SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 -
Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
Professor (A): Tania Aparecida Vilas Boas
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Público Alvo: 8º
Ano A/B
Data (Período): _20/07/2020 A
24/07/2020 Duração: __04 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Como
vocês estão? Espero que muito bem, com muitas alegrias e uma imensa vontade de
aprender!!!!
Vamos começar!!!!
CORREÇÃO DA ATIVIDADE 1
Após
assistir a aula exibida no CMSP, você deverá responder aos questionamentos
abaixo:
1)
Será que nosso comportamento é influenciado
pelos hormônios?
A Neurociência diz como os hormônios interferem no comportamento,
mesmo quando a gente não quer.
Os hormônios têm impacto em quase tudo que o nosso corpo faz. Eles
fazem o nosso balanceamento biológico, controlam o ritmo de nossas vidas,
regulam as funções corporais. São responsáveis por provocar o sono ou o estado
de alerta, fome ou saciedade, felicidade ou raiva, por fazer o sistema
reprodutor trabalhar, o corpo crescer, engordar ou emagrecer, se estressar ou
relaxar, ficar de bom ou mau humor. Com tudo isso, fica fácil perceber que
grande parte do nosso comportamento é moldada por nossos hormônios. Muitas
vezes, os hormônios até nos fazem agir de maneira que não gostaríamos!
Fonte:https://www.institutoconectomus.com.br/hormonios-influenciam-no-comportamento/
2)
Quais são os órgãos que fazem parte do
sistema endócrino?
Algumas das principais glândulas que constituem
o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a
tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas
(os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.
3)
O que são glândulas?
Uma glândula é um órgão, constituído de tecido epitelial, cuja
utilidade é secretar algumas substâncias com uma função pré-determinada. Esta
substância pode ser secretada dentro do sistema circulatório (endócrina) ou
fora dele (exócrina). ... O pâncreas, por exemplo, contêm as duas funções.
4)
O que são neurotransmissores?
Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que
transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células
nervosas e outras células do corpo. Esses mensageiros químicos podem afetar uma
ampla variedade de funções físicas e psicológicas, incluindo frequência
cardíaca, sono, apetite, humor e medo.
5)
Faça um esquema em seu caderno explicando
como a adrenalina pode afetar o seu comportamento.
A adrenalina é um hormônio liberado pelas glândulas que ficam sobre
os rins (glândulas suprarrenais). A presença no organismo se dá através de um
sinal liberado em resposta ao grande estresse físico ou mental, situações de
forte emoção como, por exemplo: descida em montanha russa, salto de paraquedas,
esportes radicais em geral.
Estrutura molecular da Adrenalina
A adrenalina atua como um neurotransmissor que tem efeito sobre o
sistema nervoso simpático, preparando o organismo para um grande esforço
físico. Os sintomas característicos da liberação de adrenalina são: suor,
vasoconstrição, aumento dos batimentos cardíacos, dilatação das pupilas e
brônquios (aumenta a visão e deixa a respiração ofegante), eleva o nível de
açúcar no sangue, entre outros.
A adrenalina pode ocasionar a morte?
O aumento dos batimentos cardíacos faz com que o sangue seja bobeado
mais rapidamente, esse efeito só ocorre por que os vasos se contraem ficando
mais finos (vasoconstrição), acelerando a circulação sanguínea. O problema é
que, se alguma artéria que leva sangue ao coração estiver um pouco entupida, o estreitamento
agravará o quadro: o sangue não circula e então ocorre a morte de um conjunto
de células por falta de oxigênio, mais conhecido como infarto.
Como se vê, a Adrenalina recebe duas classificações: hormônio e
neurotransmissor, mas se tratando das classes orgânicas, ela se caracteriza
como Amina (presença de NH2).
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/adrenalina.htm
CORREÇÃO DA ATIVIDADE 2 -
COMPREENDENDO E DESMISTIFICANDO A PUBERDADE – CA PÁG 16
A puberdade não
deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz
parte da adolescência. Ela caracteriza-se também por um período em que ocorrem
mudanças biológicas e fisiológicas, quando nos desenvolvemos física e
mentalmente tornando-nos(as) maduros(as).
Afinal:
1)
“O
que acontece efetivamente com nosso corpo para que ele se torne maduro e com
capacidade de se reproduzir?”.
. Na puberdade, há o
desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e reprodutor, além do estirão
de crescimento,
período em que o adolescente apresenta uma aceleração no processo de
crescimento corporal. Essa fase é desarmônica e inicia-se com o crescimento dos
membros, o que cria um aspecto desproporcional no
corpo do adolescente, até o momento em que esse crescimento estabiliza-se
novamente.
A puberdade
caracteriza-se, principalmente, pela secreção das gonadotrofinas pela hipófise, o que estimula a
produção dos hormônios esteroides e faz com que ocorra o desenvolvimento
das características sexuais secundárias.
2)
“É
possível explicar cientificamente estas mudanças”? Como?
A puberdade pode
ser caracterizada como um período de maturação biológica, no qual ocorre
a transição da
infância para a fase adulta, e é marcada por diversas transformações físicas e psicossociais.
A puberdade pode acontecer em diferentes épocas para os adolescentes, já que o
início da puberdade está relacionado a fatores genéticos, ambientais e
também a fatores psicológicos.
No entanto, observa-se que a puberdade em meninas ocorre entre oito e treze anos e,
em meninos,
entre nove e quatorze anos.
3)
Quais
órgãos estão envolvidos diretamente neste processo?
Puberdade
em meninos
Em meninos, a testosterona é o hormônio esteroide responsável pelo
surgimento das características sexuais secundárias. A puberdade, nesse grupo,
inicia-se com o aumento do pênis e do volume dos testículos; o surgimento dos pelos pubianos, axilares e faciais; a alteração
no timbre de voz, tornando-se mais grave; o início
da produção de espermatozoides, entre outras
caraterísticas.
Observa-se também
um aumento nas glândulas mamárias, no entanto, elas regridem espontaneamente, sendo raros os casos em que
seja necessário algum tipo de intervenção.
→
Puberdade em meninas
Nas meninas, o estrogênio e a progesterona são
os hormônios esteroides responsáveis pelo surgimento das características
sexuais secundárias. Nesse grupo, a puberdade começa com o aumento das glândulas mamárias, surgimento dos pelos pubianos e axilares e, por último, a menarca, que é a primeira menstruação. A menarca não
tem uma data específica para acontecer e está relacionada a diversos fatores,
como período de ocorrência da menarca da mãe e fatores emocionais e ambientais.
Tanto
em meninas quanto em meninos, é observado um aumento da oleosidade da
pele, o que pode acarretar o surgimento das acnes.
4)
Todas
as pessoas se desenvolvem com a mesma idade?
Observa-se que a puberdade em meninas ocorre
entre oito e treze anos e,
em meninos,
entre nove e quatorze anos.
5)
Este
processo dura toda a adolescência?”.
Não. Adolescência: período de
transição entre a infância e a vida adulta (de 10 a 24 anos) Principais
características: Impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual
e social, todos determinados pelo crescimento intelectual. Esforços de cada
indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da
sociedade em que vive. Inicia com as mudanças corporais da puberdade. Termina
quando a pessoa consolida seu crescimento e personalidade, obtendo progressiva
independência econômica e integração em seu grupo social. Todos determinados
pelo desenvolvimento cerebral e os esforços de cada indivíduo em alcançar os
objetivos e as expectativas da sociedade onde vive. Adolescência compreende 20%
do ciclo de vida de um indivíduo, considerando uma média da população
brasileira de idade média 70 anos de idade, no período de 20 % da vida do
indivíduo essas transformações estão acontecendo..
CORREÇÃO
DA ATIVIDADE 3 – INTERAÇÃO ENTRE O SISTEMA NERVOSO E ENDÓCRINO CA PÁG 16
. Sistemas
endócrino e nervoso: uma dupla afinada
https://novaescola.org.br/conteudo/2234/sistemas-endocrino-e-nervoso-uma-dupla-afinada#_=_
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens
no whatsapp ou
classroom até o
dia 27/07/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados
virtualmente, correção e devolutivas.
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as
atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar,
colocando nome, número e série, título da atividade e data.
NOME DO ALUNO:
|
Nº
|
SÉRIE:
|
NOME DA ATIVIDADE:
|
|
|
DATA DA ATIVIDADE:
|
||
DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE
|
LINK DESTA AULA:
Bom trabalho meus amores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário