E.E
Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020
9º A Arte
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes
Música -
HABILIDADES
- (EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e
funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em
seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais
às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética a partir do século XX.
SEGUNDA-FEIRA 27/04/2020
|
TERÇA -FEIRA 28/05/2020
|
SEGUNDA -FEIRA 4/05/2020
|
TERÇA -FEIRA 05/05/2020
|
Atividade
1 sondagem
1. O
que são usos, equipamentos e espaços de circulação da música? Dê exemplos. 2.
O que é um gênero musical? 3. Você sabe o que é estilo musical? 4. Você sabe
a diferença entre estilo e gênero musical? 5. O que você entende por Música
Popular? 6. Você conhece gêneros de
música popular brasileira? Cite alguns. 7. Você conhece gêneros de música
popular estrangeira? Cite alguns. 8. Comente como você percebe a música em
relação às diversas dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética. 9. O que você entendeu sobre contextos de
produção e circulação da música? Dê exemplos. 10. Você se lembra de artistas
da Música Popular Brasileira? 11. Você se lembra de artistas da Música
Popular estrangeira? 12. O que você entendeu sobre o significado de
patrimônio cultural material e imaterial? 13. De que forma as matrizes
africanas, indígenas e europeias influenciaram a construção da música popular
brasileira? 14. Você conhece alguma
música que apresente referências de matrizes indígenas, africanas ou
europeias? Quais? 15. Como é possível identificar estas referências?
|
Atividade
2–Apreciação
Ampliação
dos conhecimentos sobre: Patrimônio material e imaterial de culturas diversas
(indígenas, africanas e europeias), gêneros musicais brasileiros e
estrangeiros em seus contextos de produção e circulação e práticas musicais
relacionadas às dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética, por meio de apreciação e análise crítica.
Alguns
gêneros musicais brasileiros – “Disponível em:
https://www.todamateria.com.br/generos-musicais-brasileiros/ Acesso em 17 out. 2019” ; O que é
patrimônio material e imaterial - “Disponível em: https://www.elaborandoprojetos.com.br/o-que-e-patrimonio-material-eimaterial/#.XahfT5JKgdUAcesso
em 17 out. 2019”
Saiba
qual foi a música mais tocada do Brasil no dia em que você nasceu! -
“Disponível em: https://maistocadas.mus.br/musica-dia-nasceu/Acesso
em 29 out. 2019.”
Os 4
pilares da música norte-americana - “Disponível em:
https://blog.guitarpedia.com.br/os-4-pilares-da-musica-americana/Acesso em 17
out. 2019.” Música popular - “Disponível em:
https://escola.britannica.com.br/artigo/m%C3%BAsicapopular/482258Acesso em 21
out. 2019.
Deixe registrado em seu caderno quais
musicas foram sucesso no ano em que você nasceu.
|
Atividade 3:
Pesquise na internet imagem nos diferentes estilos
musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira desde o século
XX até os dias atuais copie e cole a imagem juntamente com as datas
|
Atividade 4:
Esse trabalho poderá ser em grupo. Convide 3
amigo e use as redes sociais.
Monte
um painel com essas imagens. Use sua criatividade, pode usar o Power Point
Prezzi ou qualquer outro editor.
|
Observações: Deixe registrado no seu caderno de desenho, todas
as atividades que realizar e coloque a data destacada na tabela
E poste
no blog da escola para correção e avaliação, você poderá concluir até dia 20 de
maio
Nenhum comentário:
Postar um comentário