terça-feira, 9 de junho de 2020

Arte 3ºA Ens. Médio


E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020     3 º A - Arte

PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes

 Conteúdo – Dança

HABILIDADES Habilidade: Habilidade: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural



Situação de aprendizagem I Caderno do aluno vol.2 pág. 102– data 09/06/2020  corresponde ao dia de sua aula
Atividade 1 -Sondagem Copie em seu caderno de arte se possível assista os vídeos citados a baixo

A Dança e a Tecnologia
A comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural e primitiva do ser humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de acordo com os conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas culturas e o domínio de novas tecnologias. Esse
processo é constante, produzimos e refletimos ao mesmo tempo a realidade na qual vivemos, seja no contexto da ciência ou da arte. 
Na nossa contemporaneidade, a dança envolve e recria as tecnologias disponíveis, construindo possibilidades híbridas por meio de processos tecnológicos e corpóreos.
A dança é uma linguagem artística composta de signos próprios, que faz com que o movimento corporal proporciona ao ator da dança um pensamento cinestésico, que o faz pensar em sensações e movimentos que ele provocará em relação ao meio, a fim de expressar e representar o que se quer, para si e/ou para o público.
É preciso vivenciar e transformar essa experiência para que haja a interiorização desse processo. Se considerarmos a dança como uma experiência criativa, entenderemos as maneiras das pessoas criarem valores estéticos, descobertos na realidade do seu meio sociocultural. 
Ao percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode transmitir algo para as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de gestos e movimentos produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de uma dança a partir de alguns destes elementos na produção de significados pode ser um fio condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a comunicação com o público.
Para a composição e o sentido de uma obra de dança, é necessário que existam três campos de significação: o intérprete, o movimento e o espaço cênico, sendo também fundamental que eles dialoguem entre si.
Para saber mais:
Dança e Tecnologia: um encontro de corpos reais e virtuais. Estadão, 2019. Disponível em: <https://patrocinados.estadao.com.br/mozarteum/2019/08/08/danca-e-tecnologia-umencontro-de-corpos-reais-e-virtuais/>. Acesso em: 03 dez. 2019.
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM NÃO PRECISA DE COPIAR AS PERGUNTAS SOMENTE RESPONDER NO CADERNO
1. Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos, recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse espetáculo?
2. Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais?
 3. O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos?
 4. Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o espectador? 

. Observações:           Deixe registrado no seu caderno de desenho, todas as atividades que realizar e coloque a data 3ºA 09/06/2020                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário