segunda-feira, 20 de julho de 2020

CIÊNCIAS - 8º A - 2º BIMESTRE - PROFª TANIA



 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular:  CIÊNCIAS                  

Público Alvo: 8º Ano A/B

Data (Período): _20/07/2020 A 24/07/2020                Duração: __04 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!
Como vocês estão? Espero que muito bem, com muitas alegrias e uma imensa vontade de aprender!!!!

Vamos começar!!!!
CORREÇÃO DA  ATIVIDADE 1

Após assistir a aula exibida no CMSP, você deverá responder aos questionamentos abaixo:
1)           Será que nosso comportamento é influenciado pelos hormônios?
A Neurociência diz como os hormônios interferem no comportamento, mesmo quando a gente não quer.
Os hormônios têm impacto em quase tudo que o nosso corpo faz. Eles fazem o nosso balanceamento biológico, controlam o ritmo de nossas vidas, regulam as funções corporais. São responsáveis por provocar o sono ou o estado de alerta, fome ou saciedade, felicidade ou raiva, por fazer o sistema reprodutor trabalhar, o corpo crescer, engordar ou emagrecer, se estressar ou relaxar, ficar de bom ou mau humor. Com tudo isso, fica fácil perceber que grande parte do nosso comportamento é moldada por nossos hormônios. Muitas vezes, os hormônios até nos fazem agir de maneira que não gostaríamos!
Fonte:https://www.institutoconectomus.com.br/hormonios-influenciam-no-comportamento/
2)           Quais são os órgãos que fazem parte do sistema endócrino?
Algumas das principais glândulas que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.
3)           O que são glândulas?
Uma glândula é um órgão, constituído de tecido epitelial, cuja utilidade é secretar algumas substâncias com uma função pré-determinada. Esta substância pode ser secretada dentro do sistema circulatório (endócrina) ou fora dele (exócrina). ... O pâncreas, por exemplo, contêm as duas funções.
4)           O que são neurotransmissores?
Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo. Esses mensageiros químicos podem afetar uma ampla variedade de funções físicas e psicológicas, incluindo frequência cardíaca, sono, apetite, humor e medo.

5)           Faça um esquema em seu caderno explicando como a adrenalina pode afetar o seu comportamento.
A adrenalina é um hormônio liberado pelas glândulas que ficam sobre os rins (glândulas suprarrenais). A presença no organismo se dá através de um sinal liberado em resposta ao grande estresse físico ou mental, situações de forte emoção como, por exemplo: descida em montanha russa, salto de paraquedas, esportes radicais em geral.


                              Estrutura molecular da Adrenalina 
 


A adrenalina atua como um neurotransmissor que tem efeito sobre o sistema nervoso simpático, preparando o organismo para um grande esforço físico. Os sintomas característicos da liberação de adrenalina são: suor, vasoconstrição, aumento dos batimentos cardíacos, dilatação das pupilas e brônquios (aumenta a visão e deixa a respiração ofegante), eleva o nível de açúcar no sangue, entre outros.

A adrenalina pode ocasionar a morte?

O aumento dos batimentos cardíacos faz com que o sangue seja bobeado mais rapidamente, esse efeito só ocorre por que os vasos se contraem ficando mais finos (vasoconstrição), acelerando a circulação sanguínea. O problema é que, se alguma artéria que leva sangue ao coração estiver um pouco entupida, o estreitamento agravará o quadro: o sangue não circula e então ocorre a morte de um conjunto de células por falta de oxigênio, mais conhecido como infarto.

Como se vê, a Adrenalina recebe duas classificações: hormônio e neurotransmissor, mas se tratando das classes orgânicas, ela se caracteriza como Amina (presença de NH2).
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/adrenalina.htm
   

CORREÇÃO DA ATIVIDADE 2 - COMPREENDENDO E DESMISTIFICANDO A PUBERDADE – CA PÁG 16

A puberdade não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência. Ela caracteriza-se também por um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, quando nos desenvolvemos física e mentalmente tornando-nos(as) maduros(as).
Afinal:
1)      “O que acontece efetivamente com nosso corpo para que ele se torne maduro e com capacidade de se reproduzir?”.
. Na puberdade, há o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e reprodutor, além do estirão de crescimento, período em que o adolescente apresenta uma aceleração no processo de crescimento corporal. Essa fase é desarmônica e inicia-se com o crescimento dos membros, o que cria um aspecto desproporcional no corpo do adolescente, até o momento em que esse crescimento estabiliza-se novamente.
A puberdade caracteriza-se, principalmente, pela secreção das gonadotrofinas pela hipófise, o que estimula a produção dos hormônios esteroides e faz com que ocorra o desenvolvimento das características sexuais secundárias.


2)    “É possível explicar cientificamente estas mudanças”? Como?

puberdade pode ser caracterizada como um período de maturação biológica, no qual ocorre a transição da infância para a fase adulta, e é marcada por diversas transformações físicas e psicossociais. A puberdade pode acontecer em diferentes épocas para os adolescentes, já que o início da puberdade está relacionado a fatores genéticosambientais e também a fatores psicológicos. No entanto, observa-se que a puberdade em meninas ocorre entre oito e treze anos e, em meninos, entre nove e quatorze anos.

3)    Quais órgãos estão envolvidos diretamente neste processo?

Puberdade em meninos
Em meninos, a testosterona é o hormônio esteroide responsável pelo surgimento das características sexuais secundárias. A puberdade, nesse grupo, inicia-se com o aumento do pênis e do volume dos testículos; o surgimento dos pelos pubianos, axilares e faciais; a alteração no timbre de voz, tornando-se mais grave; o início da produção de espermatozoides, entre outras caraterísticas.
Observa-se também um aumento nas glândulas mamárias, no entanto, elas regridem espontaneamente, sendo raros os casos em que seja necessário algum tipo de intervenção.
→ Puberdade em meninas
Nas meninas, o estrogênio e a progesterona são os hormônios esteroides responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias. Nesse grupo, a puberdade começa com o aumento das glândulas mamárias, surgimento dos pelos pubianos e axilares e, por último, a menarca, que é a primeira menstruação. A menarca não tem uma data específica para acontecer e está relacionada a diversos fatores, como período de ocorrência da menarca da mãe e fatores emocionais e ambientais.
Tanto em meninas quanto em meninos, é observado um aumento da oleosidade da pele, o que pode acarretar o surgimento das acnes.

4)    Todas as pessoas se desenvolvem com a mesma idade?

Observa-se que a puberdade em meninas ocorre entre oito e treze anos e, em meninos, entre nove e quatorze anos.

5)    Este processo dura toda a adolescência?”.
Não. Adolescência: período de transição entre a infância e a vida adulta (de 10 a 24 anos) Principais características: Impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social, todos determinados pelo crescimento intelectual. Esforços de cada indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. Inicia com as mudanças corporais da puberdade. Termina quando a pessoa consolida seu crescimento e personalidade, obtendo progressiva independência econômica e integração em seu grupo social. Todos determinados pelo desenvolvimento cerebral e os esforços de cada indivíduo em alcançar os objetivos e as expectativas da sociedade onde vive. Adolescência compreende 20% do ciclo de vida de um indivíduo, considerando uma média da população brasileira de idade média 70 anos de idade, no período de 20 % da vida do indivíduo essas transformações estão acontecendo..

CORREÇÃO DA ATIVIDADE 3 – INTERAÇÃO ENTRE O SISTEMA NERVOSO E ENDÓCRINO  CA PÁG 16

. Sistemas endócrino e nervoso: uma dupla afinada

https://novaescola.org.br/conteudo/2234/sistemas-endocrino-e-nervoso-uma-dupla-afinada#_=_


- ENTREGA/  APRESENTAÇÃO:  
Postagens  no  whatsapp  ou  classroom   até  o  dia  27/07/2020.

- INSTRUMENTOS  DE  AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.

OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar, colocando nome, número e série, título da atividade e data.

NOME DO ALUNO:
SÉRIE:
NOME DA ATIVIDADE:


DATA DA ATIVIDADE:
DATA  DE ENTREGA DA ATIVIDADE
LINK DESTA AULA:

Bom trabalho meus amores!



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