E.E
Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020
Arte 8ª A |
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes |
Nome do aluno:
nº |
1ª Atividade do 3ª Bimestre de 2020 |
Hab.- (EF06AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos e
coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo paulistas,
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de
criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação
profissional. Objetos de conhecimento - mobilizados na habilidade: artistas,
grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo
paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. |
Situação
de Aprendizagem I Nesse bimestre trabalharemos a linguagem
teatro. nesta situação de aprendizagem, estão previstas quatro atividades.
Vamos conhecer artistas, grupos e coletivos cênicos, com manifestações
cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira, com criação,
produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional,
além de elementos constitutivos do
teatro - figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia. É
importante que você realize registros durante o desenvolvimento das
atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Para
ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos
importantes para o desenvolvimento das atividades. Adereços de Cena:
São objetos que ornamentam a cena e é aposto no cenário, decorando a cena
como adornos para situar a época, a condição econômica, social ou política
das personagens. Adereços de
representação: São objetos previamente colocados em cena para serem
usados pelo ator durante a representação. Adereços do ator:
São objetos de uso pessoal cuja função principal é ajudar o ator na
composição da personagem. Cenografia –
Processo de criação e construção do acontecimento teatral no seu aspecto
espacial e da imagem cênica. Em sua linguagem artístico-estética, utiliza-se
de elementos como cor, luz, forma, linha e volume para solucionar
esteticamente as necessidades poéticas apresentadas pelo espetáculo. Hoje,
projetos cenográficos são expandidos para além da cena teatral, podendo ser
encontrados em exposições, ambientes, lugares para as mídias e eventos
artístico-estéticos. Figurino – Vestimenta
utilizada pelos atores para a caracterização de seus personagens, de acordo
com sua natureza e que identifica, geralmente, a época e o local da ação.
Assim como na realidade, o vestuário, no teatro, tem a função de reproduzir
várias normas de diferentes culturas. Ao identificar seu procedimento,
identificam-se o sexo, a idade, a classe social, a profissão, a nacionalidade
ou a religião do personagem. Ao mesmo tempo, o figurino é um símbolo que
representa atmosfera, época histórica, região, estação do ano, hora do dia,
entre outras situações. Igualmente, o figurino associa, identifica e equipara
outros sistemas culturais. |
Atividade 1:
Sondagem 1. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e
manifestações cênicas de matriz indígena, vocês conhecem? Ou já tiveram
contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv? 2. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações
cênicas de matriz africana, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em
apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv. 3. Quais artistas,
grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz afro-brasileira
vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente,
pela internet e/ou tv. 4. Como você acha que acontece a criação e produção de
espetáculos teatrais destes grupos? 5. Como você acha que acontece a divulgação e circulação de
espetáculos teatrais destes grupos? 6. Como você acha que acontece a organização da atuação
profissional destes artistas e grupos? Deixe
Registrado no seu caderno. Atividade
realizada através de formulário o dia de sua aula sexta feira 08/08/2020 Bom trabalho Ivalda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário