E.E
Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020
Arte 6ª A |
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes |
Nome do aluno:
nº |
1ª Atividade do 3ª Bimestre de 2020 |
Hab.- (EF06AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos e
coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo paulistas,
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de
criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação
profissional. Objetos de conhecimento - mobilizados na habilidade: artistas,
grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo
paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. |
Esse bimestre trabalharemos com a linguagem teatro é importante
conhecer alguns conceitos dessa linguagem então deixe registrado em seu
caderno para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ação física: Ação executada pelos atores (teatro/dança/circo) envolvendo
voz, gestos e movimentos. Esta ação, aliada a aspectos como cenografia,
texto, iluminação, sonoplastia, maquiagem, figurino etc., gera a atuação, que
é lida e interpretada pelo espectador, que lhe atribui sentido a partir de seu
conhecimento de mundo e de suas experiências anteriores, sentimentos,
sensações e emoções. Adereço: Acessório que compõem o conjunto estético
de um personagem. Comédia: Gênero que explora situações do dia a dia,
exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma
bem-humorada, provocando risos no público. Cena: Trecho, recorte,
fração ou acontecimento dramático. Cenário: Conjunto de elementos que, combinados, mimetizam ambientes
reais, para reforçar a atmosfera onírica do palco. Construções corporais e
vocais: Conjunto de características físicas e vocais pesquisadas,
experimentadas e assumidas pelo ator, para a configuração de uma personagem
no fazer teatral. Espectador: Aquele que assiste a um espetáculo. Esquetes: é uma cena curta (no máximo tem duração de dez minutos). Em
sua maioria, os atores atuam e improvisam uma cena com teor cômico. Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático, é cômico, exagerado e
extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações
sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos. Figurino: Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização
de personagens, que identifica suas características, idade, sexo, idade,
classe social, profissão, nacionalidade, religião etc. Pode também, indicar
uma época, região, estação do ano. Gestualidade:
Conjunto de gestos que caracteriza determinado personagem. Iluminação:
Infinitos recursos que participam e colaboram com a produção de sentido do
acontecimento teatral. |
Atividade 1:
Sondagem 1. Quem já foi ao teatro? Qual peça viram? 2. Lembram de algum personagem? Como era a roupa dele
(figurino)? Algum personagem usava chapéu, bengala, guarda-chuva, ou outro
objeto (adereço)? 3. Como ele andava? Como eram seus gestos? (gestualidade) Como
era a voz dele (era normal ou diferente)? Ele usava maquiagem ou máscara?
Como eram? 4. Como era o cenário da peça? Tinha uma iluminação contínua
(como a da sala de aula) ou ela mudava? 5. Havia música e/ou ruídos durante a apresentação? O que
pensam sobre o que ouviram? A música e os ruídos ajudaram ou atrapalharam as
cenas? 6. Sabem o que é Improvisação teatral? E jogo cênico?
Justifique sua resposta. 7. O que acham que é uma performance? 8. Existem diversos gêneros teatrais. Sabendo disso, vocês sabem
quais são as diferenças e semelhanças entre comédia e farsa? Justifique sua
resposta. 9. O que é um esquete? Qual a diferença entre cena e
esquete? 10. Alguém já foi ao circo? Conhecem o personagem palhaço?
Já viram este personagem em algum outro lugar? 11. Existem relações entre o teatro e o circo? (retome algumas
perguntas já feitas acima, para que compreendam que as linguagens do teatro e
do circo se relacionam e o conceito de esquete, normalmente utilizada pelo
circo). Deixe
Registrado no seu caderno. Atividade
realizada através de formulário e o dia de sua aula sexta
feira 07/08/2020 Bom trabalho Ivalda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário