terça-feira, 9 de junho de 2020

7 º Ano Projeto de vida


E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020      7º E. M. Projeto de vida
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes


Caderno do aluno - Situação de Aprendizagem1 Pag. 70

                                       AS IDEIAS VIRAM COISAS: ENTÃO, COMECE!

Objetivo:
Refletir sobre o processo de construção de uma ideia até a sua realização
Competências socioemocionais em foco:
Organização, Empatia e Respeito.
Material necessário:
Diário de Práticas e Vivências

É importante saber que as ideias viram coisas, sim, mas por mais óbvio que isso pareça, é preciso dizer que isso se dá, de fato, quando as ideias são colocadas em prática. Isso porque, apesar das ideias serem essenciais para provocar mudanças e avanços, não basta tê-las, é preciso movimentar a capacidade e talento realizador que cada pessoa possui de fazer as coisas acontecerem.
: ● O saber, as ideias e as ações são elementos que podem transformar a vida das pessoas e o mundo. O conhecimento é a base sobre a qual a criatividade se ancora para projetar as mudanças, a renovação.
 ● Criar é sempre ultrapassar o que já existe, ou seja, de realizar algo; não é inventar do nada, porque o mundo está cheio de grandes ideias surgindo a todo instante, por todos os lugares.
 ● O ineditismo de ideias é algo cada vez mais difícil de ocorrer, pois a informação “corre” veloz pelo mundo. Isso quer dizer que existe uma baixa probabilidade das pessoas terem uma ideia absolutamente nova no mundo. Contudo, isso não é uma má notícia, pelo contrário! Isso tudo contribui para a valorização do talento humano em realizar algo. 
● Uma outra explicação que embasa essa aula é que a criatividade sem ação é permanecer no mundo das ideias, do desejo de mudanças, sem a concretização de um feito. 
● Para colocar as ideias em prática, é preciso coragem para assumir riscos, pois a ação, além de concretizar o imaginado, põe à prova o que se imaginou. Isso tanto pode ratificar como refutar o que foi mentalmente construído. Portanto, para fazer acontecer algo, há de se pensar nos riscos da viabilidade das ideias colocadas em práticas e ponderar até onde se pode ir.
 ● Em contrapartida, é importante saber que não há como querer mudanças com zero grau de risco. Em linhas gerais, a coragem, a capacidade de ter iniciativa para agir na consecução de uma ideia, movimenta um processo completo: CONHECIMENTO + CRIATIVIDADE + AÇÃO = PRODUTO. 
● Além disso, a curiosidade e a vontade de aprender são ingredientes que não podem faltar a um realizador de grandes ideias. Quem realiza ideias, geralmente, são pessoas dotadas de habilidades como essas. É quem mais se arrisca e se submete a um determinado desafio, tendo como motivação maior a vontade de descobrir novas coisas. 

ATIVIDADE 1: ASSEMBLEIA DE CLASSE A atividade deve ser iniciada por meio de uma conversa com os estudantes sobre o que os incomoda na escola ou na turma, sendo um problema comum a todos, ou sobre como identificar um problema. Nesse momento, é importante a mediação do(a) professor(a) para que se sintam à vontade para falar e seja possível dedicar tempo para encaminhar os assuntos que surgirem. Vale ressaltar que o problema deve ser escolhido por ser do interesse de todos. Dessa forma, é preciso que cheguem a um consenso por meio de uma assembleia de classe. É a partir de uma assembleia que eles vão propor soluções criativas para resolver o problema, transformando suas ideias em ações.  Proponha






ATIVIDADE 1: ASSEMBLEIA DE CLASSE
 A atividade deve ser iniciada por meio de uma reflexão sobre o que os incomoda na escola ou na turma, sendo um problema comum a todos, ou sobre como identificar um problema. Dessa forma, é preciso que você pergunte a opinião dos colegas. É a partir da opinião de outros que eles vão propor soluções criativas para resolver o problema, transformando suas ideias em ações. 
 Deixe registrado em seu caderno com a data de 09/06/2020



Nenhum comentário:

Postar um comentário