SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP,
14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br
Professor (A): Tania Aparecida Vilas Boas
Componente Curricular: Biologia
Público Alvo: 1ª Série A/B
Data (Período): _09/06/2020 A 16/06/2020 Duração: __02 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Como
vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.
Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não
se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até
que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com
muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de
quarentena.
Vamos começar!!!!
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
A INTERDEPENDÊNCIA DA VIDA – A
INTERVENÇÃO HUMANA E OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS.
-
HABILIDADE:
- Identificar e
caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de
outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre
si, com base na análise de situações concretas;
- Identificar as
variações na densidade de populações, em razão de mudanças ambientais ou
de alterações nos fatores bióticos, com base em textos ou gráficos;
- Identificar
fatores que controlam o tamanho de uma população;
-
TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas
de material de apoio:
·
Para realizar as atividades propostas você
deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros
didáticos e a internet.
·
Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços
eletrônicos abaixo:
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
ü Vídeos aulas do CMSP
: 09/06/2020 – 15:30h à 16:15h e
Vídeos
sugeridos no CA:
A Natureza Está Falando |
Vanessa Lóes é o Lar:
A História das Coisas –
Poluição e Degradação Ambiental (The Story of Stuff – Annie Leonard 2008). https://youtu.be/NrcNDeMSoHI
Outros
sites sugeridos para ampliar o seu conhecimento:
-
METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer
questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá copiar e
responder todas as questões no Caderno de Classe.
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
RETOMANDO OS TRABALHOS
No bimestre passado, a
proposta de construir um TERRÁRIO trouxe
para você querido aluno a possibilidade
de observar a dinâmica biogeoquímica em um miniecossistema (artificial)
fechado. Possivelmente, apareceram resultados diferentes do esperado. Para dar
prosseguimento às atividades do 2º bimestre e relacioná-lo ao conteúdo do
bimestre anterior, copie e responda no caderno de classe as questões a seguir:
ATIVIDADE 1: Todas devem ser copiadas e respondidas no Caderno de classe:
1)
Qual é a
situação dos seres vivos do terrário? Eles sobreviveram? Desenvolveram-se?
2)
Quais fatores
podem ter influenciado tais resultados?
3)
Quais cuidados
foram tomados e quais deveriam ter sido tomados?
4)
Os tipos e as
quantidades de substratos usados foram adequados?
5)
É possível
relacionar o que aconteceu com o terrário a ecossistemas naturais?
1º MOMENTO -
SENSIBILIZAÇÃO E SONDAGEM À TEMÁTICA “FATORES DE PROBLEMAS AMBIENTAIS
ATIVIDADE 2 – Todas devem
ser copiadas e respondidas no Caderno de classe:
1) Após assistir ao vídeo “O
Lar”, copie e responda as perguntas acima, que estão presentes no CA pág 46.
2) Relate, descreva em seu
caderno de classe, o que você sentiu ao ouvir a narração do texto e ver as
imagens apresentadas no vídeo
3) Vocês perceberam a beleza e
a importância dos ambientes e seres vivos que aparecem no vídeo? O que os
ecossistemas nos oferecem? Quais fatores impulsionam o seu cuidado e sua
destruição, ou seja, quais motivos levam a ações de proteção ou de devastação
ambiental?
4) Quem ganha e quem é
prejudicado nesse contexto e quais são as atividades humanas mais prejudiciais
aos ambientes e a todas as formas de vida?
2º MOMENTO - DESENVOLVIMENTO
DOS CONTEÚDOS/HABILIDADES
Meus amores agora é o momento
de desenvolver a atividade da página 46 do Caderno do Aluno, copiem e respondam
no caderno de classe:
ATIVIDADE 3:
3º
MOMENTO – A HISTÓRIA DAS COISAS -
POLUIÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Pessoal agora vocês deverão assistir ao vídeo “A História das Coisas” e registrar os
principais aspectos abordados no védeo.
Esse vídeo é facilmente encontrado na internet, e
está disponível no youtube..
Fonte: Canal CMLL. A História das Coisas – Poluição e Degradação Ambiental (The Story of
Stuff – Annie Leonard 2008).
ATIVIDADE
4:
Para orientar você sobre o vídeo “A História das Coisas”
você deverá copiar e responder as questões abaixo: - O que você entende quando
a apresentadora fala em “economia de materiais”?
1) - Quem são as “pessoas” apontadas no vídeo que possuem
um maior poder de decisão?
2) - Segundo o vídeo, como a humanidade está explorando
os recursos naturais?
3) - A emissão de produtos químicos pelas fábricas é
benéfica ou maléfica para aqueles que nelas trabalham?
4) - O que é a “seta dourada” apontada pelo vídeo? Por
que ela é o “coração do sistema”?
5) - Segundo o vídeo, como é feito o descarte do lixo? A
reciclagem resolveria o problema?
4º
MOMENTO – A HISTÓRIA DAS COISAS - AÇÃO ANTRÓPICA NOS ECOSSISTEMAS
Atualmente o planeta Terra é
afetado por diversos problemas ambientais, sendo a maioria provocada por ações
antrópicas. Ou seja, nós, seres humanos, somos os principais causadores destes
problemas que afetam a flora, a fauna, e contaminam as águas dos rios, mares e
oceanos, o solo e a atmosfera. Esses problemas ambientais irão interferir
diretamente nas dinâmicas climáticas, na produção e consumo de recursos
naturais e nas dinâmicas populacionais de diversas espécies.
Aqui estão listadas algumas
ações antrópicas que prejudicam o nosso planeta:
● Poluição do ar por gases poluentes, principalmente pela
queima de combustíveis fósseis como gasolina, diesel e carvão mineral;
● Contaminação do solo provocado por agrotóxicos e
fertilizantes, além do descarte incorreto de lixo;
● Desmatamento na forma de queimadas de florestas para a
abertura de áreas com finalidade de cultivo agrícola ou pecuária e corte ilegal
de árvores para o comércio de madeiras;
● Desgaste da fertilidade do solo, provocado pelo uso
incorreto na agricultura;
● Diminuição e extinção de espécies, provocados pela caça
predatória e destruição de ecossistemas;
● Aquecimento Global gerado pelo desmatamento, pela
grande quantidade de emissão dos principais gases do efeito estufa (Dióxido de
Carbono CO2 e o Metano CH4), além de outros fatores;
● Poluição de rios, lagos, mares e oceanos provocados por
despejos de esgoto e lixo, principalmente os derivados de petróleo, como
combustíveis e os plásticos.
ATIVIDADE
5:
1)
Dentre os diversos problemas ambientais
descritos acima, você deverá reconhecer e descrever os fatores bióticos e
abióticos que são os promotores dos equilíbrios dinâmicos das populações e dos
ecossistemas vale ressaltar que você pode buscar informações em livros
didáticos ou na internet sobre o tema para poder responder a atividade
proposta.
2)
Entendemos que é importante abordar o tema
exposto para a conscientização dos seres humanos, para que os mesmos busquem
soluções viáveis. Sendo você parte dessa humanidade, reflita e proponha
hipóteses, ideias que possam ser testadas para uma possível solução viável, de
um ou mais, desses problemas ambientais. Essas soluções deverão envolver
aspectos individuais e coletivos.
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom até o dia 16/06/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção
e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário