E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020 3 º A - Arte
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes
Conteúdo – Dança
HABILIDADES Habilidade: Habilidade: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural
Situação
de aprendizagem I Caderno do aluno vol.2 pág. 102– data 09/06/2020 corresponde ao dia de sua aula
|
Atividade
1 -Sondagem Copie em seu caderno de arte se possível assista os vídeos citados
a baixo
A Dança e a Tecnologia
A comunicação por meio de gestos e
sons é uma ação natural e primitiva do ser humano, que vai sendo construída e
alterada. Ela evolui de acordo com os conhecimentos adquiridos, por
intermédio do surgimento de novas culturas e o domínio de novas tecnologias.
Esse
processo é constante, produzimos e
refletimos ao mesmo tempo a realidade na qual vivemos, seja no contexto da
ciência ou da arte.
Na nossa contemporaneidade, a dança
envolve e recria as tecnologias disponíveis, construindo possibilidades
híbridas por meio de processos tecnológicos e corpóreos.
A dança é uma linguagem artística
composta de signos próprios, que faz com que o movimento corporal proporciona
ao ator da dança um pensamento cinestésico, que o faz pensar em sensações e
movimentos que ele provocará em relação ao meio, a fim de expressar e
representar o que se quer, para si e/ou para o público.
É preciso vivenciar e transformar essa
experiência para que haja a interiorização desse processo. Se considerarmos a
dança como uma experiência criativa, entenderemos as maneiras das pessoas
criarem valores estéticos, descobertos na realidade do seu meio
sociocultural.
Ao percebermos a dança como um
conjunto de códigos que pode transmitir algo para as pessoas, trabalhamos com
a ideia de significação de gestos e movimentos produzidos no e pelo corpo.
Potencializar a construção de uma dança a partir de alguns destes elementos
na produção de significados pode ser um fio condutor para construção de uma narrativa
e possibilitar a comunicação com o público.
Para a composição e o sentido de uma
obra de dança, é necessário que existam três campos de significação: o
intérprete, o movimento e o espaço cênico, sendo também fundamental que eles
dialoguem entre si.
Para saber mais:
Dança e Tecnologia: um encontro de
corpos reais e virtuais. Estadão, 2019. Disponível em:
<https://patrocinados.estadao.com.br/mozarteum/2019/08/08/danca-e-tecnologia-umencontro-de-corpos-reais-e-virtuais/>.
Acesso em: 03 dez. 2019.
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM NÃO PRECISA DE COPIAR AS PERGUNTAS SOMENTE RESPONDER NO
CADERNO
1.
Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos,
recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse
espetáculo?
2.
Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais?
3. O que mudou nas produções artísticas de
dança com o passar dos anos?
4. Pensando em uma apresentação de dança,
dos recursos utilizados, quais você considera que enriquecem, complementam o
espetáculo, e que mais surpreendem o espectador?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário