terça-feira, 7 de julho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA – 8º ANO A E B - 2º BIMESTRE 2020 - AULA 5 - PROFª CIDINHA GOMES

EDUCAÇÃO FÍSICA – 8º ANO A E B - 2º BIMESTRE 2020

EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFª CIDINHA GOMES

AULA 5

 

LUTAS DO MUNDO

 

Fonte: Disponível em: < http://senpai-judo.blogspot.com/2015/12/cumprimentos-no-judo.html>. Acesso em 07 jul. 2020.

 

Habilidades:

EF08EF17 - Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

Objetivo: Que o aluno conheça o judô e seus princípios básicos e os movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

 

“JU (SUAVE) DO (CAMINHO)”

 

As lutas evidenciam as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, boxe chinês, esgrima, kendo, kenjutsu etc). BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.


ATIVIDADE 1 – COMEÇAR “HAJIME” - (RA- DI - MÊ)

Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:

1.    Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?

2.    Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?

 

ATIVIDADE 2 – PARE - “MATTE” - (MA - TÊ)

Vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o Judô.

Faça uma pesquise sobre:

1.    A história do Judô (Local de criação, aspectos biográficos do seu idealizador e participação nas olimpíadas);

2.    Princípios básicos do Judô (Os três princípios filosóficos do Judô, seus significados na vida do praticante e graduação (faixas));

3.   Principais golpes do Judô (Golpes de braço, golpes de perna, golpes de quadril e golpes de solo (imobilizações, chaves de braço e estrangulamento));

4.    Principais cumprimentos do Judô (Saudaçõe


s e vocabulário de competição).

 

Abaixo, sugerimos alguns sites que podem auxiliar na pesquisa

Fonte: Confederação Brasileira de Judô. História do Judô. Disponível em: < https://cbj.com.br/historia_do_judo/>. Acesso em: 07 jul.2020.

Fonte: Judoquinhas. Judô: História do Judô resumida – Judoquinhas, Judô Infantil. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=wGyjXkbj3fg&t=64s> . Acesso em: 7 jul. 2020.

 

ATIVIDADE 3 – ATENÇÃO - “KIOTSUKE” - (QUIO - TISSU - QUÊ)

A saudação é um ritual e é regida pela cortesia, respeito e amabilidade. É uma demonstração de respeito com o mestre e com os adversários em uma competição. A saudação ao adversário é sempre utilizada para se iniciar uma luta.

Assista agora o vídeo “Saudações e cumprimentos no judô”.

Projeto Judô. Saudações e cumprimento no Judô. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lMFfv5NDtZI>. Acesso em: 07 jul. 2020.

E responda a seguinte questão:

1.    Por que temos que nos curvar em cumprimento?

2. E no seu dia a dia, como você cumprimenta as pessoas da família, os amigos e os estranhos?

 

Orientações para realizar as atividades:

Faça um cabeçalho no início das atividades, escrevendo seu nome completo e série e o número da Aula (exemplo: Aula 1, Aula 2, etc). Caso a atividade continue na página seguinte, escreva, como por exemplo “Continuação da Aula 1”. Desta forma, fica clara as informações para a professora entender, ok?

 

Boa aula!!!

Aguardo sua atividade para qualquer um dos canais abaixo:

1)    Para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

2)    Ou no Google Classroom;

3)    Ou pelo WhatsApp.

 

Grande abraço!

Profª Cidinha Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário