segunda-feira, 13 de julho de 2020

CIÊNCIAS - 8 A/B - 2º BIMESTRE - Profa Tania


 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular:  CIÊNCIAS                  

Público Alvo: 8º Ano A/B

Data (Período): _13/07/2020 A 17/07/2020                Duração: __04 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!
Como vocês estão? Espero que muito bem, com muitas alegrias e uma imensa vontade de aprender!!!!
 

Vamos começar!!!!
UNIDADE TEMÁTICA:  CA  VOLUME 2
·         VIDA E EVOLUÇÃO
- OBJETO DO CONHECIMENTO:

·         PROCESSOS REPRODUTIVOS.

- HABILIDADES:
(EF08CI08B) Identificar e explicar as interações que ocorrem entre o sistemas nervoso e o endócrino, bem como a manifestação no desenvolvimento do organismo humano, nos aspectos comportamentais, morfológicos e fisiológicos.
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas de material de apoio:
·         Para realizar as atividades propostas você deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros didáticos e a internet.
·         Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços eletrônicos abaixo:
    Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
06/07 - 8° ano EF - Ciências - O sistema nervoso e os hormônios: Aula IX: https://www.youtube.com/watch?v=SuMmXC39Jms&t=246s

- METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades vocês deverão responder todas as questões no Caderno de Classe ou no CA - Caderno do Aluno se houver espaço. 
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.

PRIMEIRO MOMENTO - ATIVIDADE 1

Após assistir a aula exibida no CMSP, você deverá responder aos questionamentos abaixo:
1)        Será que nosso comportamento é influenciado pelos hormônios?
2)        Quais são os órgãos que fazem parte do sistema endócrino?
3)        O que são glândulas?
4)        O que são neurotransmissores?
5)        Faça um esquema em seu caderno explicando como a adrenalina pode afetar o seu comportamento.


ATIVIDADE 2 - COMPREENDENDO E DESMISTIFICANDO A PUBERDADE – CA PÁG 16

A puberdade não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência. Ela caracteriza-se também por um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, quando nos desenvolvemos física e mentalmente tornando-nos(as) maduros(as).
Afinal:
1)      “O que acontece efetivamente com nosso corpo para que ele se torne maduro e com capacidade de se reproduzir?”.
2)    “É possível explicar cientificamente estas mudanças”? Como?
3)    Quais órgãos estão envolvidos diretamente neste processo?
4)    Todas as pessoas se desenvolvem com a mesma idade?
5)    Este processo dura toda a adolescência?”.
Para vocês responderem a estes questionamentos é importante que vocês façam  pesquisas em livros didáticos, paradidáticos ou internet, buscando informações que respondam às questões propostas acima.
Com esta atividade, é importante que vocês compreendam que as características da puberdade têm relação com mudanças hormonais. E que a ação dos hormônios provoca mudanças não somente em nível orgânico, mas também em nível psicológico e comportamental.

ATIVIDADE 3 – INTERAÇÃO ENTRE O SISTEMA NERVOSO E ENDÓCRINO  CA PÁG 16
.
A adolescência é um período de transição, de mudanças, da passagem da infância para a idade adulta, onde as tomadas de decisões podem causar ganhos e algumas perdas. E como toda mudança, gera uma série de inseguranças, incertezas, questionamentos e até mesmo de conflitos. Isso faz com que as relações com os adultos possam ficar, de certa forma, abaladas.
Diante dessa condição, é importante que vocês reflitam  sobre as expressões: “A adolescência é a fase dos hormônios” ou o termo “aborrescência”.
Busquem informações sobre o que pensam a respeito dessas colocações.
O termo “aborrescente” é inadequada, pois trata-se de uma fase do desenvolvimento humano marcada por muitas transformações, fundamentada em questões hormonais e sociais. Por essa razão, o surgimento de conflitos é natural, inclusive, com o passar do tempo, muito provavelmente deixarão de existir.
Para apoiar (ou complementar) a atividade, você poderá pesquisar e ler o texto:  “Hormônios: os mensageiros do sexo” constante da publicação Sexualidade: corpo, desejo e cultura – Coleção Ciência Hoje na Escola – Volume 11. Este texto aborda, de maneira objetiva e acessível, aspectos importantes para o desenvolvimento da habilidade em questão. Da mesma maneira, também há livros didáticos, paradidáticos e recursos multimídia, que podem te apoiar nos estudos sobre o tema.
Para aprofundar seus conhecimentos PESQUISE os seguintes temas:
Sistema endócrino;
● Mensageiros químicos: os hormônios;
● Integração entre os sistemas nervoso e endócrino;
● Os hormônios sexuais (masculino e feminino);
Hormônios do fim da infância/início da puberdade (masculino e feminino);
● O ciclo menstrual.

Para encerrar a atividade, como leitura complementar, faça a leitura do texto da Revista Ciência Hoje - “Amar é” (disponível em: http://cienciahoje.org.br/coluna/amar-e/, acesso em 08 de maio de 2020), que explica o que acontece com o corpo de alguém que está apaixonado(a).
          
- ENTREGA/  APRESENTAÇÃO:  
Postagens  no  whatsapp  ou  classroom   até  o  dia  20/07/2020.

- INSTRUMENTOS  DE  AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.

OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar, colocando nome, número e série, título da atividade e data.

NOME DO ALUNO:
SÉRIE:
NOME DA ATIVIDADE:


DATA DA ATIVIDADE:
DATA  DE ENTREGA DA ATIVIDADE

Bom trabalho meus amores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário