segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Arte 1- Atividade 3º Bimestre

 

E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020     3 º A - Arte

Nome do aluno                                                                             

PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes

HABILIDADES: Valorizar e fruir diversas manifestações artísticas  e culturais, das locais às  mundiais, e  participar de práticas  diversificadas da produção  artístico-cultural. 

 

  OBJETIVO: Reconhecer a relação da Arte com profissões contemporâneos

 

1 ATIVIDADE ARTE 3º BIMESTRE

  Atividade 1- SONDAGEM

 

Discutindo a proposta e elaborando o Projeto - Música 

 

Neste bimestre estudaremos com a Linguagem da música, numa  interface com recursos tecnológicos, mídias digitais em produção artística relacionadas com  o campo das artes visuais num contexto de hibridismo (​audiovisual - videoclipe)​,além de conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com a música, ampliando assim as possibilidades de escolhas na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.   Talvez a música não esteja diretamente ligada à profissão que o estudante almeja, mas o estudo dessa linguagem da arte pode auxiliá-lo em outras áreas da vida pessoal e profissional e na Construção de seu Projeto de Vida. A ideia inicial é que pesquisem sobre as profissões que estejam diretamente envolvidas com o estudo de música e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece, vislumbrando diferentes cenários e   possibilidades para sua formação acadêmica e profissional.  É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Registrem, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção do processo de produção artística.      

 

Para saber mais: 

10 profissões que um músico pode seguir em sua carreira. Disponível em:  https://musicasemlimites.com/10-profissoes-que-um-musico-pode-seguir-em-sua-carreira /​  . Acesso em 27 dez. 2019.  4 profissões para quem gosta de música. Disponível em:  https://metropolitanafm.com.br/universitarios/4-profissoes-para-quem-gosta-de-musica​.  Acesso em: 27 dez. 2019. 

Saiba tudo sobre a faculdade de Música e veja onde estudar. Disponível em:  https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-musica/​ Acesso em: 27 dez.  2019. 

Guia do estudante. Disponível em:  https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/musica/​. Acesso em: 27 dez. 2019.  Faculdade de Música Vale a Pena? Descubra Como Tomar a Decisão Certa. Disponível  em:​ ​https://hotstages.com/faculdade-de-musica​. Acesso em 27 dez. 2019.  Como a tecnologia transformou a indústria da música. Disponível em:  https://www.tecmundo.com.br/musica/45704-como-a-tecnologia-transformou-a-industria -da-musica.htm​. Acesso em 27 dez. 2019.  Cantores de jingle falam sobre o talento e técnica para trabalhar na área. Disponível em:  https://gente.ig.com.br/cultura/2018-08-25/cantor-de-jingle-carreira.html​. Acesso em 27 

 

Atividade 1:  sondagem 

 

O que você sabe sobre profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a escuta e a produção musical. Respondam às questões: 

 

1- Considerando a preparação de um show de música (espaço, músicos, instrumentos, recursos tecnológicos etc.), quantos e quais são os profissionais necessários para planejar e executar esse espetáculo?

  2. Você conhece profissionais em seu bairro ou região que trabalham diretamente                       ligados à música, seja produzindo ou executando algo? 

3. O que mudou nas produções musicais com o avanço tecnológico e as mídias                           digitais? 

4. A grande maioria de objetos e situações geram sons de diversos tipos: os toques e notificações dos smartphones, os ruídos dos carros e outros veículos, dos objetos manipulados pelas pessoas etc. Como esses sons são reconhecidos e filtrados por nós? 

5. Você é capaz de captar, dentre tantos ruídos, algum som mais específico ou mais atrativo? 

 6. Durante o momento em que você está ouvindo música com seu fone, você identifica sons externos? Quais tipos de sons lhe chamam mais a atenção? 

7. Você tem habilidade para cantar ou tocar algum instrumento musical? 

8. Você já fez algum curso de música ou participou de algum projeto social ligado à música? 

9. Você já pensou em seguir alguma carreira musical? Qual? 

 10. Existe em seu bairro, cidade ou região Escolas, Projetos Sociais ou Faculdades que ofereçam cursos de música? 

 

Deixe registrado em seu caderno Realizado pelo formulário, coloque a data de 11/08/2020

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário