segunda-feira, 13 de julho de 2020

CIÊNCIAS - 6 A/B - 2º BIMESTRE - Profa Tânia.



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular: CIÊNCIAS                     

Público Alvo: 6º Ano A/B

Data (Período): _13/07/2020 a 17/07/2020                Duração: __04 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!

Como vocês estão?
Espero que estudando com muita vontade!!!!
.Vamos começar nova aula!!!

- UNIDADE TEMÁTICA:
VIDA E EVOLUÇÃO
- OBJETO DO CONHECIMENTO:

DAS CÉLULAS AOS SISTEMAS.

- HABILIDADE:
 (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na compreensão e análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
- OBJETIVOS
- Conhecer os elementos que compõem o Sistema Nervoso
- Diferenciar Sistema Nervoso Central (SNC) do Sistema Nervoso Periférico (SNP)
- Interação do Sistema Nervoso com outros sistemas.
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:

Dicas de material de apoio:
·         Para realizar as atividades propostas você deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros didáticos e a internet.
·         Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços eletrônicos abaixo:
  Descrição: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2020/04/centro-de-midia_ser.jpgAplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
Youtube: 13/07 - 6° ano EF - Ciências - Recapitulando I https://www.youtube.com/watch?v=RVqERH0DPXU&t=363s
Sites de vídeos sugeridos:
·         Como Funciona O Corpo Humano? - https://www.youtube.com/watch?v=1XW_pKhm3gA – Acesso em 29/06/2020
·         Como Funciona O Corpo Humano?- https://www.youtube.com/watch?v=1XW_pKhm3gA&t=103s – Acesso em 29/06/2020
·         Sistemas do Corpo Humano para crianças - O sistema ósseo, muscular, nervoso, respiratório, .https://www.youtube.com/watch?v=-3adho_PG3I – Acesso em 29/06/2020
·         Estrutura do corpo humano: células - tecidos - órgãos - sistemas - o corpo -  https://www.youtube.com/watch?v=Qite1chTX2s – Acesso em 29/06/2020
- METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá responder todas as questões no Caderno de Classe ou no próprio  CA – Caderno do Aluno se houver espaço.
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.

REVISÃO DA AULA DE 13/07/2020 DO CMSP:

Para você refletir e responder em seu caderno de classe:
1)    Como Descrever um ser vivo, ou em outras palavras, como identificá-lo?
RECORDANDO:
·         Todos os seres vivos são originados de outro ser vivo;
·         Todos os seres vivos são formados por célula;
·         Todos os seres vivos passam por algum tipo de ciclo entre o nascimento e a morte.
·         Todos os seres vivos são formados por células, existem  células procariontes e eucariontes e podemos utilizar alguns desses microrganismos.
2)    O que é um ser unicelular procarionte?
3)    Qual microrganismo é utilizado na produção de iogurte?
4)    Esse microrganismo é unicelular ou pluricelular?
5)    É eucarionte ou procarionte?


TÍTULO:  DAS CÉLULAS AO SISTEMA PARTE II

PRIMEIRO MOMENTO -  REFLITA E RESPONDA:
1)    O que você já sabe sobre o sistema nervoso?
2)    Com quais sistemas o sistema nervoso interage?

SEGUNDO  MOMENTO -  SISTEMA NERVOSO E COORDENAÇÃO DAS AÇÕES
MOTORAS – CA PÁG 17

ATIVIDADE 1 : VAMOS BRINCAR DE MORTO OU VIVO?

Atividade adaptada do CA -
Agora, propomos uma forma alternativa para aprender mais sobre o funcionamento do nosso corpo. Você irá participar de um jogo, adaptado a partir de uma brincadeira denominada “morto-vivo” 1, conforme descrito no quadro abaixo. Mas para que a proposta dê certo, é preciso que você siga as orientações do(a) professor(a).
Como brincar?
Você deverá convidar para essa brincadeira as pessoas que estão na sua casa com você, seus irmãos, pais, avós, primos, enfim, aqueles de seu convívio.
Você ficará à frente do grupo para dar as instruções que devem ser obedecidas pelo(a)s jogadores(a)s voluntário(a)s.
Quando disser: “morto!”, todo(a)s ficarão agachados(as).
Quando disser: “vivo!”, todo(a)s ficarão em pé.
Os (As) que não conseguirem atender aos comandos rapidamente, serão eliminados(as), um(a) a um(a), até sobrar o(a) último(a) que será o(a) líder na próxima rodada, se houver.
O grau de dificuldade vai variar conforme a velocidade dos comandos e a sequência das ordens,
podendo confundir os(as) jogadores(as), exigindo mais atenção.

Após a realização do jogo, dialogue com a turma e registre as principais ideias que podem responder às seguintes questões:
1. O que acontece com o nosso corpo ao brincarmos de “morto-vivo”? Como podemos explicar?
2. Considerando seus conhecimentos prévios e o que pôde observar por meio da brincadeira, quais partes, estruturas e órgãos do nosso corpo estão envolvidos para respondermos aos comandos?

ATIVIDADE 2 - VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS -  CA PÁG 17/18
A proposta agora é aprofundar seus conhecimentos e, para tanto, você deve pesquisar em livros didáticos e/ou atlas de anatomia humana, ou até mesmo sites indicados pelo(a) professor(a) sobre como funciona a interação entre os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Registre as informações encontradas no seu caderno de acordo com os itens a seguir:
1. Diante do que você observou na atividade do “morto-vivo”, descreva qual a participação do sistema nervoso em relação às ações motoras desenvolvidas pelo nosso corpo.
2. Descreva o que são as articulações e onde elas estão localizadas no nosso corpo.
- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom  até o dia 20/07/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar, colocando nome, número e série, título da atividade e data.

NOME:                                                                                                      
SÉRIE:
DATA DA ATIVIDADE
NOME DA ATIVIDADE:











Nenhum comentário:

Postar um comentário