CIÊNCIAS – 8 ANO A/B
PROFA TÂNIA
UNIDADES TEMÁTICAS
Matéria e Energia
HABILIDADES CURRÍCULO PAULISTA
(EF08CI01) Identificar e
classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, e comparar como a
energia é utilizada em residências, comunidades ou cidades em relação aos
princípios da sustentabilidade. Fontes e tipos de energia.
(EF08CI17*) Discutir e propor
o uso da energia de modo confiável, sustentável, moderno e economicamente
acessível para todos.
(EF08CI02) Planejar e
construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros
dispositivos e compará-los aos circuitos elétricos residenciais.
(EF08CI03) Classificar
equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV,
rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia
(elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica.
(EF08CI18*) Investigar o
processo de produção e o consumo de equipamentos eletrônicos e argumentar com
criticidade sobre o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas,
propondo modos de consumo mais sustentáveis.
(EF08CI04) Calcular o consumo
de eletrodomésticos, a partir dos dados de potência descritos no próprio
equipamento e tempo médio de uso, para comparar e avaliar seu impacto no
consumo doméstico. Cálculo de consumo de energia elétrica Circuitos elétricos.
(EF08CI05) Propor e implementar
ações coletivas em sua escola ou comunidade para uso consciente da energia
elétrica (consumo de energia e eficiência energética) e descarte de
equipamentos, principalmente os eletrônicos, com vistas ao desenvolvimento de
uma sociedade sustentável.
(EF08CI06A) Identificar e
explicar o percurso da eletricidade desde a sua produção, nas usinas geradoras
termelétricas, hidrelétricas, eólicas e outras, até sua cidade, comunidade,
casa ou escola.
(EF08CI06B) Identificar e
analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia
(mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.),
bem como os seus respectivos impactos socioambientais.
(EF08CI06C) Analisar e avaliar
a relação entre a produção de energia e o desenvolvimento econômico e a
qualidade de vida.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Transformação de energia
Fontes e tipos de energia
Circuitos elétricos
Uso consciente de energia
elétrica
AMORES ASSISTAM AOS VÍDEOS ABAIXO, É SÓ CLICAR
NOS LINKS:
Os exercícios abaixo deverão ser copiados e respondidos
no caderno de classe:
1)(ENEM- 2010) Deseja-se
instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado
no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A
cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das
lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão
territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá
abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia,
entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de
modo a causar o menor impacto ambiental?
a)
Termoelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de
refrigeração.
b)
Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de
energia.
c)
Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
d)
Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície
do local.
e)
Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a
usina construída.
2)(UDESC) A procura por novas
fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar
dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente
do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis
fósseis).
Assinale a alternativa que
apresenta um tipo de recurso energético não renovável:
a) Biomassa, massa dos seres
vivos habitantes de uma região.
b) Hidrogênio, usado como
célula combustível.
c) Biogás, utilização das
bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.
d) Carvão mineral, extraído da
terra pelo processo de mineração.
e) Energia geotérmica,
aproveitamento do calor do interior da Terra.
3) Sobre fontes de energia
alternativas, correlacione as proposições aos respectivos termos e assinale a
alternativa que contenha a ordem correta:
( ) A energia é obtida
por meio da intensidade dos ventos.
( ) A obtenção de
energia provém do calor gerado no interior do planeta.
( ) A energia é obtida
por meio da queima de plantas, madeira, matérias vegetais e animais.
(1) Geotérmica
(2) Eólica
(3) Biomassa
Assinale a alternativa
correta:
a) 1 – 2 – 3
b) 2 – 1 – 3
c) 2 – 3 – 1
d) 3 – 1 – 2
4) Pesquise e descreva qual a
importância da energia?
5) (Enem 2007) – Qual das
seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição
dos gases causadores do aquecimento global?
a) Óleo diesel.
b) Gasolina.
c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
e) Vento.
Bom trabalho amores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário