segunda-feira, 17 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REGINA 7A ATIVIDADE ( 3 ) DO 2° BIMESTRE (SEMANA DE 17 /21 DE AGOSTO) .

 

ATIVIDADE  (  3 )  DO 2° BIMESTRE  (SEMANA DE 17 /21  DE AGOSTO) .

Orientações para  realização da atividade;  os aluno deverá ler com atenção o texto ,depois copiar e responder as questões interpretativas  do texto .Tirar fotos e enviar  para o email :  reginamariafaria@professor.educacao.sp.gov.br     

Objetivo:  Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e  multissemióticos

Habilidades:   Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas empregados. Expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

 

Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "adjetivo".

 

Leia a tira de Ziraldo e responda às questões de 1 a 3.





1. Julieta diz
ao Menino Maluquinho que cada pessoa a caracteriza de modo diferente.
a) Que adjetivo
a mãe emprega para caracterizar a filha? E o pai?
b) O
que as visitas pensam de Julieta?

2. Por que você acha que
as pessoas têm opiniões tão diferentes sobre Julieta?

3. E
você? Como você acha que é? Empregue três ou mais adjetivos para caracterizar-se.



4. Escreva o adjetivo que expressa a principal característica que devem ter os substantivos abaixo. Veja o exemplo:
tesoura => cortante
bola => redonda

 

a)  água que se bebe  

b)  uma balança  

c)  um amigo  

d)  um juiz  

e)  o ar

 

5. Em seu caderno, associe as colunas, relacionando os substantivos com os adjetivos mais adequados:

a)  canto    I.  corajoso

b) mentira    II.  harmonioso

c)  fogo    III.  vergonhosa

d) soldado    IV.  transparente

e)  vidro    V.  ardente

 

6. Classifique os adjetivos destacados nos textos que seguem. Atenção: um único adjetivo pode ter mais de uma classificação.

a)  “Vimos que os jovens,

  Principalmente as moças,

  Lindas, elegantes e educadas,

  Fazem muito mal em escutar

  Qualquer tipo de gente.”

b) Vários laços culturais unem os povos latino-americanos, entre eles a proximidade linguística e a afinidade musical.

c)  Será impossível a paz entre os povos árabe judeu?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário