SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 -
Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
Professor (A): Tania Aparecida Vilas Boas
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Público Alvo: 8º
Ano A/B
Data (Período): _13/07/2020 A
17/07/2020 Duração: __04 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Como
vocês estão? Espero que muito bem, com muitas alegrias e uma imensa vontade de
aprender!!!!
Vamos começar!!!!
UNIDADE
TEMÁTICA: CA VOLUME 2
·
VIDA E EVOLUÇÃO
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
·
PROCESSOS REPRODUTIVOS.
- HABILIDADES:
(EF08CI08B)
Identificar e explicar as interações que ocorrem entre o sistemas nervoso e o
endócrino, bem como a manifestação no desenvolvimento do organismo humano, nos
aspectos comportamentais, morfológicos e fisiológicos.
-
TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas
de material de apoio:
·
Para realizar as atividades propostas você
deverá utilizar o CA – Caderno
do Aluno e também livros didáticos e a internet.
·
Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços eletrônicos
abaixo:
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV
Cultura Educação –
06/07
- 8° ano EF - Ciências - O sistema nervoso e os hormônios: Aula IX: https://www.youtube.com/watch?v=SuMmXC39Jms&t=246s
-
METODOLOGIA
Turma,
nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar
conforme as solicitações.
Para
a realização das atividades vocês deverão responder todas as questões no
Caderno de Classe ou no CA - Caderno do Aluno se houver espaço.
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e
estudos.
PRIMEIRO MOMENTO - ATIVIDADE 1
Após
assistir a aula exibida no CMSP, você deverá responder aos questionamentos
abaixo:
1) Será que nosso comportamento é
influenciado pelos hormônios?
2) Quais são os órgãos que fazem parte do
sistema endócrino?
3) O que são glândulas?
4) O que são neurotransmissores?
5) Faça um esquema em seu caderno
explicando como a adrenalina pode afetar o seu comportamento.
ATIVIDADE 2 - COMPREENDENDO
E DESMISTIFICANDO A PUBERDADE – CA PÁG 16
A puberdade não
deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz
parte da adolescência. Ela caracteriza-se também por um período em que ocorrem
mudanças biológicas e fisiológicas, quando nos desenvolvemos física e
mentalmente tornando-nos(as) maduros(as).
Afinal:
1)
“O
que acontece efetivamente com nosso corpo para que ele se torne maduro e com
capacidade de se reproduzir?”.
2)
“É
possível explicar cientificamente estas mudanças”? Como?
3)
Quais
órgãos estão envolvidos diretamente neste processo?
4)
Todas
as pessoas se desenvolvem com a mesma idade?
5)
Este
processo dura toda a adolescência?”.
Para vocês
responderem a estes questionamentos é importante que vocês façam pesquisas em livros didáticos, paradidáticos
ou internet, buscando informações que respondam às questões propostas acima.
Com esta
atividade, é importante que vocês compreendam que as características da
puberdade têm relação com mudanças hormonais. E que a ação dos hormônios
provoca mudanças não somente em nível orgânico, mas também em nível psicológico
e comportamental.
ATIVIDADE
3 – INTERAÇÃO ENTRE O SISTEMA NERVOSO E ENDÓCRINO CA PÁG 16
.
A adolescência é um período de transição, de mudanças, da
passagem da infância para a idade adulta, onde as tomadas de decisões podem
causar ganhos e algumas perdas. E como toda mudança, gera uma série de
inseguranças, incertezas, questionamentos e até mesmo de conflitos. Isso faz
com que as relações com os adultos possam ficar, de certa forma, abaladas.
Diante dessa
condição, é importante que vocês reflitam sobre as expressões: “A adolescência é a
fase dos hormônios” ou o termo “aborrescência”.
Busquem
informações sobre o que pensam a respeito dessas colocações.
O termo “aborrescente”
é inadequada, pois trata-se de uma fase do desenvolvimento humano marcada por
muitas transformações, fundamentada em questões hormonais e sociais. Por essa
razão, o surgimento de conflitos é natural, inclusive, com o passar do tempo,
muito provavelmente deixarão de existir.
Para apoiar (ou
complementar) a atividade, você poderá pesquisar e ler o texto: “Hormônios: os mensageiros do sexo” constante
da publicação Sexualidade: corpo, desejo e cultura – Coleção Ciência Hoje na
Escola – Volume 11. Este texto aborda, de maneira objetiva e acessível,
aspectos importantes para o desenvolvimento da habilidade em questão. Da mesma
maneira, também há livros didáticos, paradidáticos e recursos multimídia, que
podem te apoiar nos estudos sobre o tema.
Para aprofundar
seus conhecimentos PESQUISE
os seguintes temas:
●
Sistema endócrino;
● Mensageiros químicos:
os hormônios;
● Integração entre os
sistemas nervoso e endócrino;
● Os hormônios sexuais
(masculino e feminino);
● Hormônios do fim da infância/início da
puberdade (masculino e feminino);
● O ciclo menstrual.
Para encerrar a atividade,
como leitura complementar, faça a leitura do texto da Revista Ciência Hoje -
“Amar é” (disponível em: http://cienciahoje.org.br/coluna/amar-e/, acesso
em 08 de maio de 2020), que explica o que acontece com o corpo de alguém que
está apaixonado(a).
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens
no whatsapp ou
classroom até o
dia 20/07/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados
virtualmente, correção e devolutivas.
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as
atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar,
colocando nome, número e série, título da atividade e data.
NOME DO ALUNO:
|
Nº
|
SÉRIE:
|
NOME DA ATIVIDADE:
|
|
|
DATA DA ATIVIDADE:
|
||
DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE
|
LINK DESTA AULA: https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:4dc90145-ed47-473a-98e9-5d2c8529cee0
Bom trabalho meus amores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário