE:
DATA DA ATIVIDADE
NOME DA ATIVIDADE:









Nenhum comentário:

Postar um comentário