segunda-feira, 21 de setembro de 2020

 E.E. PROFESSORA MARIA CINTRA NUNES

 PROFESSOR(A): Dayane Terra Vieira Gomes                 DISCIPLINA: QUÍMICA

 PERÍODO DE APLICAÇÃO DE :    21  / 09  / 2020     A     26/ 09 / 2020     SÉRIE/TURMA:   3ª/A

DESCRIÇÃO DE HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NESTE ROTEIRO: Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperaturas de fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares.

COMO O ALUNO DEVE REALIZAR A ATIVIDADE: Assistir a aula do CMSP que será transmitida HOJE ÀS 17h:45.

Após realizar a leitura do texto abaixo, responda as questões que se encontram no formulário: https://forms.gle/o8GkK8Cb5FWu1vcEA .

Isomeria – Parte I

São compostos que possuem a mesma fórmula molecular, mas diferentes fórmulas estruturais, portanto, representam duas substâncias diferentes.

Por exemplo, consideremos a fórmula molecular C2H6O. Essa fórmula pode ser de duas sustâncias diferentes, o etanol (álcool etílico) e o metoximetano (éter dimetílico):

H3C — CH2 — OH                                                           H3C — O — CH3
          Etanol                                                                        Metoximetano
* é um líquido incolor;                                                   * é um gás incolor;
* ferve a 78,5 ºC;                                                  * liquefaz-se somente a - 23,6 ºC;
* apresenta certa reatividade;                          * possui reatividade química baixa                 
* é infinitamente solúvel em água.                   * é pouco solúvel em água.

Observe que apesar de possuírem a mesma fórmula molecular, ou seja, os mesmos átomos, na mesma quantidade, eles apresentam estruturas diferentes e, como consequência, as suas propriedades químicas e físicas são bem distintas.

A isomeria pode ser classificada como: plana ou espacial. Na isomeria plana os compostos possuem um arranjo diferente das ligações entre os átomos. Portanto, há diferença entre as fórmulas estruturais planas dos isômeros. Já a isomeria espacial ou estereoisomeria ocorre quando os isômeros diferem pelas fórmulas espaciais, onde os átomos apresentam a mesma conectividade (mesma sequência de ligações, porém com arranjo espacial diferente.

Hoje veremos a isomeria plana. A classificação dos isômeros planos depende da principal diferença entre os compostos, sendo dividida em: isomeria de função, cadeia, de posição e metameria.

a)     Isomeria de Função – Pertencem a função química diferentes.



Fórmula molecular: C2H4O2.

Segue abaixo a tabela com as principais funções orgânicas para vocês relembrarem.


b) Isomeria de cadeia – apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferentes tipos de cadeias carbônicas, ou seja, eles pertencem ao mesmo grupo funcional, mas um pode ter a cadeia aberta, enquanto o outro tem a cadeia fechada, ou um tem a cadeia normal e o outro tem a cadeia ramificada, ou, ainda, um tem a cadeia homogênea e o outro tem a cadeia heterogênea.

Esses compostos possuem a mesma fórmula molecular (C5H10)mas se diferenciam pelo fato de que um tem cadeia aberta e o outro tem cadeia fechada.

 

 


As duas estruturas abaixo são aminas e suas fórmulas moleculares são as mesmas (C2H7N), mas a diferença é que uma tem cadeia homogênea e a outra tem cadeia heterogênea:


        Os dois compostos a seguir são ácidos carboxílicos e a fórmula molecular de ambos é C4H8O2, mas a cadeia de um é normal e a do outro é ramificada



c)      Isomeria de Posição – Apresentam a mesma fórmula molecular, mesma função, mesmo tipo de cadeia, mas diferem na posição de um dos substituintes, grupo funcional ou insaturação.

Exemplos:

·        A fórmula dos compostos abaixo é C4H8, mas a diferença entre eles está na posição da insaturação (dupla ligação), que na estrutura da esquerda está no carbono 1, e na estrutura da direita, no carbono 2:

                H2C = CH — CH— CH3                    H3C — CH = CH — CH3

·        Os isômeros abaixo possuem a fórmula C3H8O, mas a diferença está na posição do grupo funcional OH, que no primeiro caso está no carbono 1, já no segundo caso, no carbono 2:



·        Nas estruturas a seguir (C4H6Cl2), o grupo substituinte (Cl) está em posições diferentes:



d)     Metameria- Também chamada de isomeria de compensação, é um caso particular de isomeria de posição porque a diferença entre os compostos isômeros está na posição do heteroátomo.

Exemplo: Nos isômeros abaixo (C4H10O), o heteroátomo (oxigênio) está em posição diferente:

H3C — O — CH— CH— CH3                        H3C — CH— O — CH— CH3


Qualquer dúvida estarei a disposição no privado!!

Abraços 😚😚😚

Nenhum comentário:

Postar um comentário