quarta-feira, 5 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REGINA FARIA ATIVIDADE 1


 

  ATIVIDADE  1                   DO             3° BIMESTRE

LÍNGUA PORTUGUESA -   PROFESSORA REGINA FARIA     7º A

NOME :                                                                      Nº         

 

 

ORIENTAÇÕES  IMPORTANTES : O ALUNO DEVERÁ LER OS TEXTOS E OBSERVAR A IMAGEM PARA REALIZAR A ATIVIDADE  , DEPOIS TIRAR FOTOS E ENVIAR PARA O EMAIL: reginamariafaria@professor.educacao.sp.gov.br 

 

 

Tema da aula

Gêneros e tipos textuais

Etapa de ensino

7º Ano

Habilidade do Currículo do Estado de São Paulo

EF69LP44 – Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

Objetivos:

       Reconhecer o que é texto;

       Aprofundar-se nos estudos sobre gêneros e tipos textuais;

       Reconhecer a diferença entre gêneros e tipos textuais.

O que é texto..

O QUE É TEXTO ...

O que é texto...

Texto é a unidade de sentido resultante de uma ocorrência comunicativa. Os textos podem ser constituídos por linguagens verbal, não verbal e/ou linguagem mista/multimodal. que são os gêneros

 

 

Os tipos de textos são classificados de acordo com sua estrutura, objetivo e finalidade.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

 

1) Narrativo: apresenta informações, como sequência temporal, variação de espaço e entrelaçamento de personagens, relação de causa e efeito entre fatos. 

2)Descritivo: baseado nos detalhes, na enumeração de características, físicas ou psicológicas, da imagem que se está construindo. 

3) Argumentativo: distingue-se do expositivo pela presença de uma tese. É o ponto de vista que é defendido em um texto por meio de argumentos. 

4)Expositivo: em termos gerais, preocupa-se com a transmissão de informações; é um texto informativo. A maior parte dos textos jornalísticos e didáticos são do tipo expositivo. 

5)Injuntivo: indica procedimentos a serem realizados; os verbos no imperativo são abundantes; denota ordem. 

 ·         Os gêneros textuais organizam informações linguísticas, considerando a finalidade do texto, o papel dos interlocutores e as características da situação de produção. 

 

·         Vamos ler um texto e analisar como isso ocorre?


             

                              Federação alemã bancou 1387 campos de futebol; CBF, só três.


Sob a gestão de José Maria Marin, a CBF reformou três campos de futebol, os da Granja Comary. Na administração de Ricardo Teixeira, não se gastava neste quesito. Em sua revolução no futebol germânico, a Federação de Futebol Alemã investiu na construção de 1387 gramados pelo país nos últimos dez anos, principalmente para a formação de jogadores. (...)
A CBF não gastou nada neste item. Questionado porque não botar dinheiro em campo, no lançamento do programa da Fifa, Marin disse que “seria uma boa ideia'' e iria pensar nisso.
A receita da CBF, em 2013, foi de R$ 436 milhões. No total, em dois anos de Marin, só houve investimento em desenvolvimento no futebol de 12% da receita, com organização de campeonatos. Não há gastos registrados em estrutura do futebol: a Granja Comary foi feita em 2014. Em compensação, 42% são gastos com itens de burocracia, de pessoal à administração.
A federação alemã investiu R$ 75 milhões só no seu programa para crianças no futebol. Isso incluiu a construção de 1000 mini-campos pelo país em escolas, incluindo kits com bolas, uniformes e outros equipamentos. As 20 mil crianças estão sob a tutela de treinadores formados pela federação.
Outros R$ 30 milhões foram gastos com centros de treinamento de formação para adolescentes, em um total de 387 campos. São 14 mil adolescentes neste programa, que é mais voltado para a formação de talentos.
A federação ainda criou campeonatos juniores no país, o que só acontece esporadicamente no Brasil em períodos curtos. Até agora a CBF não anunciou nenhum projeto de investimento na base do Mundial.
(Blog do Rodrigo Mattos – Portal Uol)

RESPONDA :

1. A que gênero textual pertence esse texto?


a) relatório

 b) notícia

c) reportagem

d) manifesto

2. Qual o assunto desse texto?

3. A que conclusões o leitor pode chegar com a leitura desse texto?

4. No trecho “A receita da CBF, em 2013, foi de R$ 436 milhões. Em compensação, 42% são gastos com itens de burocracia, de pessoal à administração”, tais números nos levam a ter que tipo de sentimento? Explique sua resposta.

5. No 4º e 5º parágrafos, o texto informa que a Federação de Futebol Alemão investe muito em programas de futebol para 20 mil crianças e 15 mil adolescentes. Quais benefícios sociais vocês acredita que teriam os jovens brasileiros com esses investimentos? Cite ao menos três.

6. Em sua opinião, as crianças e os adolescentes encontram muitas oportunidades para a prática de esportes com estrutura e orientação técnica adequada na nossa cidade? Comente.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário