terça-feira, 5 de maio de 2020

ARTE


E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020      9º A Arte
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes
 Música -
HABILIDADES - (EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX.


SEGUNDA-FEIRA 27/04/2020
TERÇA -FEIRA 28/05/2020
SEGUNDA -FEIRA 4/05/2020
TERÇA -FEIRA 05/05/2020
Atividade 1 sondagem
1. O que são usos, equipamentos e espaços de circulação da música? Dê exemplos. 2. O que é um gênero musical? 3. Você sabe o que é estilo musical? 4. Você sabe a diferença entre estilo e gênero musical? 5. O que você entende por Música Popular?  6. Você conhece gêneros de música popular brasileira? Cite alguns. 7. Você conhece gêneros de música popular estrangeira? Cite alguns. 8. Comente como você percebe a música em relação às diversas dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. 9. O que você entendeu sobre contextos de produção e circulação da música? Dê exemplos. 10. Você se lembra de artistas da Música Popular Brasileira? 11. Você se lembra de artistas da Música Popular estrangeira? 12. O que você entendeu sobre o significado de patrimônio cultural material e imaterial? 13. De que forma as matrizes africanas, indígenas e europeias influenciaram a construção da música popular brasileira?  14. Você conhece alguma música que apresente referências de matrizes indígenas, africanas ou europeias? Quais? 15. Como é possível identificar estas referências?

Atividade 2–Apreciação
Ampliação dos conhecimentos sobre: Patrimônio material e imaterial de culturas diversas (indígenas, africanas e europeias), gêneros musicais brasileiros e estrangeiros em seus contextos de produção e circulação e práticas musicais relacionadas às dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, por meio de apreciação e análise crítica.  
Alguns gêneros musicais brasileiros – “Disponível em: https://www.todamateria.com.br/generos-musicais-brasileiros/  Acesso em 17 out. 2019” ; O que é patrimônio material e imaterial - “Disponível em: https://www.elaborandoprojetos.com.br/o-que-e-patrimonio-material-eimaterial/#.XahfT5JKgdUAcesso em 17 out. 2019”
Saiba qual foi a música mais tocada do Brasil no dia em que você nasceu! - “Disponível em: https://maistocadas.mus.br/musica-dia-nasceu/Acesso em 29 out. 2019.”
Os 4 pilares da música norte-americana - “Disponível em: https://blog.guitarpedia.com.br/os-4-pilares-da-musica-americana/Acesso em 17 out. 2019.” Música popular - “Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/m%C3%BAsicapopular/482258Acesso em 21 out. 2019.

Deixe registrado em seu caderno quais musicas foram sucesso no ano em que você nasceu.
Atividade 3:
Pesquise na internet imagem nos diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira desde o século XX até os dias atuais copie e cole a imagem juntamente com as datas



Atividade 4:
Esse trabalho poderá ser em grupo. Convide 3 amigo e use as redes sociais.
Monte um painel com essas imagens. Use sua criatividade, pode usar o Power Point Prezzi ou qualquer outro editor.
Observações: Deixe registrado no seu caderno de desenho, todas as atividades que realizar e coloque a data destacada na tabela
E poste no blog da escola para correção e avaliação, você poderá concluir até dia 20 de maio                                                                                                                                                                                                    



Nenhum comentário:

Postar um comentário