ROTEIRO DE ESTUDO – Atividade
4
Escola Estadual Professora Maria Cintra Nunes
Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves Disciplina: Língua
Portuguesa
Ano/Série: 3º ano A
S.A 1- A Escola Literária Moderna e o
Modernismo no Brasil
Tema da aula: O conceito de modernidade
e modernismo – poesia modernista
Objetivos:
apresentar e reconhecer o conceito de modernidade e modernismo para entender as
característica da referida escola literária.
Habilidades:
EM13LP48
Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição
da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e
análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura
portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.
Metodologia-
passo a passo para desenvolver o tema e realizar as atividades:
Para
começo de conversa...
Vamos
realizar um “brainstorning” = chuva de ideias. Com esta atividade, nós
temos dois objetivos: levantar conhecimentos sobre o tema e nos preparar para a
leitura e análise do texto.
Respondam,
no caderno. É necessário copiar as perguntas.
1.
O que você considera como moderno nos dias de hoje na música, na dança, na
moda, nas profissões e nas gírias?
2.
Vocês se consideram modernos? Justifiquem a resposta.
3.
Consideram que vivem em um país moderno? Justifiquem a resposta.
1º
Agora, pegue o Caderno do Aluno de Língua Portuguesa – 2º bimestre, a partir da
página 106.
Atividade
III – A poesia modernista
Faça
a leitura do poema “Ode ao burguês”, de Mário de Andrade.
Análise
do poema
Gênero
textual: poesia
Função
social: apresentar sentimentos, sensações e reflexões sobre um determinado
tema.
Percebemos
que neste poema, o eu lírico faz um insulto à classe burguesa da época (classe
social definida no século XIX). Para entender melhor, burguesia é a chamada
classe média: abaixo dos minoritários ricos e acima do proletariados, os
operários.
Para
expor o seu sentimento o autor do poema faz uso das figuras de linguagem para
expressar ironias e insultos à classe burguesa
Copiar
no caderno o quadro abaixo.
As
figuras de linguagem no poema Ode ao Burguês
O
autor trabalha as figuras de linguagem ao utilizar da paronomásia quando faz
trocadilhos com as palavras Ódio e Ode; a antítese ao propor significados
contrários para Ode (exaltação) e Ódio (raiva, medo) a exploração das marcas semânticas
estão presentes também ao utilizar os vocábulos exalta (ode) e teme (ódio).
Assim, nota-se que por meio da ironia e do sarcasmo à burguesia, o papel mais
utilizado pelo eu lírico é o de socializador em quase todo o poema, que teve
como objetivo revelar uma classe dominante maior que servia de barreira, devido
ao seu poder aquisitivo, às classes econômicas menos favorecidas.
2º
Relembrando o que são Figuras de Linguagem, analise o mapa mental abaixo.
Fonte: site de imagens
gratuitas Pinterest, último acesso em 29/06/2020.
3º
Agora, passe para o Caderno do Aluno, página 107. Responda o exercício 2. Não é
necessário copiar as perguntas.
4º
Para saber mais...
Assista
a vídeo aula do Centro de Mídias de São Paulo: “Modernismo, a Semana de 22”,
com o link abaixo.
5º
Sistematizando – O que eu aprendi?
Escreva
no seu caderno, em poucas linhas, o que você aprendeu com este Roteiro de
Estudo.
Recursos:
-
Mapa mental;
-
Caderno do aluno de Língua Portuguesa – 2º bimestre;
-
Vídeo aula no Centro de Mídias de São Paulo.
Forma de comunicação:
-
Blog Escola Estadual Professora Maria Cintra;
-
Grupo de Whatsapp da Sala;
-
Google “Classroom” – Plataforma Centro de Mídias de São Paulo.
Avaliação:
Acompanhamento
da realização das atividades em plantão de dúvidas e atendimento individual.
Resultados e encaminhamentos:
Apresentação
das atividades pelos alunos, utilizando a Plataforma “Google Classroom”;
Whastsapp, E-mail Institucional.
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