E.E
Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020
7º E. M. Projeto de vida
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes
Caderno do aluno - Situação de
Aprendizagem1 Pag. 70
AS
IDEIAS VIRAM COISAS: ENTÃO, COMECE!
Objetivo:
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Refletir sobre o processo de
construção de uma ideia até a sua realização
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Competências socioemocionais em
foco:
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Organização, Empatia e Respeito.
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Material necessário:
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Diário de Práticas e Vivências
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É
importante saber que as ideias viram coisas, sim, mas por mais óbvio que isso
pareça, é preciso dizer que isso se dá, de fato, quando as ideias são
colocadas em prática. Isso porque, apesar das ideias serem essenciais para
provocar mudanças e avanços, não basta tê-las, é preciso movimentar a capacidade
e talento realizador que cada pessoa possui de fazer as coisas acontecerem.
:
● O saber, as ideias e as ações são elementos que podem transformar a vida
das pessoas e o mundo. O conhecimento é a base sobre a qual a criatividade se
ancora para projetar as mudanças, a renovação.
● Criar é sempre ultrapassar o que já
existe, ou seja, de realizar algo; não é inventar do nada, porque o mundo
está cheio de grandes ideias surgindo a todo instante, por todos os lugares.
● O ineditismo de ideias é algo cada vez
mais difícil de ocorrer, pois a informação “corre” veloz pelo mundo. Isso quer
dizer que existe uma baixa probabilidade das pessoas terem uma ideia
absolutamente nova no mundo. Contudo, isso não é uma má notícia, pelo
contrário! Isso tudo contribui para a valorização do talento humano em
realizar algo.
●
Uma outra explicação que embasa essa aula é que a criatividade sem ação é
permanecer no mundo das ideias, do desejo de mudanças, sem a concretização de
um feito.
●
Para colocar as ideias em prática, é preciso coragem para assumir riscos,
pois a ação, além de concretizar o imaginado, põe à prova o que se imaginou.
Isso tanto pode ratificar como refutar o que foi mentalmente construído.
Portanto, para fazer acontecer algo, há de se pensar nos riscos da
viabilidade das ideias colocadas em práticas e ponderar até onde se pode ir.
● Em contrapartida, é importante saber que
não há como querer mudanças com zero grau de risco. Em linhas gerais, a
coragem, a capacidade de ter iniciativa para agir na consecução de uma ideia,
movimenta um processo completo: CONHECIMENTO + CRIATIVIDADE + AÇÃO =
PRODUTO.
●
Além disso, a curiosidade e a vontade de aprender são ingredientes que não
podem faltar a um realizador de grandes ideias. Quem realiza ideias,
geralmente, são pessoas dotadas de habilidades como essas. É quem mais se
arrisca e se submete a um determinado desafio, tendo como motivação maior a
vontade de descobrir novas coisas.
ATIVIDADE 1: ASSEMBLEIA DE CLASSE A atividade
deve ser iniciada por meio de uma conversa com os estudantes sobre o que os
incomoda na escola ou na turma, sendo um problema comum a todos, ou sobre
como identificar um problema. Nesse momento, é importante a mediação do(a)
professor(a) para que se sintam à vontade para falar e seja possível dedicar
tempo para encaminhar os assuntos que surgirem. Vale ressaltar que o problema
deve ser escolhido por ser do interesse de todos. Dessa forma, é preciso que
cheguem a um consenso por meio de uma assembleia de classe. É a partir de uma
assembleia que eles vão propor soluções criativas para resolver o problema,
transformando suas ideias em ações.
Proponha
ATIVIDADE 1: ASSEMBLEIA DE CLASSE
A
atividade deve ser iniciada por meio de uma reflexão sobre o que os incomoda
na escola ou na turma, sendo um problema comum a todos, ou sobre como
identificar um problema. Dessa forma, é preciso que você pergunte a opinião
dos colegas. É a partir da opinião de outros que eles vão propor soluções
criativas para resolver o problema, transformando suas ideias em ações.
Deixe registrado em seu caderno com a data
de 09/06/2020
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