sexta-feira, 1 de maio de 2020

ATIVIDADES DE QUÍMICA - SEMANA 27/04 À 04/05

ATENÇÃO!! VOCÊ VAI LER O RESUMO DO CONTEÚDO ABAIXO E DEPOIS IRÁ CLICAR NO LINK PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES PROPOSTAS. VOCÊ VAI RESPONDER AS QUESTÕES DIRETAMENTE PELO LINK, VAI PREENCHER COM SEUS DADOS E O FORMULÁRIO SERÁ ENVIADO DE FORMA AUTOMÁTICA. BOM TRABALHO.

Tema - Equilíbrio Químico
Habilidades envolvidas:
● Reconhecer transformações químicas incompletas;
● Reconhecer o chamado estado de equilíbrio químico das transformações;
● Identificar os fatores que influenciam no equilíbrio das transformações;
● Identificar transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento real e o estequiometricamente previsto dessas transformações.

Conceito de Equilíbrio Químico
O equilíbrio químico consiste num processo dinâmico onde as quantidades de reagentes e produtos se mantêm constantes. Isto só ocorre quando o sistema se encontra fechado (sistema fechado troca energia com o ambiente, mas não troca matéria) e neste caso dizemos que a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa, mas a reação não para de acontecer. Uma vez atingido o equilíbrio a proporção entre os reagentes e os produtos não é necessariamente iguais. Essa proporção é descrita por meio de uma relação matemática, mostrada a seguir:
Dada a reação genérica:
onde A, B, Y e Z representam as espécies químicas envolvidas e a, b, y e z os seus respectivos coeficientes estequiométricos.  A fórmula que descreve a proporção no equilíbrio entre as espécies envolvidas é:
Os colchetes representam o valor da concentração (normalmente em mol/L) da espécie que está simbolizada dentro dele ([A] = concentração da espécie A, e assim por diante). Kc é uma grandeza chamada de constante de equilíbrio da reação. Cada reação de equilíbrio possui a sua constante, a qual sempre possui o mesmo valor para uma mesma temperatura. De um modo geral, a constante de equilíbrio de uma reação qualquer é calculada dividindo-se a multiplicação das concentrações dos produtos (cada uma elevada ao seu respectivo coeficiente estequiométrico) pela multiplicação das concentrações dos reagentes (cada uma elevada ao seu relativo coeficiente estequiométrico).
Um exemplo disso é a formação do trióxido de enxofre (SO3) a partir do gás oxigênio (O2) e do dióxido de enxofre (SO2(g)) — uma etapa do processo de fabricação do ácido sulfúrico:
A constante de equilíbrio desta reação é dada por:
É sempre importante deixar bem claro que o equilíbrio é uma condição onde as velocidades (direta e inversa) se igualam, podendo as concentrações serem elas iguais ou diferentes.


Análise gráfica do Equilíbrio Químico
ACESSE O LINK PARA LEITURA DO CONTEÚDO:

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário