quinta-feira, 9 de julho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - 3ª SÉRIE A – AULA 4 - 2º BIMESTRE - Profª Cidinha Gomes

EDUCAÇÃO FÍSICA - 3ª SÉRIE A – 2º BIMESTRE

EE Prof. Maria Cintra Nunes Rocha

Profª Cidinha Gomes

 

AULA 4

 

Práticas Corporais de Aventura

 

                     

Fonte: Disponível em: < https://www.estudopratico.com.br/saiba-quais-sao-os-esportes-mais-perigosos-do-planeta/>. Acesso em: 09 jul. 2020.

 

Objeto de Conhecimento: Práticas Corporais de Aventura Urbana - (Patins, Skate e Parkour)

Objetivo: Nesta Unidade Temática, espera-se que o estudante tenha conhecimento das práticas corporais de aventura urbana e trabalhem questões de identidade, protagonismo, liderança e preconceito.

Habilidades: Identificar características especificas dos esportes radicais.

Competências Socioemocionais:

FOCO: Ser capaz de focar a atenção e se concentrar na tarefa e evitar distrações, mesmo quando realiza tarefas repetitivas.

PERSISTÊNCIA: Ser capaz de superar obstáculos para atingir objetivos importantes; implementar, persistir e terminar.

ENTUSIASMO: Ser capaz de demonstrar paixão e empolgação pela vida; ir ao encontro de suas atividades diárias com energia, entusiasmo e atitude positiva.

DETERMINAÇÃO:  Seŕ capaz de estabelecer objetivos e metas para si mesmo; motivar-se; trabalhar duro; entregar-se plenamente ao trabalho, à tarefa ou ao projeto que deve completar.

 

Orientações para realizar as atividades:

Faça um cabeçalho no início das atividades, escrevendo seu nome completo e série e o número da Aula (exemplo: Aula 1, Aula 2, etc). Caso a atividade continue na página seguinte, escreva, como por exemplo “Continuação da Aula 1”. Desta forma, fica clara as informações para a professora entender, ok?

 

Atividade 1 – Desafio Radical

1.    Porque o esporte é considerado como sendo “radical”?

2.    Escreva pelo menos cinco esportes radicais que você conhece.

 

Atividade 2 – Olhar Social

Depois de passar pelo desafio radical, é o momento de analisar de forma crítica a situação em relação à sociedade atual. Siga o roteiro abaixo:

1.    Como os esportistas radicais são vistos dentro da sociedade? Eles são respeitados?

2.    Descreva o perfil e estilo dos praticantes de esportes de aventura.

3.    Você pratica ou já praticou algum esporte radical?

4.    Em sua comunidade, há espaços que favorecem os esportes de aventura? Comente!

 

Atividade 3 - Parkour

Para conhecer um pouco mais sobre “Práticas Corporais de Aventura”:

·         Faça uma pesquisa a respeito dessa modalidade (PARKOUR), buscando conhecer um pouco da sua história, país de origem, quando surgiu, etc.

A seguir, alguns sites pra auxiliá-lo na pesquisa:

Parkour. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/parkour.htm>. Acesso em 09 jul. 2020.

A origem do Parkour. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-sKfwDMCOBo>. Acesso em 09 jul. 2020.

 

Atividade – 4 – Apontamentos radicais

1.    Quais as principais características do skate, dos patins e do Parkour?

2.    Quais as principais semelhanças e diferenças entre esses três esportes radicais?

3.    Como os praticantes de skate, patins e Parkour são vistos na sociedade?

4.    Existe diferença no tratamento social referente aos adeptos dessas práticas corporais de aventura?

5.    Como combater posturas discriminatórias referente a essas práticas corporais de aventura?

6.    Qual desses três esportes radicais você se identificou mais? Por quê?

7.    Existe outro esporte radical que você goste mais, além destes três citados? Comente.


Boa aula!!!

Aguardo sua atividade para qualquer um dos canais abaixo:

1)    Para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

2)    Ou no Google Classroom;

3)    Ou pelo WhatsApp.

 

Grande abraço!

Profª Cidinha Gomes




Nenhum comentário:

Postar um comentário