quinta-feira, 9 de julho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA – 7º ANO A - AULA 4 - 2º BIMESTRE - PROFª CIDINHA GOMES

EDUCAÇÃO FÍSICA – 7º ANO A - 2º BIMESTRE 2020

EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFª CIDINHA GOMES

AULA 4

 

 PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA URBANA

 

Fonte: Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-com-pessoas-fazendo-varios-tipos-de-esportes-radicais_3797888.htm>. Acesso em: 09 jul. 2020.

 

Objeto Do Conhecimento: Práticas Corporais de aventuras urbanas - Skate

Objetivos: reconhecer as Práticas Corporais de Aventura Urbana

Habilidades: (EF07EF20) Executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.

(EF07EF21) Recriar as práticas corporais de aventura, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.

Competências Socioemocionais:

PERSISTÊNCIA: Ser capaz de superar obstáculos para atingir objetivos importantes; implementar, persistir e terminar.

DETERMINAÇÃO: Seŕ capaz de estabelecer objetivos e metas para si mesmo; motivar-se; trabalhar duro; entregar-se plenamente ao trabalho, à tarefa ou ao projeto que deve completar.

ORGANIZAÇÃO: Ter habilidades organizacionais e atenção meticulosa a detalhes importantes para planejamento e execução de planos para objetivos de longo prazo.

RESPONSABILIDADE: Ter habilidades de autorregular o que precisa para completar as suas responsabilidades, cumprir seus compromissos, agir de maneira confiante e consistente e inspirar confiança.

 

Orientações para realizar as atividades:

Faça um cabeçalho no início das atividades, escrevendo seu nome completo e série e o número da Aula (exemplo: Aula 1, Aula 2, etc). Caso a atividade continue na página seguinte, escreva, como por exemplo “Continuação da Aula 1”. Desta forma, fica clara as informações para a professora entender, ok?

 

Você já deve ter visto em algum momento em sua cidade, na televisão ou na internet alguma prática desta modalidade. Sendo assim, vamos conhecer o seu conceito?

Práticas Corporais de Aventura Urbana exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas condições (vertigem e risco controlado) durante a prática de parkour, skate, patins, bike etc. (BRASIL, 2017).

 

Nesse sentido, é importante você saber que a ideia é se arriscar e experimentar emoções intensas, que podem ser bem interessantes. Então, se você é do time que curte esse tipo de prática, ou quer se aventurar, vale a pena conhecer um pouco mais sobre elas!

ATIVIDADE 1 – INVESTIGAÇÃO RADICAL!

Agora que você já aprendeu o conceito de Prática Corporal de Aventura Urbana, iremos verificar seus conhecimentos sobre essa Unidade Temática. Tente lembrar de algum esporte radical que você já tenha praticado ou que conheceu nos anos anteriores. O objetivo é buscar em sua memória alguma prática de aventura urbana que você já assistiu ou vivenciou, na escola ou fora dela.

1. Quais práticas de aventura urbana você conhece?

2. Você já viu ou já praticou algum esporte de aventura urbana na sua comunidade/bairro/cidade? Onde?

3. Quais são os locais disponíveis em sua cidade para esta prática?

ATIVIDADE 2 – SKATE NA VEIA!

Nesta Situação de Aprendizagem, iremos aprender sobre os esportes de aventura, mais precisamente o Skate. Tal prática está cada vez mais comum no dia a dia dos(as) estudantes.

 Primeiros passos no Skate

O Skate surgiu nos anos 1960, na Califórnia, e foi inventado por surfistas como uma forma de surfar nos dias em que não havia ondas. Inicialmente eram utilizadas rodas de patins. Em 1965 surgiram os primeiros campeonatos. Entretanto, o esporte só tomou maior proporção nos anos 1990, quando um americano realizou movimentos aéreos e flips revolucionários. Seu nome é Tony Hawk, considerado o maior skatista de todos os tempos. A prática de Skate já foi proibida em São Paulo, por volta de 1980, devido à sua influência com o punk. Apesar disso, hoje o skate faz parte dos Jogos Olímpicos, uma grande conquista para os Jogos de 2020 em Tóquio. Punk: Movimento jovem caracterizado pelo desprezo total de valores e normas sociais, que se manifesta na forma de se vestir, comportamento e expressão musical. (BECHARA, 2011)

 

VOCÊ SABIA?

Embora a prática possua em sua origem alta popularidade entre os homens, nos dias atuais as mulheres estão se apropriando deste universo radical. O Brasil possui esportistas conhecidas, tais como: Pamela Rosa, Letícia Bufoni e Rayssa Leal, mais conhecida como “Fadinha”, de apenas 11 anos, entre outras. Outra curiosidade é que os(as) praticantes de skate fazem uso de roupas com um estilo próprio, e hoje esta prática é considerada um estilo de vida. Entre os homens, o brasileiro Bob Burnquist é destaque, sendo o maior medalhista dos X Games e da Mega Rampa. Bob também é personagem de Jogos Eletrônicos. CÁCERES, CASTRO, 2019

  

ATIVIDADE 3 – PESQUISA ARRISCADA!

As práticas de aventura urbana estão cada vez mais populares. As palavras de ordem daqueles que gostam e praticam os esportes radicais são: disposição, ousadia e, é claro, coragem. Afinal, não é para qualquer um enfrentar o vento, o frio, o calor, a altura tenebrosa e as quedas bruscas, além da velocidade sem limites. Na atividade anterior você conheceu um pouco sobre o skate; a atividade a seguir irá ampliar seu conhecimento sobre esta modalidade e outras práticas.

Práticas Corporais de Aventura

     I.        Escolha pelo menos três (ou todos, hehe) destes temas para pesquisar:

1.    Skate;

2.    Parkour;

3.    Base jumping;

4.    Slackline;

5.    Rapel ou escalada;

6.    Paintball;

7.    BMX

 

    II.        E pesquisem os seguintes tópicos de cada tema escolhido acima:

1.    Origem;

2.    Vestimentas;

3.    Equipamentos de segurança;

4.    Locais para a prática;

5.    Instrumentos;

6.    Organização;

7.    Curiosidades;

8.    Movimentos;

9.    Principais atletas;

10. Principais características.

11. Esta prática é oferecida em sua comunidade?

  III.        Qual destes esportes radicais você mais se identificou e gostou? Comente.

 

Boa aula!!!

Aguardo sua atividade para qualquer um dos canais abaixo:

1)    Para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

2)    Ou no Google Classroom;

3)   Ou pelo WhatsApp.

 

Grande abraço!

Profª Cidinha Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário