segunda-feira, 29 de junho de 2020

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 8A - AULA 4 - 2º BIMESTRE - PROFª CIDINHA GOMES


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 8A - 2º BIMESTRE 2020

EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFª CIDINHA GOMES

AULA 4

Objetivo: diferenciar fake news a partir de fontes confiáveis, analisar a veracidade das informações e de diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes de informação.

As próximas aulas vão abordar questões que ajudarão diariamente a identificar as fake news, as características dos influenciadores digitais e noções de programação. Se você ainda não conhece estes termos, fique tranquilo(a)! Nos próximos dias, haverá muito tempo para descobrir mais sobre eles. Bons estudos!

FAKE NEWS

  
  1.  O que você sabe sobre a fake News? Escreva seis ou mais palavras que represente o tema.




       2. Assista ao vídeo:

O que é uma notícia falsa? - Workshop 2 - BBC News Brasil e sigam o roteiro proposto pelo(a) seu(sua) professor(a). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZvGLQuw4GM0>. Acesso em 29 jun. 2020.

Após assistir o vídeo, responda as questões abaixo:

  1. Identificação do vídeo:
  2. Data:
  3. Nome do canal:
  4. Síntese do assunto:
  5. Quais são os possíveis impactos das fake News:
  6. Qual é a ideia central da mensagem:
  7. Qual(is) são as contribuições(ões) sobre a discussão do tema para sua formação
  8. Qual a faixa etária que mais se propaga fake news?
  9. Quais as 3 técnicas que devemos usar para saber se a notícia é fake News?

Para você, qual foi o aprendizado desta aula? Explique! 


Boa aula!!!
Aguardo sua atividade para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br
Ou
Para o grupo da sala no WhatsApp
OU
No Google Classroom.


Grande abraço a todos!
Profª Cidinha Gomes

CIÊNCIAS - 9 A - 2 BIMESTRE - Profa Tania

Olá queridos aluno!!!
Como estão vocês?
Eu preciso saber, como vai você????

Smaties em dúvida | Questão, Emoticons engraçados, Novos emoticons

Genteee!!! Tem atividades novas, baseadas na aula do CMSP de hoje, 26/06./2020 e no Caderno do Aluno.
Para acessar as atividades clique no link abaixo:
https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:c5ba2842-4bdc-452c-a9dd-5ae4dacf17c6

Caso você não consiga abrir, se houver algum problema, entrem em contato pelo whatsapp. Ok?

Lembrando que vocês  precisam mandar as atividades, pois esse bimestre é todo online, não temos atividades presenciais para avaliar.

Bons estudos meus amores!!!
811 Melhores Ideias de Emoticons em 2020 | Emoticons engraçados ...

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 6A, 6B, 7A - AULA 4 - 2º BIMESTRE - PROFª CIDINHA GOMES

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 6A, 6B, 7A - 2º BIMESTRE 2020

EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFª CIDINHA GOMES

 

AULA 4

 

ATIVIDADE 1 – PARA INÍCIO DE CONVERSA

Esta atividade deveria ser realizada em duplas lá na escola, mas como estamos em tempos de pandemia e isolamento social, peço que faça sozinho ou com auxílio de algum familiar para preencher o infográfico da página 56 do Caderno do Aluno.

Responda esta atividade 1 no Caderno do Aluno, ok?

 

Fonte: Safernet Brasil, Infográfico Bullying: saiba como evitar, denunciar e ajudar quem é vítima: Disponível em: Acesso em 30 de nov. 2019.

 

Saiba mais

 Infográfico é um texto organizado por elementos verbais e visuais (imagens, sons, gráficos, hiperlinks, entre outros), que juntos permitem construir o significado. Normalmente, tem caráter explicativo ou informativo. E é muito utilizado na mídia digital e impressa para informar o leitor.

 

 

Para cada pergunta em que a resposta seja “afirmativa” escreva sim no balão amarelo. Se a resposta for “negativa”, preencha com não no balão verde.

Para encerrar essa atividade, faça a sua a análise individual fazendo o percurso do “sim” e do “não”, escrevendo com suas próprias palavras.

 

Sugerimos que acesse os links a seguir para obter informações complementares sobre o assunto:

 

Fonte: Safernet Brasil. Dicas para a família e para a escola de como lidar com o cyberbullying. Disponível em: <https://new.safernet.org.br/content/dicas-para-fam%C3%ADlia-e-para-escola-de-como-lidar-com-o-ciberbullying>. Acesso em: 29 jun. 2020.

 

Politize! Bullying: o que é? Disponível em: <https://www.politize.com.br/bullying-o-que-e/>. Acesso em: 29. Jun. 2020.

 

 

ATIVIDADE 2 – RODA DE CONVERSA

 

1.    Faça uma pesquisa com a palavra-chave “cyberbullying” e “bullying” registre abaixo o que encontrou de significativo ou o que lhe chamou a atenção.

 

2.    Explique com suas palavras as diferenças entre “cyberbullying” e “bullying”.

 

Abaixo, segue um link para contribuir com a sua pesquisa, além dos links na atividade 1. Além dessas sugestões, podem ser utilizados livros, revistas e sites complementares ao tema.

 

Vídeo “O que é Cyberbullying”. Fonte: Internet Segura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F1P5KWVT0Gg&feature=youtu.be>. Acesso em 29 jun. 2020.

 

Após sua pesquisa, respondas as questões abaixo:

1.    O que é bullying?

2.    Quais os tipos de bullying?

3.    Como identificar o cyberbullying?

4.    Quais são os sinais de ocorrência do cyberbullying?

5.    O que fazer quando for alvo de cyberbullying?

 

Para finalizar, o que você achou mais interessante desta aula?

 Escreva com suas próprias palavras.

 

 

Bons estudos!!!😉

Aguardo sua atividade para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

Ou

Para o grupo da sala no WhatsApp

OU

No Google Classroom.

 

 

Grande abraço a todos!

Profª Cidinha Gomes

 




ATIVIDADES DE QUÍMICA - SEMANA 29/06 A 03/07

PROF. GUSTAVO

Habilidades: Utilizar valores da escala de pH para classificar soluções aquosas como ácidas, básicas e neutras (à 25 ºC).

Turma! Façam a leitura do texto abaixo e acesse o link para responder as atividades.

VOCÊS DEVEM REALIZAR ESTA ATIVIDADE ATÉ 06/07. BOM TRABALHO, SEI QUE SÃO CAPAZES.
Definições de ácidos e bases 
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-. Assim, quando diluído em água, o cloreto de hidrogênio (HCl) ioniza-se e define-se como ácido clorídrico, como segue: 
Já o hidróxido de sódio, a popular soda cáustica, ao se ionizar em água, libera uma hidroxila OH-, definindo-se assim como base:
Um desdobramento da definição de Arrhenius é a regra de reação para ácidos e bases entre si, segundo a qual: 
Se reagirmos os já citados ácido clorídrico e soda cáustica, teremos: 
Sendo o NaCl, o cloreto de sódio, o nosso velho conhecido sal de cozinha.
O que é pH ?
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.
Além do pH existe também outra grandeza que determina a acidez e a basicidade de um sistema aquoso: o pOH (potencial hidroxiliônico). Essa escala possui a mesma função que o pH, embora seja menos utilizada.
Escala de pH
Escala de pH
O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução.
Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).
Feita essa observação, o caráter ácido é crescente da direita para a esquerda. Já o caráter básico, da esquerda para a direita. Note que, quanto menor o valor do pH mais ácida será a solução.
Escala de pH e pOH

Representação das escalas de pH e pOH

Acesse o link para responder as atividades:



CIÊNCIAS - 8 A/B - Profa Tania - 2 BIMESTRE

Queridos alunos, como vocês estão?

      Emoji Fotografias de Banco de Imagens, Imagens Livres de Direitos ...

Espero que muto bem e com bastante disposição para os estudos. 
Hoje temos nova aula está baseada no Caderno do Aluno e também na aula do CMSP.
Peço a vocês que realizem as atividades e postem as respostas no whatisapp ou no classroom do CMSP.
Lembrando que esse bimestre não temos atividades presenciais, portanto, precisamos que vocês realizem e postem as atividades para que possamos fechar o bimestre.
Para acessar a aula de hoje clique no link abaixo:

Caso tenham dúvidas entre em contato, perguntem pelo whatsapp ou pelo classroom.
Grande abraço a todos!!!
Os emojis mais apaixonantes, lindos e fofos para mandar para ...

ATIVIDADES DE INGLÊS DO SEGUNDO BIMESTRE
PROFESSORA JULIANA VIEIRA
Ano/Série 6ºA e 6ºB
DATA: 29/06/2020

Nome do aluno completo:
Série:

ORIENTAÇÕES:
NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS!! RESPONDA NO CADERNO E ENVIAR AS RESPOSTA PARA O E-MAIL ( julianafvieira@professor.educacao.sp.gov.br)  OU PELO NUMERO DE WATSAPP DO GRUPO.


Activity 1
Observe as imagens, leia e responda na sequência;














































































































































































Activity 2

MY FAMILY TREE
















Homer and Marge are married. Homer and Marge are husband and wife. Homer and Marge have 3 children. Homer and Marge are Bart, Lisa and Maggie’s parents. Homer is Bart, Lisa and Maggie’s father and Marge is Bart, Lisa and Maggie’s mother.Bart is Homer and Marge’s son. Lisa is Homer and Marge’s daughter.Maggie is Homer and Marge’s daughter too. Bart, Lisa and Maggie are brother and sisters or siblings. Mona and Abraham are grandparents. They are Bart, Lisa and Maggie’s grandmother and grandfather. Bart, Lisa and Maggie are grandchildren. They are Mona and Abraham’s grandson and granddaughters. Patty and Selma are Bart, Lisa and Maggie’s aunts. Herb is Bart, Lisa and Maggie’s auncle. Bart is Patty’s and Selma’s nephew and he is Herb’s nephew too. Lisa and Maggie are Patty’s and Selma’s nieces and they are Herb’s nieces too. Ling, Bart, Lisa and Maggie are cousins.

Vocabulary
Married – casados                                Sibling- filhos                       nephew - sobrinho
Grandparents – avós                            Grandmother- avó                 nieces - sobrinha
 Grandfather- avô                                 Grandchildren – netos           cousins – primos(as)
Grandson – neto                                   Granddaughters – netas           and - e
Aunts – tias                                           Auncle – tio                             is – é
Wife –esposa                                         Husband – marido                   too – também
Children – crianças                               Parentes – pais                         they – eles
Father – pai                                           Mother – mãe                           are – são/ estão
Son – filho                                             Sister – irmã
Daughter – filha                                     Brother – irmão

 Agora de acordo com o texto e as imagens da família Simpsons, respondam:

1            1.    Homer is Marge’s  (Homer é de Marge?)
           a. son (  )           b. (  ) husband                   c.  father (   )

    2. Mona is Abrahan’s
     a.   wife (   )        b. daughter  (    )       c. mother (  )

    3. Mona is Homer’s
     a. mother (   )        b. grandmother (   )    c. aunt (   )

     4. Mona is Bart’s
     a. mother (   )         b. daughter (  )          c. grandmother (   )

     5.  Patty is Jackie’s
     a. aunt (  )              b.  mother (   )           c. daughter  (   )

     6.  Patty is Bart’s
      a.  aunt (   )             b mother (   )            c. sister (   )

     7.  Bart is Lisa’s
     a. sister (   )              b. mother  (  )           c. daughter  (   )

     8.  Maggie is Ling’s
      a.  sister (  )             b. daughter  (  )         c. aunt (   )


Activity 3  

(caderno do aluno páginas 174, 175) 

Complete o dialogo entre Jack e Beth utilizando as palavras abaixo;















Activity 4

Observe o diálogo entre os estudantes A e B;










Vamos ver o quadro que Cecilia fez da família dela;












AGORA, RESPONDA DE ACORDO COM AS IMAGENS

1)        How many brothers and sisters does she have? (Quantos irmãos e irmãs ela tem?)


 2)    In this picture, you can see she chose pictures of people and animals. Which animals does she have? (Nesta foto, você pode ver que ela escolheu fotos de pessoas e animais. Que animais ela tem?)


 3)     How many animals does she have on her board? (Quantos animais ela tem no quadro?)


 4)    Why did she put her animal pictures on the board?  (Por que ela colocou suas fotos de animais no quadro?)


Fontes: Caderno do Aluno, Apostila do Curso Inglês Básico; Júlio César Ferreira Lima, Ludovica Olímpio Magalhães, Maria Helena Clarindo Gabriel. Atividades Coronavírus/ Prof. Adiliane Azevedo.