EDUCAÇÃO FÍSICA – 7º ANO A - 2º BIMESTRE 2020
EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA
PROFª CIDINHA GOMES
AULA 4
Fonte: Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-com-pessoas-fazendo-varios-tipos-de-esportes-radicais_3797888.htm>.
Acesso em: 09 jul. 2020.
Objeto Do Conhecimento: Práticas Corporais de
aventuras urbanas - Skate
Objetivos: reconhecer as Práticas Corporais de Aventura
Urbana
Habilidades: (EF07EF20) Executar práticas corporais de
aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas
para a prática segura em diversos espaços.
(EF07EF21) Recriar as práticas corporais de aventura,
reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança,
indumentária, organização) e seus tipos de práticas.
Competências Socioemocionais:
PERSISTÊNCIA: Ser capaz de superar obstáculos
para atingir objetivos importantes; implementar, persistir e terminar.
DETERMINAÇÃO: Seŕ capaz de estabelecer
objetivos e metas para si mesmo; motivar-se; trabalhar duro; entregar-se
plenamente ao trabalho, à tarefa ou ao projeto que deve completar.
ORGANIZAÇÃO: Ter habilidades organizacionais e atenção
meticulosa a detalhes importantes para planejamento e execução de planos para
objetivos de longo prazo.
RESPONSABILIDADE: Ter habilidades de autorregular
o que precisa para completar as suas responsabilidades, cumprir seus
compromissos, agir de maneira confiante e consistente e inspirar confiança.
Orientações para realizar as
atividades:
Faça um cabeçalho no início
das atividades, escrevendo seu nome completo e série e o número da Aula
(exemplo: Aula 1, Aula 2, etc). Caso a atividade continue na página seguinte,
escreva, como por exemplo “Continuação da Aula 1”. Desta forma, fica clara as
informações para a professora entender, ok?
Você já deve ter visto em algum momento em sua cidade, na
televisão ou na internet alguma prática desta modalidade. Sendo assim, vamos
conhecer o seu conceito?
Práticas Corporais
de Aventura Urbana exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas
condições (vertigem e risco controlado) durante a prática de parkour, skate,
patins, bike etc. (BRASIL, 2017).
Nesse sentido, é importante você saber que a ideia é se arriscar
e experimentar emoções intensas, que podem ser bem interessantes. Então, se
você é do time que curte esse tipo de prática, ou quer se aventurar, vale a
pena conhecer um pouco mais sobre elas!
ATIVIDADE 1 – INVESTIGAÇÃO RADICAL!
Agora que você já aprendeu o conceito de Prática Corporal de
Aventura Urbana, iremos verificar seus conhecimentos sobre essa Unidade
Temática. Tente lembrar de algum esporte radical que você já tenha praticado ou
que conheceu nos anos anteriores. O objetivo é buscar em sua memória alguma
prática de aventura urbana que você já assistiu ou vivenciou, na escola ou fora
dela.
1. Quais práticas de
aventura urbana você conhece?
2. Você já viu ou já
praticou algum esporte de aventura urbana na sua comunidade/bairro/cidade?
Onde?
3. Quais são os locais
disponíveis em sua cidade para esta prática?
ATIVIDADE 2 – SKATE NA VEIA!
Nesta Situação de Aprendizagem,
iremos aprender sobre os esportes de aventura, mais precisamente o Skate. Tal
prática está cada vez mais comum no dia a dia dos(as) estudantes.
O Skate surgiu nos anos 1960, na Califórnia, e foi inventado por
surfistas como uma forma de surfar nos dias em que não havia ondas.
Inicialmente eram utilizadas rodas de patins. Em 1965 surgiram os primeiros
campeonatos. Entretanto, o esporte só tomou maior proporção nos anos 1990,
quando um americano realizou movimentos aéreos e flips revolucionários. Seu
nome é Tony Hawk, considerado o maior skatista de todos os tempos. A prática de
Skate já foi proibida em São Paulo, por volta de 1980, devido à sua influência
com o punk. Apesar disso, hoje o skate faz parte dos Jogos Olímpicos, uma
grande conquista para os Jogos de 2020 em Tóquio. Punk: Movimento jovem
caracterizado pelo desprezo total de valores e normas sociais, que se manifesta
na forma de se vestir, comportamento e expressão musical. (BECHARA, 2011)
VOCÊ SABIA?
Embora a prática possua em sua origem alta popularidade entre os
homens, nos dias atuais as mulheres estão se apropriando deste universo
radical. O Brasil possui esportistas conhecidas, tais como: Pamela Rosa,
Letícia Bufoni e Rayssa Leal, mais conhecida como “Fadinha”, de apenas 11 anos,
entre outras. Outra curiosidade é que os(as) praticantes de skate fazem uso de
roupas com um estilo próprio, e hoje esta prática é considerada um estilo de
vida. Entre os homens, o brasileiro Bob Burnquist é destaque, sendo o maior
medalhista dos X Games e da Mega Rampa. Bob também é personagem de Jogos
Eletrônicos. CÁCERES, CASTRO, 2019
ATIVIDADE 3 – PESQUISA ARRISCADA!
As práticas de aventura urbana estão cada vez mais populares. As
palavras de ordem daqueles que gostam e praticam os esportes radicais são:
disposição, ousadia e, é claro, coragem. Afinal, não é para qualquer um
enfrentar o vento, o frio, o calor, a altura tenebrosa e as quedas bruscas,
além da velocidade sem limites. Na atividade anterior você conheceu um pouco
sobre o skate; a atividade a seguir irá ampliar seu conhecimento sobre esta
modalidade e outras práticas.
Práticas Corporais de Aventura
I. Escolha pelo menos três (ou todos, hehe) destes temas para pesquisar:
1.
Skate;
2.
Parkour;
3.
Base jumping;
4.
Slackline;
5.
Rapel ou escalada;
6.
Paintball;
7.
BMX
II. E pesquisem os seguintes tópicos de cada tema escolhido acima:
1. Origem;
2. Vestimentas;
3. Equipamentos de segurança;
4. Locais para a prática;
5. Instrumentos;
6. Organização;
7. Curiosidades;
8. Movimentos;
9. Principais atletas;
10. Principais características.
11. Esta prática é oferecida em sua comunidade?
III. Qual destes esportes radicais você mais se identificou e gostou? Comente.
Boa aula!!!
Aguardo sua
atividade para qualquer um dos canais abaixo:
1) Para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br
2) Ou no Google Classroom;
3) Ou pelo WhatsApp.
Grande abraço!
Profª Cidinha
Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário