segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Arte 1 atividade 3º Bimestre

 

E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020     2 º A - Arte

Nome do aluno                                                                                                      

PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes

Conteúdo  - Arte visual                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Objetivo: Reconhcer diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas ou de processos colaborativos.

Hab. Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens  das artes visuais

 

1 ATIVIDADE 3º BIMESTRE

ARTES VISUAIS

Nesse bimestre trabalharemos as experimentações e estudos dos conceitos de animação,​storyboard, ​flipbook. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. É importante registrar,em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística. Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades. 

 Animação​: o processo original de animação consiste em organizar uma série de imagens  (fotogramas), desenhadas, fotografadas, ou produzidas por qualquer outro meio físico ou digital. 

Storyboard: Roteiro com todos os desenhos em ordem cronológica referentes às cenas de um filme ou de uma história a ser contada, similar a uma história em quadrinhos, mas sem os balões. A função do ​storyboard ​ é mostrar as partes mais importantes de um projeto de animação, e demonstrar e verificar, antecipadamente, qualquer detalhe que possa dificultar sua execução. 

Folioscópio ou ​flip book ​: Imagens e/ou desenhos organizado organizados                  sequencialmente, geralmente confeccionados no formato de um livreto para serem            folheados dando a impressão de movimento, construindo uma sequência animada sem ajuda de uma máquina. Criado ao final do século XIX, este livreto apresenta sempre uma sequência de imagens, em diferentes posições, desenhadas em sua borda. Ao folheá-lo rapidamente, pode-se ver a sequência dessas imagens se transformarem em uma única em movimento. 

Fenacistiscópio ou fantoscope – Inventado no início do século XIX, era um brinquedo      que criava a ilusão de movimento de imagens estáticas. Um cilindro com pequenas fendas permite ver imagens desenhadas e pintadas na parte interna de um cilindro menor. Ao girá-lo, vê-se pelas fendas o movimento das imagens. 

Taumatrópio ou thaumatrope – Composto de dois discos de papel colados, tendo entre eles um barbante pôr do qual se giram os discos. Ao movimentar rapidamente as imagens, de ambos os lados, elas se combinam e formam uma só, completando a ideia que se pretende dar à imagem animada. Um exemplo: de um lado, uma gaiola; de outro, um pássaro entra na gaiola para, em seguida, sair dela. Foi criado por volta de 1820. 

Georges Méliès (França, 1861-1938) ​– Cineasta. Tornou-se famoso por seus                     procedimentos técnicos e pelos avanços na narrativa cinematográfica.

Antes de fazer cinema, foi diretor de espetáculos de ilusionismo no Teatro Robert Houdin. Depois de seus primeiros filmes, realizados em 1896, descobriu, por acaso, a trucagem. Começou a explorar o ficcional e o fantástico utilizando o recurso da exposição múltipla de negativos, da fotografia composta, de recursos oferecidos pelo teatro, do processo de pintura sobre película para conseguir “filmes coloridos”, entre outros efeitos. O mais conhecido e, considerado seu apogeu, é o filme ​Viagem à Lua ​ , de 1902. 

Atividade 1: Sondagem 

O que você sabe sobre o processo de criação e uma animação, por meio dos questionamentos indicados a seguir.

1. Como são produzidas uma animação? Justifique sua resposta. 

2. Quais e quantos profissionais são necessários para realizar esse trabalho? Faça uma    lista. 

3. De onde surgem as ideias para criar cenários, histórias ,personagens tão diferentes        e cativantes? Comente. 

4. Já fizeram algum tipo de vídeo com animação? Comente as suas experiências. 

5. Quais recursos e programas de edição de imagens conhecem, ou fazem uso a partir     de seus equipamentos pessoais (celulares, tablets etc.)? 


Deixe a atividade registrada no seu caderno. Realizado no formulário com a data de 11/08/2020   

Bom trabalho Ivalda

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário