quinta-feira, 2 de abril de 2020

CIÊNCIAS - 9 A - PROFA TÂNIA


CIÊNCIAS – 9 ANO A

PROFA TÂNIA

UNIDADES TEMÁTICAS


Matéria e Energia


HABILIDADES CURRÍCULO PAULISTA


9º (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
9º (EF09CI03) Identificar e descrever modelos referentes a estrutura da matéria, de modo a conhecer a constituição do átomo e composição de moléculas simples e comparar estes modelos a outros propostos ao longo da história das descobertas científicas.
9º (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
9º (EF09CI05) Identificar, analisar, categorizar e explicar, a partir dos conhecimentos científico-tecnológico envolvidos, a transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana. Radiações e suas aplicações na saúde
9º (EF09CI06) Identificar e classificar as radiações eletromagnéticas de acordo suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em aparelhos tais como controle remoto, telefone celular, smartphones, raio X, forno de micro-ondas e fotocélulas.
9º (EF09CI07) Identificar e compreender o avanço tecnológico da aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonâncias nuclear e magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta, etc.).
 9º (EF09CI18*) Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.
9º (EF09CI19*) Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das tecnologias para a Saúde compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.

OBJETOS DE CONHECIMENTO


Aspectos quantitativos das transformações químicas
Estrutura da matéria Matéria e energia
Radiações e suas aplicações na saúde Matéria e energia

Meus queridos alunos, nós já havíamos estudado em sala de aula sobre transformações químicas, hoje posto um texto que você deverá lê-lo e em seguida copiar as questões no caderno de classe e responde-las.
As correções e os vistos serão dados em momento oportuno.
Se cuidem!


TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Saiba mais sobre as transformações químicas que ocorrem na natureza e dentro de nós mesmos.
As coisas ao nosso redor e dentro de nós estão constantemente se transformando em outros materiais com cor, sabor, formato, cheiro, estado físico e outras características e propriedades totalmente diferentes. Por exemplo, o tronco de uma árvore pode depois virar carvão e cinza. Outra coisa: você já observou como uma esponja de aço usada para lavar louça fica com o tempo? Isso mesmo, ela muda de cor, ficando em um tom marrom-alaranjado, e depois despedaça-se, ou seja, enferruja.
Quando a constituição de uma material muda, transformando-se em outro material com características diferentes, dizemos que ocorreu uma transformação química, também chamada de reação química.
Mas não confunda uma simples mudança de estado físico com uma transformação química. Por exemplo, quando a água líquida é colocada no congelador, ela transforma-se em gelo; mas se tirarmos o gelo de dentro da geladeira, o que acontecerá? Ela voltará para o estado líquido! Isso significa que o gelo tem a mesma constituição da água líquida. Não houve uma reação química, mas sim uma transformação física, suas moléculas simplesmente ficaram mais juntas umas das outras no estado sólido e mais afastadas no estado líquido.
Nas reações químicas, os constituintes dos materiais iniciais que estavam ligados são separados e formam-se novas ligações, produzindo novos materiais. Por exemplo, no caso do tronco de árvore que vira carvão e cinza, isso ocorre porque ele reage com o oxigênio do ar em uma reação de queima, também chamada de combustão. Assim, suas moléculas são rompidas e rearranjam-se, formando novas moléculas. Entre elas, temos o dióxido de carbono, o monóxido de carbônico, vapor de água, bem como o carvão e as cinzas (ambos formados do elemento carbono).
Já a esponja de aço é feita principalmente do metal ferro, que reage com a água e o oxigênio do ar, rearranjando-se e formando a ferrugem. O mesmo ocorre com outros materiais feitos de ferro, como os pregos.
Transformação química de pregos de ferro em pregos enferrujados
Transformação química de pregos de ferro em pregos enferrujados
Assim, todas as reações químicas têm os materiais iniciais, que são chamados de reagentes, e os materiais finais, que são chamados de produtos:
REAGENTES  PRODUTOS
Exemplos:
Madeira + Oxigênio do ar  Carvão + Vapor de água
Ferro + Oxigênio do ar + Água (umidade do ar)  Ferrugem
Esse tipo de representação da reação química é chamada de equação química.
Para você saber se ocorreu uma reação química, basta observar se algum dos fatores abaixo ocorreram durante a transformação:
* Liberação de algum gás;
* Mudança de cor;
* Alteração na textura do material, como amolecer ou endurecer;
* Explosão;
* Aparecimento de alguma chama ou luminosidade;
* Formação de um sólido diferente dos líquidos iniciais.
Essas mudanças observadas, na maioria das vezes, indicam a ocorrência da reação química, mas existem algumas exceções, como é o caso da água que se transforma em gelo. Houve alteração na textura do material, mas continua sendo o mesmo, ou seja, água.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
A madeira da árvore passou por uma transformação química
A madeira da árvore passou por uma transformação química

Acesso em: 02/04/2020
ATIVIDADES

Pense, pesquise se precisar, copie no cadernos de classe e responda:

1) (Fatec-2012) Três das evidências da ocorrência de transformação química são:
  • mudança de cor;
  • mudança de cheiro e
  • produção de gás.
Essas três evidências são observadas, conjuntamente, quando
a) uma esponja de aço exposta ao ar úmido fica enferrujada.
b) a massa de um bolo é assada em um forno de fogão a gás.
c) cal hidratada, Ca(OH)2 por aquecimento, transforma-se em cal viva, CaO.
d) soluções aquosas de Na2CO3 e HCl são misturadas produzindo efervescência.
e) cubos de gelo acrescentados a um copo de água líquida desaparecem.

2) (PUC-RS) Uma transformação química pode ser exemplificada pela:
a) evaporação da água do mar.
b) fusão do gelo.
c) digestão dos alimentos.
d) sublimação do naftaleno.
e) liquefação do ar atmosférico.

3) (UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.

1. Aquecer uma panela de alumínio.
2. Acender um fósforo.
3. Ferver água.
4. Queimar açúcar para fazer caramelo.
5. Fazer gelo.

a) 1, 3 e 4.
b) 2 e 4.
c) 1, 3 e 5.
d) 3 e 5.
e) 2 e 3.

4) (UFSC) O(s) fenômeno(s) abaixo, que envolve(m) reação(ões) química(s), é(são):
01. digestão dos alimentos.
02. enferrujamento de uma calha.
04. explosão da dinamite.
08. fusão do gelo.
16. queda da neve.
32. combustão do álcool de um automóvel.
64. sublimação da naftalina.

Dê como resposta a soma dos números das proposições corretas.

BOM TRABALHO MEUS AMORES!



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