CIÊNCIAS – 9 ANO A
PROFA TÂNIA
UNIDADES TEMÁTICAS
Matéria e Energia
HABILIDADES CURRÍCULO
PAULISTA
9º (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e
produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre
as suas massas.
9º (EF09CI03) Identificar e descrever modelos referentes a
estrutura da matéria, de modo a conhecer a constituição do átomo e composição
de moléculas simples e comparar estes modelos a outros propostos ao longo da
história das descobertas científicas.
9º (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que
todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores
primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz
que o ilumina.
9º (EF09CI05) Identificar, analisar, categorizar e explicar, a
partir dos conhecimentos científico-tecnológico envolvidos, a transmissão e
recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
Radiações e suas aplicações na saúde
9º (EF09CI06) Identificar e classificar as radiações
eletromagnéticas de acordo suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e
avaliando as implicações de seu uso em aparelhos tais como controle remoto,
telefone celular, smartphones, raio X, forno de micro-ondas e fotocélulas.
9º (EF09CI07) Identificar e compreender o avanço tecnológico da
aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom,
ressonâncias nuclear e magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia,
cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta, etc.).
9º (EF09CI18*) Investigar
como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto
ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos,
imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude
individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas
informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.
9º (EF09CI19*) Discutir as relações entre as necessidades sociais
e a evolução das tecnologias para a Saúde compreendendo, com base em
indicadores, que o acesso à Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda
a população.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Aspectos quantitativos das transformações químicas
Estrutura da matéria Matéria e energia
Radiações e suas aplicações na saúde Matéria e energia
Meus queridos alunos, nós já havíamos estudado em sala de
aula sobre transformações químicas, hoje posto um texto que você deverá lê-lo e
em seguida copiar as questões no caderno de classe e responde-las.
As correções e os vistos serão dados em momento oportuno.
Se cuidem!
TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Saiba
mais sobre as transformações químicas que ocorrem na natureza e dentro de nós
mesmos.
As coisas ao nosso redor e dentro de nós
estão constantemente se transformando em outros materiais com cor, sabor,
formato, cheiro, estado físico e outras características e propriedades
totalmente diferentes. Por exemplo, o tronco de uma árvore pode depois virar
carvão e cinza. Outra coisa: você já observou como uma esponja de aço usada
para lavar louça fica com o tempo? Isso mesmo, ela muda de cor, ficando em um
tom marrom-alaranjado, e depois despedaça-se, ou seja, enferruja.
Quando a constituição de uma material
muda, transformando-se em outro material com características diferentes,
dizemos que ocorreu uma transformação
química, também chamada de reação
química.
Mas não confunda uma simples mudança
de estado físico com uma transformação química. Por
exemplo, quando a água líquida é colocada no congelador, ela transforma-se em
gelo; mas se tirarmos o gelo de dentro da geladeira, o que acontecerá? Ela
voltará para o estado líquido! Isso significa que o gelo tem a mesma
constituição da água líquida. Não houve uma reação química, mas sim uma
transformação física, suas moléculas simplesmente ficaram mais juntas umas das
outras no estado sólido e mais afastadas no estado líquido.
Nas reações químicas, os
constituintes dos materiais iniciais que estavam ligados são separados e
formam-se novas ligações, produzindo novos materiais. Por
exemplo, no caso do tronco de árvore que vira carvão e cinza, isso ocorre
porque ele reage com o oxigênio do ar em uma reação de queima, também chamada
de combustão. Assim, suas moléculas são rompidas e rearranjam-se, formando
novas moléculas. Entre elas, temos o dióxido de carbono, o monóxido de
carbônico, vapor de água, bem como o carvão e as cinzas (ambos formados do
elemento carbono).
Já a esponja de aço é feita
principalmente do metal ferro, que reage com a água e o oxigênio do ar,
rearranjando-se e formando a ferrugem. O mesmo ocorre com outros materiais
feitos de ferro, como os pregos.
Transformação química de pregos de ferro em pregos enferrujados
Assim, todas as reações químicas têm
os materiais iniciais, que são chamados de reagentes,
e os materiais finais, que são chamados de produtos:
REAGENTES → PRODUTOS
Exemplos:
Madeira + Oxigênio do ar → Carvão + Vapor de água
Ferro + Oxigênio do ar + Água (umidade do
ar) → Ferrugem
Esse tipo de representação da reação
química é chamada de equação
química.
Para você saber se ocorreu uma reação
química, basta observar se algum dos fatores abaixo ocorreram durante a
transformação:
* Liberação de algum gás;
* Mudança de cor;
* Alteração na textura do material, como
amolecer ou endurecer;
* Explosão;
* Aparecimento de alguma chama ou
luminosidade;
* Formação de um sólido diferente dos
líquidos iniciais.
Essas mudanças observadas, na maioria
das vezes, indicam a ocorrência da reação química, mas existem algumas
exceções, como é o caso da água que se transforma em gelo. Houve alteração na
textura do material, mas continua sendo o mesmo, ou seja, água.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
A madeira da árvore passou por uma
transformação química
Acesso em: 02/04/2020
ATIVIDADES
Pense, pesquise se precisar, copie no cadernos de classe e
responda:
1) (Fatec-2012) Três das evidências da ocorrência de
transformação química são:
- mudança
de cor;
- mudança
de cheiro e
- produção
de gás.
Essas três evidências são observadas, conjuntamente, quando
a) uma esponja de aço exposta ao ar úmido fica enferrujada.
b) a massa de um bolo é assada em um forno de fogão a gás.
c) cal hidratada, Ca(OH)2 por aquecimento, transforma-se em cal viva, CaO.
d) soluções aquosas de Na2CO3 e HCl são misturadas produzindo efervescência.
e) cubos de gelo acrescentados a um copo de água líquida desaparecem.
b) a massa de um bolo é assada em um forno de fogão a gás.
c) cal hidratada, Ca(OH)2 por aquecimento, transforma-se em cal viva, CaO.
d) soluções aquosas de Na2CO3 e HCl são misturadas produzindo efervescência.
e) cubos de gelo acrescentados a um copo de água líquida desaparecem.
2) (PUC-RS) Uma transformação química pode ser exemplificada
pela:
a) evaporação da água do mar.
b) fusão do gelo.
c) digestão dos alimentos.
d) sublimação do naftaleno.
e) liquefação do ar atmosférico.
3) (UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia
a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1. Aquecer uma panela de alumínio.
2. Acender um fósforo.
3. Ferver água.
4. Queimar açúcar para fazer caramelo.
5. Fazer gelo.
a) 1, 3 e 4.
b) 2 e 4.
c) 1, 3 e 5.
d) 3 e 5.
e) 2 e 3.
4) (UFSC) O(s) fenômeno(s) abaixo, que envolve(m) reação(ões)
química(s), é(são):
01. digestão dos alimentos.
02. enferrujamento de uma calha.
04. explosão da dinamite.
08. fusão do gelo.
16. queda da neve.
32. combustão do álcool de um automóvel.
64. sublimação da naftalina.
Dê como resposta a soma dos números das proposições
corretas.
BOM TRABALHO MEUS AMORES!
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