terça-feira, 14 de julho de 2020

Roteiro de Estudo_Atividade 4_3ª série A_ Língua Portuguesa_ Professora Ana Luísa


ROTEIRO DE ESTUDO – Atividade 4


Escola Estadual Professora Maria Cintra Nunes Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves                                Disciplina: Língua Portuguesa      
Ano/Série: 3º ano A

S.A 1- A Escola Literária Moderna e o Modernismo no Brasil
Tema da aula: O conceito de modernidade e modernismo – poesia modernista

Objetivos: apresentar e reconhecer o conceito de modernidade e modernismo para entender as característica da referida escola literária.

Habilidades:

EM13LP48 Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.

Metodologia- passo a passo para desenvolver o tema e realizar as atividades:

Para começo de conversa...
Vamos realizar um “brainstorning” = chuva de ideias. Com esta atividade, nós temos dois objetivos: levantar conhecimentos sobre o tema e nos preparar para a leitura e análise do texto.

Respondam, no caderno. É necessário copiar as perguntas.

1. O que você considera como moderno nos dias de hoje na música, na dança, na moda, nas profissões e nas gírias?
2. Vocês se consideram modernos? Justifiquem a resposta.
3. Consideram que vivem em um país moderno? Justifiquem a resposta.

1º Agora, pegue o Caderno do Aluno de Língua Portuguesa – 2º bimestre, a partir da página 106.
Atividade III – A poesia modernista
Faça a leitura do poema “Ode ao burguês”, de Mário de Andrade.

Análise do poema

Gênero textual: poesia
Função social: apresentar sentimentos, sensações e reflexões sobre um determinado tema.
Percebemos que neste poema, o eu lírico faz um insulto à classe burguesa da época (classe social definida no século XIX). Para entender melhor, burguesia é a chamada classe média: abaixo dos minoritários ricos e acima do proletariados, os operários.
Para expor o seu sentimento o autor do poema faz uso das figuras de linguagem para expressar ironias e insultos à classe burguesa

Copiar no caderno o quadro abaixo.

As figuras de linguagem no poema Ode ao Burguês

O autor trabalha as figuras de linguagem ao utilizar da paronomásia quando faz trocadilhos com as palavras Ódio e Ode; a antítese ao propor significados contrários para Ode (exaltação) e Ódio (raiva, medo) a exploração das marcas semânticas estão presentes também ao utilizar os vocábulos exalta (ode) e teme (ódio). Assim, nota-se que por meio da ironia e do sarcasmo à burguesia, o papel mais utilizado pelo eu lírico é o de socializador em quase todo o poema, que teve como objetivo revelar uma classe dominante maior que servia de barreira, devido ao seu poder aquisitivo, às classes econômicas menos favorecidas.

2º Relembrando o que são Figuras de Linguagem, analise o mapa mental abaixo.

Fonte: site de imagens gratuitas Pinterest, último acesso em 29/06/2020.

3º Agora, passe para o Caderno do Aluno, página 107. Responda o exercício 2. Não é necessário copiar as perguntas.

4º Para saber mais...
Assista a vídeo aula do Centro de Mídias de São Paulo: “Modernismo, a Semana de 22”, com o link abaixo.


5º Sistematizando – O que eu aprendi?
Escreva no seu caderno, em poucas linhas, o que você aprendeu com este Roteiro de Estudo.

Recursos:

- Mapa mental;
- Caderno do aluno de Língua Portuguesa – 2º bimestre;
- Vídeo aula no Centro de Mídias de São Paulo.

Forma de comunicação:

- Blog Escola Estadual Professora Maria Cintra;
- Grupo de Whatsapp da Sala;
- Google “Classroom” – Plataforma Centro de Mídias de São Paulo.

Avaliação:

Acompanhamento da realização das atividades em plantão de dúvidas e atendimento individual.

Resultados e encaminhamentos:

Apresentação das atividades pelos alunos, utilizando a Plataforma “Google Classroom”; Whastsapp, E-mail Institucional.



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