terça-feira, 9 de junho de 2020

BIOLOGIA - 1º A/B - 2º BIMESTRE - Profa Tania



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular:  Biologia                     

Público Alvo: 1ª Série A/B

Data (Período): _09/06/2020 A 16/06/2020                Duração: __02 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!

Como vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.

Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de quarentena.
Vamos começar!!!!


- OBJETO DO CONHECIMENTO:

A INTERDEPENDÊNCIA DA VIDA – A INTERVENÇÃO HUMANA E OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS.

- HABILIDADE:
  • Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas;
  • Identificar as variações na densidade de populações, em razão de mudanças ambientais ou de alterações nos fatores bióticos, com base em textos ou gráficos;
  • Identificar fatores que controlam o tamanho de uma população;
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas de material de apoio:
·         Para realizar as atividades propostas você deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros didáticos e a internet.
·         Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços eletrônicos abaixo:

 
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
ü  Vídeos aulas do CMSP : 09/06/2020 – 15:30h à 16:15h e

Vídeos sugeridos no CA:
A Natureza Está Falando | Vanessa Lóes é o Lar:
A História das Coisas – Poluição e Degradação Ambiental (The Story of Stuff – Annie Leonard 2008). https://youtu.be/NrcNDeMSoHI
Outros sites sugeridos para ampliar o seu conhecimento:

- METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá copiar e responder todas as questões no Caderno de Classe. 
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
RETOMANDO OS TRABALHOS
No bimestre passado, a proposta de construir um TERRÁRIO trouxe para você querido aluno  a possibilidade de observar a dinâmica biogeoquímica em um miniecossistema (artificial) fechado. Possivelmente, apareceram resultados diferentes do esperado. Para dar prosseguimento às atividades do 2º bimestre e relacioná-lo ao conteúdo do bimestre anterior, copie e responda no caderno de classe as questões a seguir:
ATIVIDADE 1: Todas devem ser copiadas e respondidas no Caderno de classe:
1)    Qual é a situação dos seres vivos do terrário? Eles sobreviveram? Desenvolveram-se?
2)    Quais fatores podem ter influenciado tais resultados?
3)    Quais cuidados foram tomados e quais deveriam ter sido tomados?
4)    Os tipos e as quantidades de substratos usados foram adequados?
5)    É possível relacionar o que aconteceu com o terrário a ecossistemas naturais?

1º MOMENTO - SENSIBILIZAÇÃO E SONDAGEM À TEMÁTICA “FATORES DE PROBLEMAS AMBIENTAIS 


ATIVIDADE 2 – Todas devem ser copiadas e respondidas no Caderno de classe:
1) Após assistir ao vídeo “O Lar”, copie e responda as perguntas acima, que estão presentes no CA pág 46.
2) Relate, descreva em seu caderno de classe, o que você sentiu ao ouvir a narração do texto e ver as imagens apresentadas no vídeo
3) Vocês perceberam a beleza e a importância dos ambientes e seres vivos que aparecem no vídeo? O que os ecossistemas nos oferecem? Quais fatores impulsionam o seu cuidado e sua destruição, ou seja, quais motivos levam a ações de proteção ou de devastação ambiental?
4) Quem ganha e quem é prejudicado nesse contexto e quais são as atividades humanas mais prejudiciais aos ambientes e a todas as formas de vida?
2º MOMENTO - DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS/HABILIDADES
Meus amores agora é o momento de desenvolver a atividade da página 46 do Caderno do Aluno, copiem e respondam no caderno de classe:
ATIVIDADE 3:



3º MOMENTO – A HISTÓRIA DAS COISAS  - POLUIÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Pessoal agora vocês deverão assistir ao vídeo “A História das Coisas” e registrar os principais aspectos abordados no védeo.
Esse vídeo é facilmente encontrado na internet, e está disponível no youtube..
Fonte: Canal CMLL. A História das Coisas – Poluição e Degradação Ambiental (The Story of Stuff – Annie Leonard 2008).
Disponível em: https://youtu.be/NrcNDeMSoHI - . Acesso em: 28 fev. 2020.
ATIVIDADE 4:
Para orientar você sobre o vídeo “A História das Coisas” você deverá copiar e responder as questões abaixo: - O que você entende quando a apresentadora fala em “economia de materiais”?
1) - Quem são as “pessoas” apontadas no vídeo que possuem um maior poder de decisão?
2) - Segundo o vídeo, como a humanidade está explorando os recursos naturais?
3) - A emissão de produtos químicos pelas fábricas é benéfica ou maléfica para aqueles que nelas trabalham?
4) - O que é a “seta dourada” apontada pelo vídeo? Por que ela é o “coração do sistema”?
5) - Segundo o vídeo, como é feito o descarte do lixo? A reciclagem resolveria o problema?

4º MOMENTO – A HISTÓRIA DAS COISAS  - AÇÃO ANTRÓPICA NOS ECOSSISTEMAS
Atualmente o planeta Terra é afetado por diversos problemas ambientais, sendo a maioria provocada por ações antrópicas. Ou seja, nós, seres humanos, somos os principais causadores destes problemas que afetam a flora, a fauna, e contaminam as águas dos rios, mares e oceanos, o solo e a atmosfera. Esses problemas ambientais irão interferir diretamente nas dinâmicas climáticas, na produção e consumo de recursos naturais e nas dinâmicas populacionais de diversas espécies.
Aqui estão listadas algumas ações antrópicas que prejudicam o nosso planeta:
● Poluição do ar por gases poluentes, principalmente pela queima de combustíveis fósseis como gasolina, diesel e carvão mineral;
● Contaminação do solo provocado por agrotóxicos e fertilizantes, além do descarte incorreto de lixo;
● Desmatamento na forma de queimadas de florestas para a abertura de áreas com finalidade de cultivo agrícola ou pecuária e corte ilegal de árvores para o comércio de madeiras;
● Desgaste da fertilidade do solo, provocado pelo uso incorreto na agricultura;
● Diminuição e extinção de espécies, provocados pela caça predatória e destruição de ecossistemas;
● Aquecimento Global gerado pelo desmatamento, pela grande quantidade de emissão dos principais gases do efeito estufa (Dióxido de Carbono CO2 e o Metano CH4), além de outros fatores;
● Poluição de rios, lagos, mares e oceanos provocados por despejos de esgoto e lixo, principalmente os derivados de petróleo, como combustíveis e os plásticos.



ATIVIDADE 5:
1)    Dentre os diversos problemas ambientais descritos acima, você deverá reconhecer e descrever os fatores bióticos e abióticos que são os promotores dos equilíbrios dinâmicos das populações e dos ecossistemas vale ressaltar que você pode buscar informações em livros didáticos ou na internet sobre o tema para poder responder a atividade proposta.
2)    Entendemos que é importante abordar o tema exposto para a conscientização dos seres humanos, para que os mesmos busquem soluções viáveis. Sendo você parte dessa humanidade, reflita e proponha hipóteses, ideias que possam ser testadas para uma possível solução viável, de um ou mais, desses problemas ambientais. Essas soluções deverão envolver aspectos individuais e coletivos.

- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom  até o dia 16/06/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário