2020 1º E. M. Arte
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes
Música
COMPETENCIAS/HABILIDADES -Valorizar e fruir as
diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico cultural. - Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva
e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e
exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. -
SEGUNDA -FEIRA 27/04/2020
|
SEXTA -FEIRA 01/05/2020
|
SEGUNDA-FEIRA 4/05/2020
|
SEXTA -FEIRA 8/05/2020
|
||||||||||||||||||||||||
.
MÚSICA
Paisagem Sonora e contexto
Já pensaram como os sons levam nossa imaginação a uma paisagem? Quando
ouvimos, por exemplo, o som de uma feira livre, uma cidade movimentada, uma
escola, uma fazenda (5hs ou 6hs da manhã), o campo com uma cachoeira, nossa
imaginação constrói a imagem desse local, mesmo sem estarmos vendo essa
paisagem. Esses sons e ruídos, que se manifestam em um campo de 360° ao redor
do ouvinte, compõe o que Murray Schafer denomina “paisagem sonora”. O termo é uma interpretação da expressão em
inglês landscape (paisagem visual)
para o que seria o seu equivalente sonoro (soundscape). Pensando nisso, vamos fazer uma atividade de
pesquisa sonora.
ATIVIDADE 1 – Sondagem
Realize uma roda de conversa
com as pessoas de sua família e classifique, de acordo com o que vocês sabem
(registre em seu caderno de desenho).
·
O que é som?
·
O que é barulho?
·
O que é ruído?
|
ATIVIDADE 2 – Pesquisa
Registre na tabela abaixo os
sons que você escuta em seu cotidiano.
Procure refletir:
·
O que
ouvimos no nosso dia a dia? Quais sons ouvimos nas ruas?
·
Dentro
dos ônibus? Em casa? Quais sons são desagradáveis?
·
Qual é a
sonoridade do ambiente onde vivemos? Quais sons são agradáveis?
·
O que
poderia ser feito para diminuir a lista dos sons desagradáveis e aumentar a
dos sons agradáveis?
|
Atividade 3: Ação Expressiva II
ATIVIDADE 3 – Ação Expressiva I
Forme com sua família um
grupo de 4 ou 5 integrantes para fazer uma criação musical a partir dos sons
“coletados em seu cotidiano”, conforme lista e registro criado na atividade
anterior. A produção sonora poderá ser realizada utilizando objetos de sua
casa. Abaixo, estão indicados dois vídeos interessantes que podem contribuir
para a inspiração no processo de criação de uma paisagem sonora.
“Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=VG5uMwhy1Ww.”
“Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=uON9EYUqBA4.”;
|
Atividade
4: Faça um registro no caderno relatando o que você não sabia e que agora já
aprendeu.
|
Observações: Deixe registrado no seu caderno de desenho, todas
as atividades que realizar e coloque a data destacada na tabela. Poste as
atividade no blog da escola até dia 20 de maio para correção e avaliação
Nenhum comentário:
Postar um comentário