quarta-feira, 30 de setembro de 2020

ATIVIDADE AVALIATIVA com pesquisa.HISTÓRIA 3 BIMESTRE PROF . MARY 6 A, 6 B

 1)Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.


Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia Antiga, poucas pessoas tinham esse status. O pequeno e seleto grupo de cidadãos era formado, principalmente, por proprietários de terras.

Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade .A cidadania hoje exercida pelos políticos hoje é direta ou indireta? Voce acha que melhorou para as pessoas??Justifique sua resposta.

2)O povoamento da Grécia foi lento, durou quase mil anos. Vários povos de origem indo-europeia aí foram se estabelecendo: aqueus, eólios, jônios e dórios. Esses povos foram criando comunidades autônomas, que deram origem às cidades com independência política, chamadas pelos gregos de pólis. Apesar de uma mesma matriz de cultura, religião e língua, eles desenvolveram comunidades diferentes no plano econômico, social e principalmente político. (FEIJÓ, Martin Cezar. A democracia grega. São Paulo : Ática, 1989, p. 27.) A partir do texto, podemos concluir que as cidades gregas da Antiguidade: 

a) tinham um mesmo governo, porém cultuavam deuses distintos e falavam línguas diferentes.

b) estavam submetidas ao poder de um único imperador, que fazia leis que eram cumpridas por todas as cidades. 

c) apesar de possuírem independência política, possuíam elementos em comum na cultura, religião e língua. 

d) desenvolveram cidades com a mesma organização econômica, social e política, sob o controle de um mesmo chefe, que também comandava a religião e o exército nacional. 

e) apesar de falarem línguas diferentes, havia um aspecto cultural comum entre elas: o monoteísmo, isto é a, crença em um único Deus. 
  
3)No século V a.C., Atenas contava com cerca de 250 mil habitantes. É possível estimar que apenas 10% dessa população, cerca de 25 mil pessoas, era considerada cidadã. (CARDOSO, Oldimar. Tudo é História. 6º Ano. São Paulo : Ática, 2009, p.102.) 

Conforme o texto acima afirma, apenas uma minoria da população ateniense era considerada cidadã, podendo participar das decisões políticas. Podemos explicar esse fato, da seguinte maneira: 

a) em Atenas, apenas os soldados, que constituíam cerca de 10% da população, eram considerados cidadãos, podendo participar das assembleias. 

b) a minoria da população, formada por homens e mulheres descendentes dos fundadores da cidade, é que tinham direitos políticos. 

c) apenas os sacerdotes, que administravam os templos, tinham o direito de participar da democracia ateniense. 

d) em Atenas, a maioria da população formada por mulheres, escravos, estrangeiros e crianças, não era reconhecida como cidadã. Dessa maneira, eram excluídos das assembleias.
 
e) apenas os homens livres ou escravos, que pagassem impostos, eram considerados cidadãos em Atenas.

4)Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Atenas destacou-se nas áreas de artes, teatro, literatura e outras atividades culturais. Dessa forma, a educação ateniense refletiu os anseios e valores dessa sociedade.

 Assinale a alternativa abaixo que caracteriza a educação ateniense. 

a) Em Atenas, as crianças de ambos os sexos eram obrigadas a frequentar as escolas, a partir dos seis anos de idade.

 b) O ensino era gratuito e realizado em escolas públicas.

 c) Em Atenas, apenas os meninos estudavam, preparando-se para serem bons cidadãos.

 d) O objetivo da educação em Atenas era formar guerreiros obedientes e resistentes.

 e) O Estado era o responsável pela educação em Atenas, contratando professores que ensinavam para os meninos apenas o básico da leitura e da escrita. 

5) Leia o texto . 

Independentes entre si, principalmente pelas dificuldades de comunicação, as cidades-Estado gregas acabaram tomando características que aprofundavam suas diferenças. Para exemplificar esse tipo de situação, tomamos costumeiramente as cidades de Esparta e Atenas como um modelo capaz de mostrar claramente o rico mosaico cultural, religioso, político e econômico do mundo grego.

 Assinale a alternativa que contém corretas características de Esparta quanto ao sistema político adotado e objetivos da educação na sociedade. 

a) Como Atenas desenvolveu a democracia, em contraposição a Esparta que desenvolveu a oligarquia, a educação ateniense era obrigatória e gratuita para todos os habitantes a fim de formar bons cidadãos.

 b) Esparta desenvolveu a democracia e, portanto, educação era essencial para todos os habitantes para formar os cidadãos participativos.

 c) Atenas desenvolveu a democracia e, assim, ao contrário de Esparta, estimulou o militarismo como prática de educação para defender sua forma de governo.

 d) Esparta, oligárquica, teve como característica o militarismo e o governo se responsabilizava pela formação dos guerreiros.

 e) Atenas, ao contrário de Esparta, desenvolveu o sistema oligárquico e estimulou a educação voltada para a 

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