SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim
Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
Professor (A): Tania Aparecida Vilas Boas
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Público Alvo: 6º
Ano A/B
Data (Período): _13/07/2020 a
17/07/2020 Duração: __04 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Como
vocês estão?
Espero
que estudando com muita vontade!!!!
.Vamos começar nova aula!!!
- UNIDADE
TEMÁTICA:
VIDA E EVOLUÇÃO
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
DAS CÉLULAS
AOS SISTEMAS.
-
HABILIDADE:
(EF06CI07)
Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e
sensoriais do corpo, com base na compreensão e análise de suas estruturas
básicas e respectivas funções.
- OBJETIVOS
- Conhecer os elementos que compõem o Sistema Nervoso
- Diferenciar Sistema Nervoso Central (SNC) do Sistema
Nervoso Periférico (SNP)
- Interação do Sistema Nervoso com outros sistemas.
-
TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas
de material de apoio:
·
Para realizar as atividades propostas você
deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros
didáticos e a internet.
·
Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos
endereços eletrônicos abaixo:
Aplicativo
Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
Youtube: 13/07 - 6° ano EF - Ciências
- Recapitulando I https://www.youtube.com/watch?v=RVqERH0DPXU&t=363s
Sites
de vídeos sugeridos:
·
Como Funciona O Corpo Humano? - https://www.youtube.com/watch?v=1XW_pKhm3gA –
Acesso em 29/06/2020
·
Como Funciona O Corpo Humano?- https://www.youtube.com/watch?v=1XW_pKhm3gA&t=103s –
Acesso em 29/06/2020
·
Sistemas do Corpo Humano para crianças - O
sistema ósseo, muscular, nervoso, respiratório, .https://www.youtube.com/watch?v=-3adho_PG3I
– Acesso em 29/06/2020
·
Estrutura do corpo humano: células - tecidos
- órgãos - sistemas - o corpo - https://www.youtube.com/watch?v=Qite1chTX2s –
Acesso em 29/06/2020
·
Sistema Locomotor - https://www.todamateria.com.br/sistema-locomotor/#:~:text=O%20sistema%20locomotor%20%C3%A9%20formado,locomo%C3%A7%C3%A3o%20e%20movimenta%C3%A7%C3%A3o%20do%20corpo.
-
METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer
questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá responder
todas as questões no Caderno de Classe ou no próprio CA – Caderno do Aluno se houver espaço.
Os textos NÃO deverão ser copiados.
Estes são para leitura e estudos.
REVISÃO DA AULA DE 13/07/2020 DO CMSP:
Para você refletir e responder em seu
caderno de classe:
1) Como
Descrever um ser vivo, ou em outras palavras, como identificá-lo?
RECORDANDO:
·
Todos os seres vivos são originados de outro
ser vivo;
·
Todos os seres vivos são formados por célula;
·
Todos os seres vivos passam por algum tipo de
ciclo entre o nascimento e a morte.
·
Todos os seres vivos são formados por
células, existem células procariontes e
eucariontes e podemos utilizar alguns desses microrganismos.
2) O
que é um ser unicelular procarionte?
3) Qual
microrganismo é utilizado na produção de iogurte?
4) Esse
microrganismo é unicelular ou pluricelular?
5) É
eucarionte ou procarionte?
TÍTULO: DAS
CÉLULAS AO SISTEMA PARTE II
PRIMEIRO
MOMENTO - REFLITA E RESPONDA:
1)
O que você já sabe sobre o sistema nervoso?
2)
Com quais sistemas o sistema nervoso
interage?
SEGUNDO MOMENTO -
SISTEMA NERVOSO E COORDENAÇÃO DAS AÇÕES
MOTORAS
– CA PÁG 17
ATIVIDADE
1 : VAMOS BRINCAR DE MORTO OU VIVO?
Atividade adaptada do CA -
Agora, propomos uma forma
alternativa para aprender mais sobre o funcionamento do nosso corpo. Você irá
participar de um jogo, adaptado a partir de uma brincadeira denominada “morto-vivo”
1, conforme descrito no quadro abaixo. Mas para que a proposta dê certo, é
preciso que você siga as orientações do(a) professor(a).
Como brincar?
Você deverá convidar para essa
brincadeira as pessoas que estão na sua casa com você, seus irmãos, pais, avós,
primos, enfim, aqueles de seu convívio.
Você ficará à frente do grupo
para dar as instruções que devem ser obedecidas pelo(a)s jogadores(a)s voluntário(a)s.
Quando disser: “morto!”, todo(a)s
ficarão agachados(as).
Quando disser: “vivo!”,
todo(a)s ficarão em pé.
Os (As) que não conseguirem
atender aos comandos rapidamente, serão eliminados(as), um(a) a um(a), até
sobrar o(a) último(a) que será o(a) líder na próxima rodada, se houver.
O grau de dificuldade vai
variar conforme a velocidade dos comandos e a sequência das ordens,
podendo confundir os(as)
jogadores(as), exigindo mais atenção.
Após a realização do jogo,
dialogue com a turma e registre as principais ideias que podem responder às
seguintes questões:
1. O que acontece com o nosso corpo ao
brincarmos de “morto-vivo”? Como podemos explicar?
2. Considerando seus conhecimentos prévios
e o que pôde observar por meio da brincadeira, quais partes, estruturas e
órgãos do nosso corpo estão envolvidos para respondermos aos comandos?
ATIVIDADE
2 - VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS - CA PÁG 17/18
A proposta agora é
aprofundar seus conhecimentos e, para tanto, você deve pesquisar em livros didáticos e/ou atlas
de anatomia humana, ou até mesmo sites indicados pelo(a) professor(a) sobre
como funciona a interação entre os sistemas nervoso, muscular e esquelético.
Registre as informações encontradas no seu caderno de acordo com os itens a
seguir:
1. Diante do que você observou na atividade do “morto-vivo”, descreva
qual a participação do sistema nervoso em relação às ações motoras
desenvolvidas pelo nosso corpo.
2. Descreva o que são as articulações e onde elas estão localizadas no
nosso corpo.
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou
classroom até o dia 20/07/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos
enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as
atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar,
colocando nome, número e série, título da atividade e data.
NOME:
Nº
|
SÉRIE:
|
DATA
DA ATIVIDADE
|
NOME
DA ATIVIDADE:
|
LINK DESTA AULA: https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:61c13034-d8db-4c74-94f7-20b90b8ca24c
Nenhum comentário:
Postar um comentário