terça-feira, 5 de maio de 2020

ARTE


2020      1º E. M. Arte
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes
 Música
COMPETENCIAS/HABILIDADES -Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico cultural. -  Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. -


SEGUNDA -FEIRA 27/04/2020
SEXTA -FEIRA 01/05/2020
SEGUNDA-FEIRA 4/05/2020
SEXTA -FEIRA 8/05/2020
.
MÚSICA
Paisagem Sonora e contexto

         Já pensaram como os sons levam nossa imaginação a uma paisagem? Quando ouvimos, por exemplo, o som de uma feira livre, uma cidade movimentada, uma escola, uma fazenda (5hs ou 6hs da manhã), o campo com uma cachoeira, nossa imaginação constrói a imagem desse local, mesmo sem estarmos vendo essa paisagem. Esses sons e ruídos, que se manifestam em um campo de 360° ao redor do ouvinte, compõe o que Murray Schafer denomina “paisagem sonora”. O termo é uma interpretação da expressão em inglês landscape (paisagem visual) para o que seria o seu equivalente sonoro (soundscape). Pensando nisso, vamos fazer uma atividade de pesquisa sonora.
ATIVIDADE 1 – Sondagem
                  Realize uma roda de conversa com as pessoas de sua família e classifique, de acordo com o que vocês sabem (registre em seu caderno de desenho).
·         O que é som?
·         O que é barulho?
·         O que é ruído?

ATIVIDADE 2 – Pesquisa
                 Registre na tabela abaixo os sons que você escuta em seu cotidiano.
                Procure refletir:
·         O que ouvimos no nosso dia a dia? Quais sons ouvimos nas ruas?
·         Dentro dos ônibus? Em casa? Quais sons são desagradáveis?
·         Qual é a sonoridade do ambiente onde vivemos? Quais sons são agradáveis?
·         O que poderia ser feito para diminuir a lista dos sons desagradáveis e aumentar a dos sons agradáveis?

Sons do cotidiano

Agradáveis
Desagradáveis
Proposta de transformação
Em casa



Na escola



Na rua



No trabalho



Atividade 3: Ação Expressiva II

ATIVIDADE 3 – Ação Expressiva I

                Forme com sua família um grupo de 4 ou 5 integrantes para fazer uma criação musical a partir dos sons “coletados em seu cotidiano”, conforme lista e registro criado na atividade anterior. A produção sonora poderá ser realizada utilizando objetos de sua casa. Abaixo, estão indicados dois vídeos interessantes que podem contribuir para a inspiração no processo de criação de uma paisagem sonora.
                “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VG5uMwhy1Ww.”
                “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uON9EYUqBA4.”;
Atividade 4: Faça um registro no caderno relatando o que você não sabia e que agora já aprendeu.
Observações: Deixe registrado no seu caderno de desenho, todas as atividades que realizar e coloque a data destacada na tabela. Poste as atividade no blog da escola até dia 20 de maio para correção e avaliação                                                                                                                                                                                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário