quarta-feira, 2 de setembro de 2020

4º ATIVIDADE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- SALAS(8ºB,9ºA, 1ºA, 1ºB, 2ºA, 3ºA) - PROFº RENATO

 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – SALAS: 8B,9A, 1A, 1B, 2A, 3A

3º BIMESTRE 2020

E.E PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFº RENATO VILELA

TEXTO: DE OLHO NO LIXO

 

Cada vez mais populares, os celulares são o principal meio de acesso à internet entre crianças, adolescentes e adultos no Brasil, como mostrou uma pesquisa importante chamada TIC Kids Online Brasil, em 2018. E isso você deve saber melhor que ninguém! Mas, depois de ver o número de aparelhos ativos e constatar a quantidade de lançamentos (e como as pessoas trocam de modelo rapidamente), será que você já se perguntou para onde vai tudo isso depois do descarte? Hoje vamos falar de um tema cada vez mais importante na nossa sociedade de consumo, na qual os produtos não são feitos para durar muito: o lixo.

 

A quantidade de dispositivos eletrônicos ao nosso redor só aumenta. Consumimos cada

vez mais, pelas mais variadas motivações, como você deve ter ouvido de seu amigo ou familiar na entrevista. Pode ser porque queremos ter o último modelo de um aparelho (mesmo sem precisar), porque não conseguimos consertar o antigo, buscamos uma nova funcionalidade, enfim, temos sempre uma explicação. Mas é preciso estar alerta, porque a fabricação dos dispositivos tecnológicos causa impacto enorme no ambiente. Resultado: o que fazer com todo o lixo eletrônico gerado no mundo?

 

Você deve estar se perguntando onde isso tudo vai parar… O descarte de celulares não é

o único vilão na questão de lixo eletrônico, mas como eles se tornaram um objeto de desejo

cada vez mais acessível, os brasileiros trocam de aparelho a cada ano, em média. E, assim como em outros países do mundo, trocam sem necessariamente precisar. Você não acha que é muito pouco tempo para usar um produto eletrônico? Vamos fazer um teste? Analise anúncios de grandes lojas e de operadoras de telefonia, e depois responda as perguntas a seguir.

 

1) Quem define que está na hora de trocar o celular?

2) Analisando os anúncios publicitários, qual o tipo de “pressão” são veiculadas?

3) Na sua opinião, qual é o objetivo desse tipo de propaganda?

4) Será que precisamos mesmo trocar de celular em tão pouco tempo, quando eles ainda

estão em bom estado? Justifique.

5) Por que os celulares e outros produtos eletrônicos não duram muito mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário