ATIVIDADE 1 DO 3° BIMESTRE
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REGINA
FARIA 7º A
NOME
: Nº
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES : O ALUNO DEVERÁ LER OS TEXTOS E
OBSERVAR A IMAGEM PARA REALIZAR A ATIVIDADE , DEPOIS TIRAR FOTOS E
ENVIAR PARA O EMAIL: reginamariafaria@professor.educacao.sp.gov.br
Tema da aula
Gêneros e tipos textuais
Etapa de ensino
7º Ano
Habilidade do Currículo do Estado de São Paulo
EF69LP44 – Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
Objetivos:
• Reconhecer o que é texto;
• Aprofundar-se nos estudos sobre gêneros e tipos textuais;
• Reconhecer a diferença entre gêneros e tipos textuais.
O que é texto..
O QUE É TEXTO ...
O que é texto...
Texto é a unidade de sentido resultante de uma ocorrência comunicativa. Os textos podem ser constituídos por linguagens verbal, não verbal e/ou linguagem mista/multimodal. que são os gêneros
Os tipos de textos são classificados de acordo com sua
estrutura, objetivo e finalidade.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5
tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto
expositivo e texto injuntivo.
1)
Narrativo: apresenta
informações, como sequência temporal, variação de espaço e entrelaçamento de
personagens, relação de causa e efeito entre fatos.
2)Descritivo: baseado nos detalhes, na enumeração de características, físicas ou psicológicas, da imagem que se está construindo.
3)
Argumentativo:
distingue-se do expositivo pela presença de uma tese. É o ponto de vista que é
defendido em um texto por meio de argumentos.
4)Expositivo: em termos
gerais, preocupa-se com a transmissão de informações; é um texto informativo. A
maior parte dos textos jornalísticos e didáticos são do tipo expositivo.
5)Injuntivo: indica
procedimentos a serem realizados; os verbos no imperativo são abundantes;
denota ordem.
· Os gêneros textuais organizam informações linguísticas, considerando a finalidade do texto, o papel dos interlocutores e as características da situação de produção.
·
Vamos ler um
texto e analisar como isso ocorre?
Federação alemã bancou 1387 campos de futebol; CBF,
só três.
Sob a gestão de José
Maria Marin, a CBF reformou três campos de futebol, os da Granja Comary. Na
administração de Ricardo Teixeira, não se gastava neste quesito. Em sua
revolução no futebol germânico, a Federação de Futebol Alemã investiu na
construção de 1387 gramados pelo país nos últimos dez anos, principalmente para
a formação de jogadores. (...)
A CBF não gastou nada neste item. Questionado
porque não botar dinheiro em campo, no lançamento do programa da Fifa, Marin
disse que “seria uma boa ideia'' e iria pensar nisso.
A receita da CBF, em 2013, foi de R$ 436
milhões. No total, em dois anos de Marin, só houve investimento em
desenvolvimento no futebol de 12% da receita, com organização de campeonatos.
Não há gastos registrados em estrutura do futebol: a Granja Comary foi feita em
2014. Em compensação, 42% são gastos com itens de burocracia, de pessoal à
administração.
A federação alemã investiu R$ 75 milhões só
no seu programa para crianças no futebol. Isso incluiu a construção de 1000
mini-campos pelo país em escolas, incluindo kits com bolas, uniformes e outros
equipamentos. As 20 mil crianças estão sob a tutela de treinadores formados
pela federação.
Outros R$ 30 milhões foram gastos com centros
de treinamento de formação para adolescentes, em um total de 387 campos. São 14
mil adolescentes neste programa, que é mais voltado para a formação de
talentos.
A federação ainda criou campeonatos juniores
no país, o que só acontece esporadicamente no Brasil em períodos curtos. Até
agora a CBF não anunciou nenhum projeto de investimento na base do Mundial.
(Blog do Rodrigo Mattos – Portal Uol)
RESPONDA :
1. A que gênero textual pertence
esse texto?
a) relatório
b) notícia
c) reportagem
d) manifesto
2. Qual o assunto desse texto?
3. A que conclusões o leitor pode chegar com a
leitura desse texto?
4. No trecho “A receita da CBF, em 2013, foi de
R$ 436 milhões. Em compensação, 42% são gastos com itens de burocracia, de
pessoal à administração”, tais números nos levam a ter que tipo de sentimento?
Explique sua resposta.
5. No 4º e 5º parágrafos, o texto informa que a
Federação de Futebol Alemão investe muito em programas de futebol para 20 mil
crianças e 15 mil adolescentes. Quais benefícios sociais vocês acredita que
teriam os jovens brasileiros com esses investimentos? Cite ao menos três.
6. Em sua opinião, as crianças e os adolescentes
encontram muitas oportunidades para a prática de esportes com estrutura e
orientação técnica adequada na nossa cidade? Comente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário