ATIVIDADE ( 3 ) DO 2° BIMESTRE (SEMANA DE 17 /21 DE AGOSTO) .
Orientações para realização da atividade; os aluno deverá ler com atenção o texto ,depois copiar e responder as questões interpretativas do texto .Tirar fotos e enviar para o email : reginamariafaria@professor.educacao.sp.gov.br
Objetivo: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos
Habilidades: Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas empregados. Expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
Atividade para aula de língua portuguesa com
exercícios sobre a classe gramatical "adjetivo".
Leia a tira de Ziraldo e responda às questões
de 1 a 3.
1. Julieta diz ao Menino Maluquinho que cada pessoa a caracteriza de modo diferente.
a) Que adjetivo a mãe emprega para caracterizar a filha? E o pai?
b) O que as visitas pensam de Julieta?
2. Por que você acha que as pessoas têm opiniões tão diferentes sobre Julieta?
3. E você? Como você acha que é? Empregue três ou mais adjetivos para caracterizar-se.
4. Escreva o adjetivo que expressa a principal característica que devem ter os substantivos abaixo. Veja o exemplo:
tesoura => cortante
bola => redonda
a) água que se bebe
b) uma balança
c) um amigo
d) um juiz
e) o ar
5. Em seu caderno, associe as colunas, relacionando os substantivos com os adjetivos mais adequados:
a) canto I. corajoso
b) mentira II. harmonioso
c) fogo III. vergonhosa
d) soldado IV. transparente
e) vidro V. ardente
6. Classifique os adjetivos destacados nos textos que seguem. Atenção: um único adjetivo pode ter mais de uma classificação.
a) “Vimos que os jovens,
Principalmente as moças,
Lindas, elegantes e educadas,
Fazem muito mal em escutar
Qualquer tipo de gente.”
b) Vários laços culturais unem os povos latino-americanos, entre eles a proximidade linguística e a afinidade musical.
c) Será impossível a paz entre os povos árabe e judeu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário