EDUCAÇÃO FÍSICA
– 8º ANO A E B - 2º BIMESTRE 2020
EE PROFª MARIA
CINTRA NUNES ROCHA
PROFª CIDINHA
GOMES
AULA 5
LUTAS DO MUNDO
Fonte: Disponível em: < http://senpai-judo.blogspot.com/2015/12/cumprimentos-no-judo.html>.
Acesso em 07 jul. 2020.
Habilidades:
EF08EF17 - Planejar e utilizar estratégias
básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características
técnico-táticas.
Objetivo: Que o aluno conheça o judô e seus princípios básicos e
os movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de
segurança e respeitando o oponente.
“JU (SUAVE) DO (CAMINHO)”
As lutas evidenciam as disputas corporais, nas quais os
participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para
imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado
espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário.
Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem
ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do
mundo (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, boxe chinês, esgrima, kendo,
kenjutsu etc). BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e
Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
ATIVIDADE 1 – COMEÇAR “HAJIME” - (RA- DI - MÊ)
Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre
seus conhecimentos sobre as questões abaixo:
1.
Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
2.
Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?
ATIVIDADE 2 – PARE - “MATTE” - (MA - TÊ)
Vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o Judô.
Faça uma pesquise sobre:
1. A história do Judô (Local de criação, aspectos biográficos do seu idealizador e participação nas olimpíadas);
2. Princípios básicos do Judô (Os três princípios filosóficos do Judô, seus significados na vida do praticante e graduação (faixas));
3. Principais golpes do Judô (Golpes de braço, golpes de perna, golpes de quadril e golpes de solo (imobilizações, chaves de braço e estrangulamento));
4. Principais cumprimentos do Judô (Saudaçõe
s e vocabulário de competição).
Abaixo, sugerimos alguns sites que podem auxiliar na pesquisa
Fonte: Confederação Brasileira de Judô. História do Judô.
Disponível em: < https://cbj.com.br/historia_do_judo/>.
Acesso em: 07 jul.2020.
Fonte: Judoquinhas. Judô: História do Judô resumida –
Judoquinhas, Judô Infantil. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=wGyjXkbj3fg&t=64s>
. Acesso em: 7 jul. 2020.
ATIVIDADE 3 – ATENÇÃO - “KIOTSUKE” - (QUIO - TISSU - QUÊ)
A saudação é um ritual e é regida pela cortesia, respeito e
amabilidade. É uma demonstração de respeito com o mestre e com os adversários
em uma competição. A saudação ao adversário é sempre utilizada para se iniciar
uma luta.
Assista agora o vídeo “Saudações e cumprimentos no judô”.
Projeto Judô. Saudações e cumprimento no Judô. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=lMFfv5NDtZI>.
Acesso em: 07 jul. 2020.
E responda a seguinte questão:
1. Por que temos que nos curvar em cumprimento?
2. E no seu dia a dia, como você cumprimenta as pessoas da família, os amigos e os estranhos?
Orientações para realizar as
atividades:
Faça um cabeçalho no início
das atividades, escrevendo seu nome completo e série e o número da Aula
(exemplo: Aula 1, Aula 2, etc). Caso a atividade continue na página seguinte,
escreva, como por exemplo “Continuação da Aula 1”. Desta forma, fica clara as informações
para a professora entender, ok?
Boa aula!!!
Aguardo sua
atividade para qualquer um dos canais abaixo:
1) Para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br
2) Ou no Google Classroom;
3) Ou pelo WhatsApp.
Grande abraço!
Profª Cidinha
Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário